Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20016
Tipo: Tese
Título: Katu: “uma escola com a nossa cara” e seus efeitos políticos na (re)organização de uma escola indígena
Autor(es): Lelis, Creusa Ribeiro da Silva
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: Nesta pesquisa de doutorado, são apresentados o percurso, os desafios e os resultados de uma investigação desenvolvida em uma escola pública municipal, localizada na Comunidade do Catu, no município de Canguaretama – RN. O objeto de estudo da pesquisa consiste nas políticas públicas para Educação Escolar Indígena, principalmente a Resolução n. 3/1999, que fixou Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e a Resolução n. 5/2012, a qual definiu Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Esse estudo teve como objetivo analisar os efeitos das políticas educacionais indígenas na (re)organização administrativa, pedagógica e identitária da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva. Para tanto, foi necessário caracterizar a educação indígena a partir da contextualização do Estado e das políticas públicas direcionadas a ela; contextualizar histórica e politicamente o processo de formação da referida instituição de ensino e descrever o processo de organização da Escola, as políticas públicas e as ações educativas desencadeadas junto aos indígenas do Catu-RN. A metodologia desenvolvida foi caracterizada por uma abordagem qualitativa, cuja estratégia de investigação foi o método do estudo de caso, que teve como finalidade compreender a realidade pesquisada, por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos, observações participantes, notas de campo, história de vida e análise documental. Como modelo de análise, empregou-se o Ciclo de Políticas, formulado por Richard Bowe, Stephen Ball e Anne Gold (1992) e ampliado por Ball (1994). No que se refere aos resultados da pesquisa, foi possível identificar aspectos relacionados à questão norteadora do estudo, dentre eles: a) a trajetória das políticas públicas para educação indígena passou por um processo de (re)interpretação e (re)contextualização, nos diferentes contextos das políticas em atuação na Escola investigada, quais sejam: contexto da influência, contexto da produção do texto, contexto da prática, contexto dos resultados e efeitos e contexto das estratégias políticas; b) o contexto político estava mudando a organização escolar, sobretudo no fortalecimento e na preservação da identidade indígena, principalmente, no que dizia respeito ao currículo diferenciado, à proposta de uma gestão democrática, ao ensino da língua Tupi, à interculturalidade e à vivência da dança do Toré, enquanto processo educativo, religioso e cultural. Constatou-se ainda a importância de serem organizadas estratégias políticas, a exemplo da formação continuada Saberes Indígenas na Escola, para que a comunidade escolar possa assumir seu compromisso com os princípios que norteiam a Educação Escolar Indígena.
Abstract: In this doctoral research, the results of an investigation carried out in a municipal public school, located in the Catu Community, in the municipality of Canguaretama - RN, were presented. The object of study of the research consists in the public policies for Indigenous School Education, mainly the Resolution n. 3/1999, which established National Guidelines for the operation of indigenous schools and the Resolution n. 5/2012, which defined Curricular Guidelines for Indigenous School Education in Basic Education. This study aimed to analyze the effects of indigenous educational policies on the administrative and pedagogical organization of the João Lino da Silva Municipal School. For this, it was necessary to characterize indigenous education based on the contextualization of the State and the public policies directed to it; to contextualize the formation process of this educational institution in a historical and political way, and to describe the School's organization process, the public policies and the educational actions initiated with the Catu-RN Indians. The methodology developed was characterized by a qualitative approach, whose research strategy was the case study method, whose purpose was to understand the researched reality, through semi structured interviews with the actors involved, participant observations and documentary analysis. As a model of analysis, the Policy Cycle, formulated by Richard Bowe, Stephen Ball and Anne Gold (1992) and expanded by Ball (1994), was used. Regarding to the research results, it was possible to identify aspects related to the guiding question of the study, among them: a) the trajectory of the public policies for indigenous education went through a process of (re) interpretation and (re) contextualization, in the different contexts of the policies in action in the investigated school, such as: context of influence, context of text production, context of practice, context of results and effects and context of political strategies; b) the political context was changing the school organization, especially in the strengthening and preservation of indigenous identity, especially with respect to the differentiated curriculum, the proposal of democratic management, the teaching of the Tupi language, interculturality and the dance of Toré, as an educational, religious and cultural process. It was also noted the importance of organizing political strategies, such as the continuing education of Indigenous Knowledge in the School, so that the school community can assume its commitment to the principles that guide Indigenous School Education.
RESUMEN En esta investigación de doctorado, se presentaron los resultados de una investigación desarollada en una escuela pública municipal, ubicada en la comunidad de Catu, en el municipio de Canguaretama - RN. El objeto de estudio de la investigación consiste en las políticas públicas para Educación Escolar Indígena, principalmente la Resolución n. 3/1999, que estableció Directrices Nacionales para el funcionamiento de las escuelas indígenas y la Resolución n. 5/2012, que definió Directrices Curriculares para la Educación Escolar Indígena en la Educación Básica. Este estudio tuvo como objetivo analizar los efectos de las políticas educativas indígenas en la organización administrativa y pedagógica de la Escuela Municipal João Lino da Silva. Para ello, fue necesario caracterizar la educación indígena a partir de la contextualización del Estado y de las políticas públicas dirigidas a ella; contextualizar el proceso de formación de esta institución educativa de manera histórica y política, y describir el proceso de organización de la Escuela, las políticas públicas y las acciones educativas iniciadas con los índios de Catu-RN. La metodología desarrollada se caracterizó por un enfoque cualitativo, cuya estrategia de investigación fue el método de estudio de caso, cuyo propósito era comprender la realidad investigada, a través de entrevistas semiestructuradas con los actores involucrados, observaciones de los participantes y el análisis documental. Como modelo de análisis, se utilizó el Ciclo de Políticas, formulado por Richard Bowe, Stephen Ball y Anne Gold (1992) y ampliado por Ball (1994). En cuanto a los resultados de la investigación, fue posible identificar aspectos relacionados a la cuestión orientadora del estudio, entre ellos: a) la trayectoria de las políticas públicas para la educación indígena atravesó un proceso de (re) interpretación y (re) contextualización, en los diferentes contextos de las políticas en acción en la Escuela investigada, tales como: contexto de la influencia, contexto de la producción del texto, contexto de práctica, contexto de los resultados y efectos y contexto de las estrategias políticas; b) el contexto político estaba cambiando la organización escolar, sobre todo en el fortalecimiento y en la preservación de la identidad indígena, especialmente con respecto al currículo diferenciado, a la propuesta de una gestión democrática, a la enseñanza del idioma Tupi, a la interculturalidad y a la vivencia de danza del Toré, como proceso educativo, religioso y cultural. También se señaló la importancia de organizarse estrategias políticas, como la formación continuada de Conocimientos Indígenas en la Escuela, para que la comunidad escolar pueda asumir su compromiso con los principios que guían la Educación Escolar Indígena.
Palavras-chave: Políticas educacionais indígenas
Organização escolar
Escola indígena
Indigenous educational policies
School organization
Indigenous school
Organización escolar
Escuela indígena
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20016
Data do documento: 7-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CreusaRibeiroDaSilvaLelis_Tese.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons