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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20159
Tipo: Tese
Título: Política pública de educação do campo: análise no movimento da licenciatura em educação do campo na UFMA
Autor(es): Martins, Izabel Cristina
Primeiro Orientador: Araujo, Edineide Jezine Mesquita
Resumo: Este estudo tem como objeto de pesquisa a Política Pública de Educação do Campo, materializada através do curso de Licenciatura em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus III de Bacabal. O objetivo é analisar os riscos e as potencialidades que surgiram no decorrer do desenvolvimento das ações didáticas pedagógicas dele. No primeiro momento, procurou-se situar o contexto da pesquisa e a Educação do Campo no estado, para compreender o movimento que circunda o objeto de estudo. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, ancorado em fontes bibliográficas que dão base teórica ao estudo em questão. Utilizou-se da roda de conversas e análise documental para a coleta de dados. Os eixos temáticos emergiram do estado da arte realizado nas produções sobre a temática. Os resultados da pesquisa apontaram para a materialização do curso, consolidada a partir do fortalecimento das ações, dos movimentos coletivos de lutas, realização de seminários, encontros e da produção acadêmica publicada, que se constituem em potencialidades para a Educação do Campo e para a formação do professor do campo no estado.
Abstract: This study has as object of research the Public Policy of Education of the Field, materialized through the course of Degree in Education of the Field - that is offered by the Federal University of Maranhão - UFMA Campus III of Bacabal. The objective is to analyze the risks and potentials that arose during the development of the pedagogical didactic actions of the same. At first, we tried to situate the context of research and Rural Education in the state to understand the movement that surrounds the object of study. It is a case study, with a qualitative approach, anchored in bibliographic sources that give theoretical basis to the study in question. Conversations and documentary analysis were used for data collection. The thematic axes emerged from the state of the art realized in the productions on the theme. The results of the research pointed to the materialization of the course, consolidated from the strengthening of actions, the collective movements of struggles, the holding of seminars, meetings and the published academic production that constitute potential for Rural Education and teacher training of the field in the state.
Palavras-chave: Política pública
Educação do campo
Licenciatura em educação do campo
Public policy
Rural education
Degree in rural education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20159
Data do documento: 31-Jan-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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