Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17176
Tipo: | Tese |
Título: | Ecossistemas de aprendizagens em sites de redes sociais |
Autor(es): | Rodrigues, Geovanna Cristina Falcão Soares |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Primeiro Coorientador: | Dias, Guilherme Ataíde |
Resumo: | Analisa como os sites de redes sociais têm contribuído para criar ecossistemas de aprendizagens relacionados aos temas de pesquisa no campo dos Estudos Culturais em Educação (ECE), tomando como parâmetro as inovações tecnológicas e interacionais oportunizadas pelo ciberespaço. O campo empírico para a investigação dos temas foram os sites de redes sociais Facebook e YouTube. Para analisar os dados, foram empregadas as técnicas de análise de redes sociais (ARS) e a de análise de conteúdo e utilizados os aplicativos NetVizz e YouTube Data Tools e os softwares NodeXL Pro, Gephi e Iramuteq. Os resultados encontrados apontaram para a produção do próprio conteúdo nos vídeos do YouTube e de postagens provenientes de compartilhamentos no Facebook. Verificou-se que os usuários preferem se expressar por meio de ícones (emotions) e que as reações negativas (dislikes, tristeza ou bravo) foram mínimas, se comparadas com as reações positivas (likes e amei), o que sinaliza que os usuários costumam avaliar positivamente os materiais postados e aprender por meio deles. Sobre o conteúdo dos comentários, o estudo mostrou que os diálogos circularam em torno de seis ideias centrais: agradecimento, reconhecimento de recursos informativos, representação de identidades, representação de papéis sociais, manifestação de opinião, expressão de identidade e uso de conhecimento científico. Considerando a análise dos resultados, defende-se que os sites de redes sociais, ao oferecer aos usuários diferentes possibilidades de interação, de diálogo e de produção de conteúdo, criam ecossistemas de aprendizagem relacionados aos temas dos ECE, que vão sendo ampliados à medida que outras pessoas participam e se conectam à rede. |
Abstract: | It analyzes how social networking sites have contributed to create learning ecosystems related to research topics in the field of Cultural Studies in Education (ECE), taking as a parameter the technological and interactive innovations possibilitated by cyberspace. The empirical field for investigation of the themes were the social networking sites Facebook and YouTube. Social Network Analysis (ARS) and Content Analysis using the NetVizz and YouTube Data Tools applications and the NodeXL Pro, Gephi and Iramuteq softwares were used as data analysis techniques. The results found point to the production of the content itself in YouTube videos and posts from Facebook shares. It was verified that users prefer to express themselves by means of icons (emoticons), being the negative reactions (dislikes, sadness or angry) minimals if compared to the positive reactions (likes and loved it) which indicates that users usually evaluate positively the materials posted and learn through them. About the content of the comments, it was noticed that the dialogues circulated around six central ideas, namely: appreciation, recognition of information resources, representation of identities, representation of social roles, expression of opinion; expression of identity and use of scientific knowledge. Considering the analysis of the results, it is argued that social networking sites by offering to users different possibilities for interaction, dialogue and content production create learning ecosystems related to ECE themes, which are being expanded as other people participate and connect to the network. |
Palavras-chave: | Ecossistemas de aprendizagem Interação Sites de redes sociais Cibercultura Estudos culturais em educação Ecosystems of learning Interaction Social networking sites Cyberculture Cultural studies in education Redes sociais Inovações tecnológicas e interacionais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/17176 |
Data do documento: | 11-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | Arquivototal | 5,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons