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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19529
Tipo: Tese
Título: Bem viver e marcas culturais tanzanianas: a experiência da AFYA na reconstrução da relação das mulheres com a saúde em territórios de pobreza
Autor(es): Silva, Edna Maria Do Nascimento Da
Primeiro Orientador: Gonçalves, Luiz Gonzaga
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas de promoção da saúde vivenciadas pela Afya - Centro Holístico da Mulher, Organização Não Governamental (ONG) formada por mulheres que desenvolvem um trabalho em saúde no bairro do Alto do Mateus, desde 1998. O intuito é identificar as marcas culturais fundantes nas práticas de promoção da saúde da Afya - Centro Holístico da Mulher,considerando a importância da relação prática e teorica em saúde. Na mesma direção, o interesse é analisar até que ponto a metodologia de trabalho da entidade entrelaça elementos de sua origem africana-tanzaniana trazidas por Eupharasia Joseph Nyaki – EFU com as perspectivas Freireanas. Interessa inventariar como se dá a construção de conhecimento em saúde pelas mulheres das classes populares, protagonistas da Afya. Também houve um esforço no sentido de identificar as orientações atuais que estão presentes na Afya, pautadas numa perspectiva da Saúde de origens ancestrais, como expressões do que é explicitado como “bem viver”. O problema que se apresenta: que interconexões culturais profundas podem ser identificadas nas práticas de promoção de saúde da Afya, que indicam um processo de construção de novas formas de aprendizagem em saúde e fortalecimento das lutas sociais? A Pesquisa Participante foi adotada por possuir características metodológicas da “Investigação Ação Participante - IAP”, metodologia desenvolvida pelo investigador, sociólogo e educador popular, colombiano Orlando Fals Borda (1970). A tese propõe repensar como os processos educativos vivenciados e produzidos pelas mulheres da Afya, afetadas pela experiência da circularidade cultural, mediada pela oralidade, contribuem para a transformação de suas realidades. Nesse sentido, a interlocução entre culturas diferenciadas, como a ancestral cultura africana-tanzaniana, em contato com a cultura norteamericana, com a cultura paraibana, vivenciada pela mulheres terapeutas populares, através de práticas em educação popular em saúde, terapias holísticas, articuladas pela promoção da saúde do bem viver, pode desencadear um processo de reavaliação das práticas e rumos da Afya nos seus vinte anos de existência.
Abstract: This research aims to study the health promotion practices experienced by the Afya- Centro Holístico da Mulher - Non-Governmental Organization formed by women who have developed a health work in the district of Alto do Mateus, since 1998. The aim is to identify the underlying cultural brands in the health promotion practices of the Afya Centro Holístico da Mulher - considering the importance of the practical relationship and theory in health. In the same direction, the interest is to analyze to what extent the Entity's work methodology interweaves elements of its Tanzanian- African origin with the Freirean perspectives. It is interesting to inventory how starts the construction of knowledge in health by the women of the popular classes, protagonists of the Afya. There has also been an effort to identify the current orientations that are present in Afya, based on a perspective of Health from ancestral origins, as expressions of what is explicitly referred to as "living well." The problem that arises: what deep cultural interconnections can be identified in Afya's health promotion practices, which indicate a process of building new forms of health learning and strengthening social struggles? The Participating Research was adopted because it has methodological characteristics of the "Participatory Action Research - IAP", methodology developed by the researcher, sociologist and popular educator, Colombian, Orlando Fals Borda. The thesis proposes to rethink how the educational processes experienced by Afya women, affected by the experience of cultural circularity, mediated by orality, contribute to the transformation of their realities. In this sense, the interlocution between differentiated cultures, such as Tanzanian ancestral African culture, in contact with American culture, with the culture of Paraiba, through practices in popular education in health, holistic therapies, articulated by the promotion of the health of the well live, can trigger a process of reappraisal of the practices and directions of Afya in its twenty years of existence.
Palavras-chave: Educação Popular
Afya
Saúde
Mulheres
Circularidade cultural
Popular Education
Health
Women
Cultural circularity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19529
Data do documento: 1-Mar-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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