Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18988
Tipo: Tese
Título: Parceria público-privada como política pública educacional e a diversidade étnico-racial
Autor(es): Alves, Carmem Dolores
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Aves
Resumo: Este Estudo se insere nos campos das Políticas Públicas Educacionais e das Relações Étnico-Racial. Nosso objetivo foi analisar a Relação Público-Privada (RPP) nos respectivos Projeto Aprova Recife e Programa de Letramento do Recife - Proler) da Secretaria de Educação (SE) do Recife e sua incidência sobre o Eixo Diversidade Étnico-Racial, parte integrante da Política de Ensino. O objeto investigado emerge de um contexto histórico de avanços e retrocessos que pontuam dificuldades de institucionalização das políticas de promoção da igualdade racial e de uma educação antirracista, situando-o em um momento político mundial de conflitos acerca do paradigma voltado à valorização da diversidade e reeducação das relações étnico-raciais, bem como a assimetrias entre grupos com distinção raciais. Sublinhamos a relevância deste Estudo sob os seguintes aspectos: fornecer subsídios para futuros estudos acadêmicos no campo da política educacional sobre o modelo de gestão gerencial na condução da educação pública; colaborar com as pesquisas acerca do racismo e da educação das relações étnico-raciais, destacando o processo de exclusão da população negra na educação. Para fundamentação desse Estudo utilizamos o suporte teórico dos Estudos das categorias neoliberalismo, gerencialismo e uma análise sobre o papel do poder público e da iniciativa privada a partir do pensamento gramsciano (2001), com destaque para os conceitos de hegemonia, intelectual orgânico e contradição. A pesquisa foi do tipo descritivo-exploratória sob uma abordagem qualitativa. Para análise dos dados adotamos a perspectiva teórico-metodológica de Bardin (2009). Os resultados apontaram para um fenômeno que favoreceu o esvaziamento do Eixo Diversidade Étnico-Racial em função do modelo gerencial hegemônico, ancorado no projeto neoliberal, que se configurou por intermédio de múltiplas e complexas questões, destacando-se a modificação gradativa das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) em unidades administrativas, nas quais a delimitação entre o público e o privado não é percebida no cotidiano escolar; comprometimento da autonomia docente; aceitação da relação público-privada sem maiores questionamentos; Inferência do privado no currículo, na formação e no cotidiano escolar; desresponsabilização do poder municipal quanto à direção educacional do município cuja proposta pedagógica traz inerente o resultado quantitativo sobreposto ao qualitativo, desconsiderando a diversidade como prioridade; e a incidência dos objetivos dos Projetos e Programas privados que deveriam ser consonantes com a Política de Ensino e o Eixo-Diversidade. A hegemonia desses referidos Projeto e Programa privados inibiu a materialização e consolidação do Eixo-Diversidade Étnico-Racial, e subsequente potencial de construção de uma educação antirracista.
Abstract: This Study is part of the Public Educational Policies and Ethnic-Racial Diversity. Our aim was to analyse the Public-Private Relationship(PPR) in the respective Aprova Recife Project and Literacy Program- PROLER ,of Education Secretary of Recife and its impact on the Ethnic-Racial Diversity Axis ,as an integral part of Education Policy .The object investigated emerges from a historical context of advances and setbacks that point to difficulties in institutionalizing policies to promote racial equality and antiracist education, placing it at a global political moment of conflicts about the paradigm aimed the valuing of diversity and re-education of ethnic-racial relations, as well as between groups with racial distinctions. We underline the relevance of this Study under the following aspects: to provide subsidies for future academic studies in the area of educational policy under the managerial model in driving of public education; collaborate to research on racism and ethnic-racial relations ,highlighting the process of exclusion of the black population from education. For the purpose of this Study, we used the theoretical support of neoliberalism, managerialism and an analysis of the role of public power and the private initiative from Gramsci thinking (2001),with emphasis on the concepts of hegemony, organic intelectual and contradiction. The research was of the descriptive exploratory type under a qualitative approach .For data analysis we adopted the theoretical-methodological perspective of Bardin(2009).The results pointed to a phenomenon that favored the emptying of the Ethnic-Racial Diversity Axis according to the hegemonic managerial model, anchored in the neoliberal project, which was configurated through multiple and complex issues, emphazing the gradual modification of the schools of the Municipal Education Network of Recife in administrative units, in which the public-private delimitation is not perceived in daily school; the commitment of the teacher autonomy; acceptance of the public-private in the curriculum, in the formation and in the daily school; educational management of the municipality ,which pedagogical purposal brings in the quantitative overlaid the qualitative ,disregarding diversity as priority; and the incidence of the private Projects and Programs that should be consonant with the Education Policy and the Diversity Axis. The hegemony of these private Project and Program inhibited the materialization and consolidation of the Ethnic-Racial Diversity Axis and subsequent potential construction of an anti-racist education.
RESUMEN. Este estudio se inserta en los campos de las Políticas Públicas Educativas y de las Relaciones Étnico-Raciales. Nuestro objetivo fue Analizar la Relación PúblicoPrivada (RPP) en los respectivos Proyecto Aprueba Recife y Programa de Alfabetización de Recife Pro-Leer de la Secretaría de Educación (SE) de Recife y su incidencia sobre el Eje de la Diversidad Étnico-Racial, parte integrada de la Política de Enseñanza. El objeto investigado emerge de un contexto histórico de avances y retrocesos que marcan dificultades de institucionalización de las políticas de promoción de igualdad racial, y de una educación antirracista situándolo en un momento político mundial de conflictos sobre el paradigma orientado a la valorización de la diversidad y de la re-educación de las relaciones étnico-raciales, así como las asimetrías entre grupos con distinción racial. Destacamos la relevancia de este estudio sobre los siguientes aspectos: proveer subsidios para futuros estudios académicos en el campo de la política educativa sobre el modelo de gestión gerencial en la conducción de la educación pública; colaborar con las pesquisas sobre racismo y de la educación de las relaciones étnico-raciales, destacando el proceso de exclusión de la población negra de la educación. Para la fundamentación de este estudio utilizamos el soporte teórico de los Estudios de las categorías neoliberalismo, gerencialismo y un análisis sobre el papel del poder público y de la iniciativa privada a partir del pensamiento gramsciano (2001), con destaque para los conceptos de hegemonía, intelectual orgánico y contradicción. La pesquisa fue del tipo descriptivo-exploratoria de abordaje cualitativo. Para el análisis de los datos adoptamos la perspectiva teórico-metodológica de Bardin (2009). Los resultados apuntaron hacia un fenómeno que favoreció el vaciamiento del Eje de Diversidad Étnico-Racial en función del modelo gerencial hegemónico, anclado en el proyecto neoliberal, que se configuró a través de diversas y complejas cuestiones, entre las cuales se destacó la modificación gradual de las escuelas de la Red Municipal de Educación de Recife (RMER) en unidades administrativas, en las cuales la delimitación entre lo público y lo privado pasa desapercibida en el cotidiano escolar; la autonomía docente es comprometida; se acepta la relación públicoprivada sin mayores cuestionamientos; hay una interferencia de lo privado en la currícula, en la formación y en el cotidiano escolar; hay una irresponsabilidad del poder municipal en lo referente a la dirección educativa del municipio en cuya propuesta pedagógica el resultado cuantitativo se impone sobre el cualitativo, desconsiderando la diversidad como una prioridad; y la incidencia de los objetivos de los Proyectos y Programas privados que deberían ser acordes a la Política de Educación y al Eje-Diversidad. La hegemonía de los mencionados Proyectos y Programas impidió la materialización y, consecuentemente, la potencial construcción de una educación antirracista.
Palavras-chave: Política educacional
Relação público-privada
Diversidade étnico-racial
Educational policy
Public-private relationship
Ethnic-racial diversity
Relación público-privada
Diversidad étnico-racial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18988
Data do documento: 28-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarmemDoloresAlves_Tese.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons