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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15346
Tipo: | Tese |
Título: | "Conselhos e instruções a ti, professor” : a imprensa pedagógica da Paraíba como lugar de atuação e formação docente em torno das ideias renovadoras (1919-1942) |
Autor(es): | Biserra, Ingrid Karla Cruz |
Primeiro Orientador: | Costa, Jean Carlo de Carvalho |
Resumo: | Esta tese de doutorado vinculada a área da História da Educação objetivou analisar a imprensa pedagógica da Paraíba como espaço de atuação e formação docente em prol da construção do ideário pedagógico renovador entre 1919-1942. As nossas principais fontes históricas foram o Boletim da Sociedade dos Professores Primarios da Parahiba (1919), o jornal O Educador (1921-1922) e a Revista do Ensino (1932-1942). Partimos do entendimento que a imprensa pedagógica foi palco utilizado por professores para dar legitimidade e cientificidade as suas ideias, buscando um espaço de atuação próprio e, ao mesmo tempo, de formação para outros sujeitos. Ela foi um suporte material necessário ao projeto de renovação educacional. Nas suas páginas estavam inscritas as ideias pedagógicas, métodos de ensino, instruções, comunicados, orientações, planos de aula, palestras, fotografias e recursos gráficos, que fomentaram a discussão dos conhecimentos que visavam formar o professorado, especialmente o primário. Esse tipo de impresso foi instrumento de ação política dos intelectuais professores que utilizaram as suas redes de sociabilidade, além de estratégias e táticas para imprimir e incultir representações (ALONSO 2002, CERTEAU, 1990, CHARTIER, 1990, SIRINELLI, 2003). A proposta era clara: precisava-se estabelecer uma escola renovada na Paraíba. Leis, associações, semanas pedagógicas, boletins, jornais e revistas fomentaram as mudanças e foram analisados nesta pesquisa a partir do encontro entre o “velho” e o “novo”, o “tradicional” e o “moderno”. Não existiu uma fórmula pronta para denominar a renovação educacional do período e todos, mesmo partícipes de um mesmo grupo, pensavam diferentes. Podemos afirmar, então, que houveram várias versões das escolas novas defendidas, pois as ideias não eram estáticas. Pelo contrário, estavam em movimento. Estar atento a essas nuances foi uma das nossas intenções. Em meio a seus conselhos e instruções esses sujeitos criaram um campo intelectual e sob o signo do novo os professores atuaram e formaram os seus colegas de profissão na imprensa pedagógica. |
Abstract: | This doctoral thesis linked to the area of the History of Education aimed to analyze the pedagogical press of Paraiba as a space of action and teacher training in favor of the construction of pedagogical renewal ideas between 1919-1942. Our main historical sources were the Bulletin of the Society of Primary Teachers of Paraiba (1919), the newspaper O Educador (1921-1922) and the Magazine of Teaching (1932-1942). We started from the understanding that the pedagogical press was the stage used by teachers to give legitimacy and scientific theories to their ideas, seeking a space of their own performance and, at the same time, training for other subjects. It was a necessary material support for the educational renovation project. Its pages included pedagogical ideas, teaching methods, instructions, communiques, guidelines, lesson plans, lectures, photographs and graphic resources, which fostered the discussion of the knowledge that aimed to form the faculty, especially the primary school. This type of printing was an instrument of political action of the intellectual teachers who used their networks of sociability, as well as strategies and tactics to print and to make representations (ALONSO 2002, CERTEAU, 1990, CHARTIER, 1990, SIRINELLI, 2003). The proposal was clear: it was necessary to establish a renovated school in Paraiba. Laws, associations, pedagogical weeks, bulletins, newspapers and magazines fostered the changes and were analyzed in this research from the encounter between the "old" and the "new", the "traditional" and the "modern". There was no ready formula to call the educational renewal of the period, and everyone, even participants in the same group, thought differently. We can say, then, that there were several versions of the new schools defended, because the ideas were not static. On the contrary, they were in motion. Being aware of these nuances was one of our intentions. In the midst of their advice and instruction, these subjects created an intellectual field and under the sign of the new, the teachers acted and formed their professional colleagues in the pedagogical press. Esta tesis de doctorado vinculada al área de la Historia de la Educación objetivó analizar la prensa pedagógica de Paraíba como espacio de actuación y formación docente en pro de la construcción del ideario pedagógico renovador entre 1919-1942. Nuestras principales fuentes históricas fueron el Boletín de la Sociedad de los Profesores Primarios de Parahiba (1919), el diario El Educador (1921-1922) y la Revista de la Enseñanza (1932-1942). Partimos del entendimiento de que la prensa pedagógica fue escenario utilizado por profesores para dar legitimidad y cientificidad a sus ideas, buscando un espacio de actuación propio y al mismo tiempo, de formación para otros sujetos. Ella fue un soporte material necesario al proyecto de renovación educativa. En sus páginas estaban inscritas las ideas pedagógicas, métodos de enseñanza, instrucciones, comunicados, orientaciones, planes de clase, charlas, fotografías y recursos gráficos, que fomentaron la discusión de los conocimientos que pretendían formar el profesorado, especialmente el primario. Este tipo de impreso fue instrumento de acción política de los intelectuales profesores que utilizaron sus redes de sociabilidad, además de estrategias y tácticas para imprimir e inspirar representaciones (ALONSO 2002, CERTEAU, 1990, CHARTIER, 1990, SIRINELLI, 2003). La propuesta era clara: se necesitaba establecer una escuela renovada en Paraíba. Leyes, asociaciones, semanas pedagógicas, boletines, periódicos y revistas que fomentaron los cambios y fueron analizados en esta investigación a partir del encuentro entre lo "viejo" y lo "nuevo", lo "tradicional" y lo "moderno". No existió una fórmula lista para denominar la renovación educativa del período y todos, incluso partícipes de un mismo grupo, pensaban diferentes. Podemos afirmar, entonces, que existieron varias versiones de las escuelas nuevas defendidas, pues las ideas no eran estáticas. Por el contrario, estaban en movimiento. Estar atento a esos matices fue una de nuestras intenciones. En medio de sus consejos e instrucciones esos sujetos crearon un campo intelectual y bajo el signo del nuevo los profesores actuaron y formaron a sus colegas de profesión en la prensa pedagógica. |
Palavras-chave: | Professores Intelectuais Ideias renovadoras Imprensa pedagógica Teachers Intellectual Renovating ideas Pedagogical press Profesores Intelectuales Ideas renovadoras Prensa pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15346 |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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