Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15857
Tipo: | Tese |
Título: | “O Almanach tudo desvenda... tudo ensina”: sociabilidades, mediação cultural e elementos cívico-educacionais nos impressos Brasil-Portugal (1899-1903) |
Autor(es): | Marques , Ana Luiza de Vasconcelos |
Primeiro Orientador: | Ananias, Mauricéia |
Resumo: | Com base em três volumes do Almanach Illustrado do Brasil-Portugal, que somados alcançam em torno de 610 páginas permeadas de ilustrações, crônicas e uma variedade de textos destinados ao público luso-brasileiro, objetiva-se discutir como os intelectuais brasileiros e portugueses tinham a intenção de educar e civilizar os leitores, sobretudo, observando os elementos cívico-educacionais presentes nos almanaques. Produzidos e editados em Lisboa, esses impressos circularam pelo Brasil e, embora parte considerável dos colaboradores fosse de ascendência portuguesa, havia a presença marcante de brasileiros nas principais seções, além de correspondentes e colaboradores espalhados por determinadas regiões do país. Sob o viés da aproximação interdisciplinar entre a história cultural e a história da educação, através de uma pesquisa qualitativa com recorte temporal de 1899 a 1903, enfatiza-se a importância de compreender o elemento civilizatório que substantivava as relações históricas luso-brasileiras em meio a formação das redes de sociabilidade (SIRINELLI, 1996; GOMES, 1993) e a atuação desses intelectuais como mediadores culturais (GOMES; HANSEN, 2006), à luz de pesquisadores como Justino Magalhães (2003, 2010), André Botelho (2002) e Norbert Elias (1993). Dentre as fontes utilizadas, além da consulta de periódicos publicados entre o final do século XIX e início do XX, analisa-se também a BrasilPortugal: revista quinzenal illustrada, destacando os números publicados no ano de 1900, a propósito das matérias comemorativas produzidas ao IV Centenário de Descobrimento do Brasil. Sobre o perfil coletivo dos colaboradores do Almanach, os dados apontam um grupo majoritariamente formado por escritores do sexo masculino e nascidos na década de 1850, concentrando-se na faixa etária entre 41 a 60 anos, de nacionalidade portuguesa, em que todos colaboravam em pelo menos um periódico para além dos almanaques e 94% possuíam livros publicados. Como critério de seleção e de análise das fontes, remeteu-se a trajetória dos intelectuais portugueses e brasileiros que se atrelaram ao magistério rente às suas atividades profissionais, como fio condutor para a materialidade dos almanaques, no que tange às categorias de educação, civilização e cultura engendrados nos três anuários. Considerou-se que essas categorias se entrelaçam em uma cultura luso-brasileira de verniz elitista e eurocêntrica, marcada pela defesa da educação nacional, que tinha como pano de fundo o discurso civilizatório, orientado para o progresso e a modernização. A educação assume o lugar central como instrumento adequado para atender aos valores morais e cívicos da sociedade, junto aos critérios liberais, conservadores e positivistas que cultivavam e difundiam regras normativas para a sociedade em questão. Assim, conclui-se que os intelectuais portugueses e brasileiros na figura de mediadores culturais integrados em redes de sociabilidade – construídas em múltiplas dimensões espaço-temporais – envolveram-se na missão pedagógica e civilizadora de instruir o público à qual se destinavam, para além dos limites dos almanaques. Esses impressos trazem à baila elementos cívico-educacionais que, por intermédio da propagação de uma cultura liberal, possibilitam a multiplicação de trocas políticas e culturais entre Portugal e Brasil, tendo a língua e o idioma comum como importante elemento de ligação e aproximação entre as duas nações. |
Abstract: | ABSTRACT
Based on three volumes of the Almanach Illustrado do Brasil-Portugal, which totals 610 pages permeated by illustrations, chronicles and a variety of texts destined to the PortugueseBrazilian intellectuals who had the intention to educate and civilize the readers, above all, observing the civic-educational elements present in the almanacs. Produced and edited in Lisbon, these almanacs circulated throughout Brazil, and although a considerable part of the collaborators were Portuguese descent, there was a marked presence of Brazilians in the main sections, as well as correspondents and collaborators spread throughout certain regions of the country. Under the bias of the interdisciplinary approach between cultural history and the history of education, through a qualitative research with a temporal cut from 1899 to 1903, it was emphasized the importance of understanding the civilizing element that substantiated the Portuguese-Brazilian historical relations in relation to sociability networks formation (SIRINELLI, 1996; GOMES, 1993) and the actuation of these intellectuals as cultural mediators (GOMES; HANSEN, 2006), learning with the knowledge of great researchers such as Justino Magalhães (2003, 2010), André Botelho (2002) and Norbert Elias (1993). Among the resources which were used, in addition to the consultation of periodicals published between the end of the nineteenth century and the beginning of the twentieth, BrazilPortugal: revista quinzennal illustrada is also analyzed, highlighting the numbers published in the year 1900, on commemorative matters produced to the IV Centenary of Discovery of Brazil. About the collective profile of Almanach's collaborators, the data point to a group mostly composed of male writers born in the 1850s, concentrating on the age group between 41 and 60 years old, of Portuguese nationality, in which all collaborated in at least one yournal beyond the almanacs and 94% had published books.As a criterion for selecting and analyzing the sources, the trajectory of the Portuguese and Brazilian intellectuals who linked themselves to the magisterium related to their professional activities, as a guideline for the materiality of the almanacs, regarding the categories of education, civilization and produced in the three annuals. It was considered that these categories are intertwined in a PortugueseBrazilian culture with an elitist and Eurocentric veneer, marked by the defense of national education, which had as its background the civilizing discourse, oriented towards progress and modernization. Education assumes the central place as an adequate instrument to attend to the moral and civic values of the society, along with the liberal, conservative and positivist criteria that cultivated and disseminated normative rules for the society in question. Thus, it is concluded that the Portuguese and Brazilian intellectuals in the figure of cultural mediators integrated in networks of sociability – constructed in multiple spatial-temporal dimensions – were involved in the pedagogical and civilizing mission to instruct the public to which they were destined, besides the limits of almanacs. These almanacs bring to light civic-educational elements that, through the propagation of a liberal culture, make possible the multiplication of political and cultural exchanges between Portugal and Brazil, having the language and the common language as an important element of connection and approximation between the two nations. RESUMEN Basado en tres volúmenes del Almanach Illustrado do Brasil-Portugal, que en conjunto alcanzan alrededor de 610 páginas impregnadas de ilustraciones crónicas y una variedad de textos dirigidos al público luso-brasileño, se objetiva discutir cómo los intelectuales brasileños y portugueses tenían la intención de educar y civilizar a los lectores, sobre todo, observando los elementos cívico-educativos presentes en los almanaques. Producidos y editados en Lisboa, ésos impresos circularon por Brasil y aunque una parte considerable de los colaboradores eran de origen portugués, había la fuerte presencia de brasileños en secciones principales, además de corresponsales y colaboradores repartidos en ciertas regiones del país. Bajo el sesgo de la aproximación interdisciplinaria entre la historia cultural y la historia de la educación, a través de una investigación cualitativa con recorte temporal de 1899 a 1903, se enfatiza la importancia de comprender el elemento civilizatorio que sustantivaba las relaciones históricas luso-brasileñas en medio a la formación de las redes de sociabilidad (SIRINELLI, 1996; GOMES, 1993) y la actuación de esos intelectuales como mediadores culturales (GOMES, HANSEN, 2006), a la luz de investigadores como Justino Magalhães (2003, 2010), André Botelho (2002) y Norbert Elias (1993). Dentre las fuentes utilizadas, además de la consulta de periódicos entre finales del siglo XIX y principios del XX, también se analiza a Brasil-Portugal: revista quinzenal illustrada, destacando los números publicados em el año de 1900, acerca de las materias comemorativas producidas al IV Centenario de Descubrimiento de Brasil. Sobre el perfil colectivo de los colaboradores del Almanach de los datos apuntan un grupo en su mayoría formado por escritores de sexo masculino y nacidos en la década de 1850, centrándose en el grupo de edad entre 41 a 60 años, de nacionalidad portuguesa, donde todos colaboraban en al menos un periódico más allá de los almanaques y poseían libros publicados. Como critério de selección y análisis de las fuentes, se hace referencia a la trayectoria de los intelectuales portugueses y brasileños que se engancharon a la enseñanza cerca de sus actividades profesionales, como hilo conductor para la materialidad de almanaques, en el que se refiere a las categorías de la educación, civilización y cultura engendrados en los tres anuarios. Se consideró que esas categorías se entrelazan en una cultura luso-brasileña de barniz elitista y eurocéntrica, marcada por la defensa de la educación nacional, que tenía como telón de fondo el discurso civilizatorio, orientado hacia el progreso y la modernización. La educación asume el lugar central como instrumento adecuado para atender a los valores morales y cívicos de la sociedad, junto a los criterios liberales, conservadores y positivistas que cultivaban y difundían reglas normativas para la sociedad en cuestión. Por lo tanto, se concluye que los intelectuales portugueses y brasileños en la figura de los mediadores culturales integrados en redes de sociabilidad – construídas sobre múltiples dimensiones espacio-tiempo – se involucraron en la misión educativa y civilizadora para educar al público a la que se destinaban, más allá de los límites de los almanaques. Esos impresos se refieren a los elementos cívico-educativos que, a través de la difusión de una cultura liberal, permiten la multiplicación de los intercambios políticos y culturales entre Portugal y Brasil, teniendo el lenguaje y la lengua común como importante elemento de ligación y acercamiento entre las dos naciones. |
Palavras-chave: | Almanach Illustrado do Brasil-Portugal Educar Civilizar Educate Civilize Educação Cultura luso-brasileira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15857 |
Data do documento: | 25-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons