Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18934
Tipo: | Tese |
Título: | Educação popular e Programa Mais Educação: tessituras de uma educação integral na Grande João Pessoa |
Autor(es): | Lima, Francisco das Chagas Galvão de |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Resumo: | A Educação Popular ocupa vários espaços educativos e se modifica de acordo com o tempo histórico no qual ela se situa, dialogando com práticas e políticas educativas emancipatórias que permitem aos sujeitos das classes trabalhadoras ingressarem no processo de humanização e busquem por seus direitos de serem cidadãos. Uma resposta aparentemente simples para a efetiva garantia à escolarização que dialogasse saberes escolares e saberes populares articulados com a garantia de direito sociais foi trazida pela proposta de Educação Integral que surgiu no Brasil a partir de concepções pedagógicas que estiveram presentes em tempos históricos distintos. Dessa forma, buscamos conhecer essa relação entre Educação Popular e Educação Integral, através do Programa Mais Educação, colocando a tese de que a Educação Popular, em interface com a Educação Integral, se configura em uma concepção de Educação Integral Emancipadora, pois, tanto uma como a outra coloca o sujeito na centralidade do debate e do fazer educativo pautado na formação integral, assumindo os objetivos de verificar como as experiências e práticas educativas de Educação Popular se constitui, historicamente, em um movimento que dialoga com a Educação Integral; como a teoria freireana fornece elementos teóricos e metodológicos que permeiam as pesquisas feitas no âmbito das produções acadêmicas; e como as produções acadêmicas revelam quais desdobramentos, influências e implicações que decorrem dessas práticas no campo político e pedagógico da Educação Integral tendo como referência teórica a origem, a metodologia e o posicionamento político-filosófico (MELO NETO, 2004; 2008), Freire (1967; 1978; 1982; 1987; 1996; 1997), Dubet (2005), Dewey (1977), Brandão (2002), Esteban e Streck (2013), e quais desdobramentos políticos, metodológicos e filosóficos decorrem dessas aproximações. Os dados obtidos ao longo de toda a pesquisa se deram através da análise documental, bibliográfica e de conteúdo (BARDIN, 2001) contidos nos relatos e resultados das experiências e práticas educativas sobre o Programa Mais Educação na região Metropolitana de João Pessoa. Como resultados, nossos achados mostram que a Educação Popular tem estado com o mercado capitalista em um constante campo de disputa ideológica, teórica, filosófica e metodológica tendo a educação como objeto desta disputa; que há aproximações entre Educação Popular com a Educação Integral, através do Programa Mais Educação, que se deram no campo empírico, na descrição dos sujeitos, nas categorias de análise, na metodologia e nos objetivos educativos. |
Abstract: | Popular Education occupies several educational spaces and is modified according to the
historical time in which it is situated, dialoguing with emancipatory educational
practices and policies that allow the subjects of the working classes to enter the process
of humanization and seek for their rights to be citizens. A seemingly simple answer to
the effective guarantee for schooling that dialogues with school knowledge and popular
knowledge articulated with the guarantee of social rights was brought by the Integral
Education proposal that emerged in Brazil from pedagogical conceptions that were
present in different historical times, such as the Anarchism, Integralism, and the School
However, such conceptions have not been satisfactorily consolidated, especially the
proposal of integral education posed by the Escolanovista movement, which had a
significant resonance but found political and economic obstacles to its full realization as
a right, as proposed by Anísio Teixeira. However, this research reveals that, although
Popular Education is one of the pedagogical conceptions that also thought about the
integral formation of the subjects, it does not appear officially in the guiding documents
of the integral education of the MEC. In this way, we seek to know this relation
between Popular Education and Integral Education, through the More Education
Program, placing the thesis that Popular Education, in interface with Integral Education,
is configured in a conception of Emancipatory Integral Education, since both a as the
other places the subject in the centrality of the debate and of the educational activity
based on integral formation, assuming the objectives of verifying how the educational
experiences and practices of Popular Education constitute, historically, a movement that
dialogues with Integral Education; as the Freirean theory provides theoretical and
methodological elements that permeate the researches made in the scope of academic
productions; and how the academic productions reveal what unfoldings, influences and
implications that derive from these practices in the political and pedagogical field of
Integral Education having as theoretical reference the origin, the methodology and the
politico-philosophical position (MELO NETO, 2004; 2008), Freire (1967; 1978; 1982;
1987; 1996; 1997), Dubet (2005), Dewey (1977), Brandão (2002) , Esteban and Streck
(2013), within a public policy of amplifying the school day allowed us to understand,
with more scientific rigor, how these experiences happen and what political,
