Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19995
Tipo: Tese
Título: Gênero e sexualidade na primeira infância: representações sociais de professoras da educação infantil
Autor(es): Sousa, Ana Lúcia de
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, vinculado à Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais e ao Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre a Criança. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou analisar as representações sociais de docentes sobre Gênero e Sexualidade na Educação Infantil. Foi realizada entre 2018 e 2019, tendo como sujeitos 23 professoras atuantes em quatro Centros de Referência em Educação Infantil (CREI) localizados em bairros periféricos de João Pessoa/PB. A tese elaborada parte do pressuposto de que a escola constitui um espaço que legitima o silenciamento e/ou a negação das questões de gênero e da sexualidade, persistindo na vigilância e controle desses fenômenos na Educação Infantil. Como instrumentos para a obtenção dos dados foram aplicados três Questionários (Questionário de Perfil, Questionário de Evocação de Palavras e Questionário de Atuação Docente), além da utilização do Diário de Campo. A análise e a interpretação das informações coletadas foram desenvolvidas tomando-se por base a Análise de Conteúdo através da Análise Categorial Semântica e da Análise Interpretativa. Os resultados demonstram que as representações sociais docentes acerca do Gênero e da Sexualidade no âmbito da Educação Infantil ainda são influenciadas por estereótipos que embasam as concepções docentes e que a Escola enquanto instituição, ainda corrobora tanto para a negação da sexualidade como para influenciar negativamente as relações de gênero entre as crianças na Educação Infantil. Compreende-se que se trata de um tema historicamente marcado por tabus e preconceitos podendo culminar em ações e atitudes que podem aprisionar crianças e infâncias. Urge a necessidade de mudança desses paradigmas, a partir da criação e manutenção de espaços discursivos e reflexivos com o intuito de contribuir para que os docentes possam enfrentar os desafios presentes no cotidiano dos Centros de referência em Educação Infantil (CREI) e suplantar as concepções arcaicas que ainda fundamentam suas práticas pedagógicas. Entendemos que professoras e professores estão em constante formação e provocar nesses profissionais um processo de reflexão contínua sobre a relevância do debate sobre a inserção das categorias gênero e sexualidade no âmbito da educação de crianças pode significar um comprometimento para tornar a sociedade menos discriminatória e violenta e, mais justa e plural.
Abstract: This work was developed in the framework of the Postgraduate Program in Education, of the Center of Education of the Federal University of Paraíba, linked to the research line of Educational Policies and the Nucleus of Research and Studies on the Child. Having a qualitative nature, the research sought to analyse the social representations of teachers regarding Gender and Sexuality in Child Education. The research was held between 2018 and 2019, with 23 teachers as subjects, acting in four Centres of Reference in Children's Education (CREI) located in peripheral neighbourhoods of João Pessoa/PB. The thesis is based on the assumption that the school constitutes a space that legitimises the silence and/or denial of gender and sexuality issues, persisting in the surveillance and control of these phenomena in Child Education. As tools for obtaining the data, three questionnaires were applied (Profile Questionnaire, Word Evocation Questionnaire and Teaching Performance Questionnaire), in addition to the use of the Field Journal. The analysis and interpretation of the information collected were carried considering as basis the Content Analysis through Categorical Semantic Analysis and Interpretative Analysis. The results show that the social representations of teaching concerning Gender and Sexuality in the field of Child Education are still influenced by stereotypes that support teaching conceptions and that the School as an institution still supports both the denial of sexuality and negatively influence gender relations among children in Child Education. It is understood that this is a subject historically marked by taboos and prejudices that can culminate in actions and attitudes that can imprison children and childhoods. The need to change these paradigms is urgent, starting with the creation and maintenance of discursive and reflective spaces, with the aim of contributing so that teachers can face the challenges present in the daily life of Centres of Reference in Child Education (CREI) and outweigh the archaic conceptions that still underpin their pedagogical practices. We understand that teachers are in constant formation and to provoke in these professionals a process of continuous reflection on the relevance of the debate on the insertion of gender and sexuality categories in the field of children's education can mean a commitment in making the society less discriminatory and violent and more just and plural.
RESUMEN Este estudiose desarrolló a través del Programa de Posgrado en Educación, del Centro de Educación de la Universidad Federal de Paraíba, enlazándose con la línea de investigación de Políticas Educacionales y con el Núcleo de Investigación y Estudios sobre la Niñez. El trabajo, de carácter cualitativo, buscó analizar las representaciones sociales docentessobre Género y Sexualidad en la Educación Infantil. Se realizó entre 2018 y 2019 y se denominaron sujetos las 23 profesoras actuantes en los cuatro Centros de Referencia en Educación Infantil (CREI), que se ubicanen los barrios periféricos de João Pessoa/PB. La tesis elaborada presupone que la escuela constituye un espacio que refuerza el silencio y/o la negación ante las cuestiones de género ysexualidad, asegurando la vigilancia y el controle de esos fenómenos en la Educación Infantil. Para tal, se aplicaron tres Cuestionarios (Cuestionario de Perfil, Cuestionario de Evocación de Palabras y Cuestionario de Actuación Docente) para obtener los datos, además de la utilización del Diario de Campo. El análisis y la interpretación de toda la información recogida se hizo por medio del Análisis de Contenido, ysegúnlos Análisis Categorial Semántico e Interpretativo. Los resultados demuestran que las representaciones sociales docentes sobre género y sexualidad, en el ámbito de la Educación Infantil, aún se influencian por estereotipos que fundan las concepciones docentes y que la escuela, como institución, todavía fortalece la negación de la sexualidad e influencia negativamente las relaciones de género entre los niños en la Educación Infantil. Se comprende que se trata de un tema históricamente apuntado por tabús y prejuicios, lo que culmina acciones y actitudes que pueden encarcelar niños e infancias. Se apura la necesidad de cambiar esos paradigmas a partir de la creación y manutención de espacios discursivos y de reflexión para que los profesores puedan enfrentar los desafíos existentes en el cotidiano de los Centros de Referencia en Educación Infantil (CREI) y, por lo tanto, sustituir las viejas concepciones que aún fundamentan sus prácticas pedagógicas. Entendemos que profesoras y profesores son eternos aprendices, por ello se hace importante quereflexionen continuamente acerca de la relevancia del debate para la inserción de las categorías género y sexualidad, en el ámbito de la educación para niños, ya que se puede configurar como el camino para una sociedad menos discriminatoria y violenta, y más justa y plural.
Palavras-chave: Representação social
Gênero
Sexualidade
Educação infantil
Infância
Social representation
Gender
Sexuality
Child education
Childhood
Representación social
Género
Sexualidad
Educación infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19995
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaLúciaDeSousa_Tese.pdf13,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons