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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19873
Tipo: | Tese |
Título: | Representação de professor em as aventuras de telêmaco: material de instrução no Lycêo Parahybano (1836 a 1853) |
Autor(es): | Silva, Hélcia Macedo de Carvalho Diniz e |
Primeiro Orientador: | Silva, Fabiana Sena da |
Resumo: | Essa investigação tem como objetivo analisar a representação de professor no livro As aventuras de Telêmaco: filho de Ulisses, de François de Salignac de la Mothe Fénelon (2006), que circulou no Brasil Império (1822-1889) e na Parahyba (1836-1853), no Lycêo Parahybano. Para tanto, constatou-se que havia o professor enciclopédico, e que o referido livro esteve presente na referida escola, que na classificação de Abreu (2003) é um livro de leitura (ABREU, 2003), na de Bakhtin (2003) um livro que pertence à tipologia do romance de educação e, neste trabalho, recebe a classificação de material de instrução. Entre os inúmeros professores e suas práticas para tornar a educação do Brasil efetiva, a construção de escolas, o aparelhamento e o livro como base para aulas foram os meios utilizados pela elite política e pessoas letradas. Dessa forma, a presença do livro de leitura nas escolas funcionava como instrumento para a efetivação, por exemplo, do ensino de Tradução do Francês para o Português. Ao analisar o livro, verificou-se que ele se insere na tradição do livro elaborado para instruir o príncipe, que no Oitocentos foi disseminado por toda a Europa e o mundo. No Brasil Império foi adotado no Lycêo Parahybano, na matéria de Francês. Desta análise, concluiu-se que o ensino de tradução por meio de texto de Literatura, com cunho filosófico, apresenta a perspectiva de se trabalhar os bons costumes e a arte do bem governar, alcançando a dimensão filosófica do ensino de ética e moral, por submeter os leitores à leitura de aventuras que registram acontecimentos envolvendo o jovem filho de Ulisses e seu professor, Mentor, que vai enfrentando cada desafio, aprendendo com os erros e observando as regras para o bom combate. A espontaneidade para se relacionar com o outro e a reconhecimento das limitações apresentadas pelas personagens do livro, servem de instrução para o leitor mais atento. O modelo de ensino enciclopédico perdurou durante todo o Brasil Império, quando o ensino era exercido por um professor que assistia o aluno, quase que individualmente, assim como Minerva, na pessoa do professor, acompanhava Telêmaco a cada aventura a fim de ensinar o que estava para além do livro, a saber, a ser um sujeito honrado, feliz por saber gerir o povo de Ítaca. |
Abstract: | This investigation has the objective to analyze the representation of the teacher in the book The Adventures of Telemachus, the Son of Ulysses, by François de Salignac de la Mothe Fénelon, which circulated on Brazilian Empire (1822-1889) and on Parahyba (1836-1853), at the Lycêo Parahybano. For this purpose, it was determined that there was the encyclopedic professor, and that the referred book was present in the referred school, which in Abreu’s (2003) classification, is a reading book (ABREU, 2003), on Bhaktin’s (2003), a book that belongs to the class of romance and education and, in this work, receives the classification of an instruction material. Between the innumerable professors and their practices to make Brazil’s education effective, the building of schools, the equipment and the book as a base to the classes were the means used by the political elite and literate people. Therefore, the presence of the reading book in the schools worked as an instrument to effectiveness, example given, the teaching of translation from French to Portuguese. When analyzing the book, it was verified that it inserts itself on the tradition of the elaborated to instruct the prince, that in the 1800’s was disseminated for all Europe and the world. In the Brazilian Empire, it was adopted in Lycêo Parahybano, on the French subject. From this analysis, it was concluded that the translation teaching by using Literature texts, with philosophical imprint, presents the perspective of working the good behaviors and the art of the well governing, reaching the philosophical dimension of the teaching of ethics and moral, by submitting the readers to the reading of adventures that register events involving Ulysses’ young son and his professor, Mentor, that confronts each challenge, by learning with the mistakes and observing the rules to the good combat. The spontaneity to have relations with the other and the recognizing of the limitations presented by the book’s characters, serve as an instruction to the more cautious reader. The encyclopedic teaching model lasted for the whole Brazilian Empire, when the teaching was exercised by a professor that watched the student, almost as individually, just as Minerva, in the teacher’s person, accompanied Telemachus in every adventure in order to teach what was beyond the book, to know, to be an honored man, happy to know how to govern Ítaca’s place. RÉSUMÉ L’objectif de cette recherche et analyser la représentation du professeur dans le livre Les aventures de Télémaque: fils d'Ulysse, de François de Salignac de la Mothe Fénelon, qui a circulé au Brésil Império (1822-1889) et à Parahyba (1836-1853), au Lycêo Parahybano. Pour cela, il a été constaté qu'il y avait le professeur encyclopédique et que le livre était présent dans cette école qui, dans la classification d'Abreu (2003), est un livre de lecture (ABREU, 2003), dans Bakhtin (2003) un livre qui appartient à la classe du roman d'éducation et, dans cet ouvrage, reçoit la classification de matériel didactique. Parmi les innombrables professeurs et leurs pratiques visant à rendre l'éducation brésilienne efficace, la construction d'écoles, d'équipements et de livres servant de base aux cours était le moyen utilisé par l'élite politique et les personnes alphabètes. Ainsi, la présence du livre de lecture dans les écoles a servi d'instrument pour la réalisation, par exemple, de l'enseignement de la traduction du français vers le portugais. En analysant le livre, il s’est avéré qu’il s’inscrivait dans la tradition du livre destiné à instruire le prince, qui, dans le huitième siècle, était répandu dans toute l’Europe et dans le monde. Au Brésil, Empire a été adopté à Lycêo Parahybano, dans le sujet du français. De cette analyse, il a été conclu que l’enseignement de la traduction au moyen d’un texte littéraire, de nature philosophique, présente la perspective de travailler la bonne morale et l’art de bien gouverner, atteignant par exemple la dimension philosophique de l’enseignement de l’éthique et de la morale. proposaient aux lecteurs de lire des aventures qui enregistrent des événements impliquant le jeune fils d'Ulysse et son enseignant, Mentor, qui relève chaque défi, en tirant les leçons des erreurs et en observant les règles d'un bon combat. La spontanéité de communiquer les uns avec les autres et la reconnaissance des limites présentées par les personnages du livre servent d’instruction au lecteur plus attentif. Le modèle d’enseignement encyclopédique a perduré dans tout l’Empire brésilien, où l’enseignement était assuré par un professeur qui assistait l’élève presque individuellement, de même forme que Minerva, en sa personne, accompagnait Telemaco à chaque aventure pour enseigner ce qui se passait au delà du réserver, à savoir être un homme honorable, heureux de savoir gérer le peuple d’Ithaca. |
Palavras-chave: | Livro de leitura Romance de educação Material de instrução Brasil império Reading books Education novel Instructional material Brazil empire Livre de lecture Roman pédagogique Matériel pédagogique Empire du Brésil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19873 |
Data do documento: | 9-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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