methodological and philosophical developments follow from these approaches. The
data obtained throughout the research were documented, bibliographical and content
analysis (BARDIN, 2001) contained in the reports and results of experiences and
educational practices on the More Education Program in the metropolitan region of João
Pessoa. As results, our findings show that Popular Education has been with the capitalist market in a constant field of ideological, theoretical, philosophical and methodological dispute with education as the object of this dispute; that there are approximations between Popular Education and Integral Education, through the More Education Program, which were given in the empirical field, in the description of the subjects, in the categories of analysis, methodology and educational objectives; that the
implementation of the more education program was difficult to consolidate; and that in
the face of the new policy instituted under the name of Programa Novo plus Educação,
it promotes serious budget cuts, removes the character of integral formation and opens
the field of integral education for the massive exploitation of the private sector. RESÚMEN La Educación Popular ocupa varios espacios educativos y se modifica de acuerdo con el tiempo histórico en el que se sitúa, dialogando con prácticas y políticas educativas emancipatorias que permiten a los sujetos de las clases trabajadoras ingresar en el proceso de humanización y buscar por sus derechos de ser ciudadanos. Una respuesta aparentemente simple para la efectiva garantía a la escolarización que dialogara saberes escolares y saberes populares articulados con la garantía de derecho social fue traída por la propuesta de Educación Integral que surgió en Brasil a partir de concepciones pedagógicas que estuvieron presentes en tiempos históricos distintos, El anarquismo, el Integralismo, y la Escuela Sin embargo, tales concepciones no se consolidaron de forma satisfactoria, en especial, la propuesta de educación integral colocada por el movimiento escolanovista, que tuvo resonancia significativa pero encontró obstáculos políticos y económicos para su plena efectividad en cuanto propuesto por Anísio Teixeira. Sin embargo, esta investigación revela que, a pesar de que la Educación Popular es una de las concepciones pedagógicas que también pensó en la formación integral de los sujetos, no aparece oficialmente en los documentos orientadores de la educación integral del MEC. De esta forma, buscamos conocer esa relación entre Educación Popular y Educación Integral, a través del Programa Más Educación, planteando la tesis de que la Educación Popular, en interfaz con la Educación Integral, se configura en una concepción de Educación Integral Emancipadora, pues, tanto una como la otra coloca al sujeto en la centralidad del debate y del hacer educativo pautado en la formación integral, asumiendo los objetivos de verificar cómo las experiencias y prácticas educativas de Educación Popular se constituye, históricamente, en un movimiento que dialoga con la Educación Integral; como la teoría freireana proporciona elementos teóricos y metodológicos que permean las investigaciones realizadas en el ámbito de las producciones académicas; y cómo las producciones académicas revelan qué desdoblamientos, influencias e implicaciones que derivan de esas prácticas en el campo político y pedagógico de la Educación Integral teniendo como referencia teórica el origen, la metodología y el posicionamiento político-filosófico (MELO NETO, 2004; 2008), Freire (1967; 1978; 1982; 1987; 1996; 1997), Dubet (2005), Dewey (1977), Brandão (2002) , Esteban y Streck (2013), dentro de una política pública de ampliación de la jornada escolar nos permitió comprender, con más rigor científico, cómo tales experiencias suceden y qué desdoblamientos políticos, metodológicos y filosóficos se derivan de esas aproximaciones. Los datos obtenidos a lo largo de toda la investigación se dieron a través del análisis documental, bibliográfico y de contenido (BARDIN, 2001) contenidos en los relatos y resultados de las experiencias y prácticas educativas sobre el Programa Más Educación en la región Metropolitana de João Pessoa. Como resultados, nuestros hallazgos muestran que la Educación Popular ha estado con el mercado capitalista en un constante campo de disputa ideológica, teórica, filosófica y metodológica teniendo la educación como objeto de esta disputa; que hay aproximaciones entre Educación Popular con la Educación Integral, a través del Programa Más Educación, que se dieron en el campo empírico, en la descripción de los sujetos, en las categorías de análisis, en la metodología y en los objetivos educativos; que la implementación del programa más educación se ha dado de forma difícil para su consolidación; y que ante la nueva política instituida con el nombre Programa Novo más Educación promueve graves recortes presupuestarios, retira el carácter de formación integral y abre el campo de la educación integral para la la explotación masiva del sector privado. |
Palavras-chave: | Educação popular Educação integral Mais educação Educación popular Educación integral Más educación Popular education Full time education More education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18934 |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FranciscoDasChagasGalvãoDeLima_Tese.pdf | 4,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons