Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19995
Tipo: | Tese |
Título: | Gênero e sexualidade na primeira infância: representações sociais de professoras da educação infantil |
Autor(es): | Sousa, Ana Lúcia de |
Primeiro Orientador: | Dias, Adelaide Alves |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido junto ao Programa de Pós- Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, vinculado à Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais e ao Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre a Criança. A pesquisa, de caráter qualitativo, buscou analisar as representações sociais de docentes sobre Gênero e Sexualidade na Educação Infantil. Foi realizada entre 2018 e 2019, tendo como sujeitos 23 professoras atuantes em quatro Centros de Referência em Educação Infantil (CREI) localizados em bairros periféricos de João Pessoa/PB. A tese elaborada parte do pressuposto de que a escola constitui um espaço que legitima o silenciamento e/ou a negação das questões de gênero e da sexualidade, persistindo na vigilância e controle desses fenômenos na Educação Infantil. Como instrumentos para a obtenção dos dados foram aplicados três Questionários (Questionário de Perfil, Questionário de Evocação de Palavras e Questionário de Atuação Docente), além da utilização do Diário de Campo. A análise e a interpretação das informações coletadas foram desenvolvidas tomando-se por base a Análise de Conteúdo através da Análise Categorial Semântica e da Análise Interpretativa. Os resultados demonstram que as representações sociais docentes acerca do Gênero e da Sexualidade no âmbito da Educação Infantil ainda são influenciadas por estereótipos que embasam as concepções docentes e que a Escola enquanto instituição, ainda corrobora tanto para a negação da sexualidade como para influenciar negativamente as relações de gênero entre as crianças na Educação Infantil. Compreende-se que se trata de um tema historicamente marcado por tabus e preconceitos podendo culminar em ações e atitudes que podem aprisionar crianças e infâncias. Urge a necessidade de mudança desses paradigmas, a partir da criação e manutenção de espaços discursivos e reflexivos com o intuito de contribuir para que os docentes possam enfrentar os desafios presentes no cotidiano dos Centros de referência em Educação Infantil (CREI) e suplantar as concepções arcaicas que ainda fundamentam suas práticas pedagógicas. Entendemos que professoras e professores estão em constante formação e provocar nesses profissionais um processo de reflexão contínua sobre a relevância do debate sobre a inserção das categorias gênero e sexualidade no âmbito da educação de crianças pode significar um comprometimento para tornar a sociedade menos discriminatória e violenta e, mais justa e plural. |
Abstract: | This work was developed in the framework of the Postgraduate Program in
Education, of the Center of Education of the Federal University of Paraíba, linked to
the research line of Educational Policies and the Nucleus of Research and Studies
on the Child. Having a qualitative nature, the research sought to analyse the social
representations of teachers regarding Gender and Sexuality in Child Education. The
research was held between 2018 and 2019, with 23 teachers as subjects, acting in
four Centres of Reference in Children's Education (CREI) located in peripheral
neighbourhoods of João Pessoa/PB. The thesis is based on the assumption that the
school constitutes a space that legitimises the silence and/or denial of gender and
sexuality issues, persisting in the surveillance and control of these phenomena in
Child Education. As tools for obtaining the data, three questionnaires were applied
(Profile Questionnaire, Word Evocation Questionnaire and Teaching Performance
Questionnaire), in addition to the use of the Field Journal. The analysis and
interpretation of the information collected were carried considering as basis the
Content Analysis through Categorical Semantic Analysis and Interpretative Analysis.
The results show that the social representations of teaching concerning Gender and
Sexuality in the field of Child Education are still influenced by stereotypes that
support teaching conceptions and that the School as an institution still supports both
the denial of sexuality and negatively influence gender relations among children in
Child Education. It is understood that this is a subject historically marked by taboos
and prejudices that can culminate in actions and attitudes that can imprison children
and childhoods. The need to change these paradigms is urgent, starting with the
creation and maintenance of discursive and reflective spaces, with the aim of
contributing so that teachers can face the challenges present in the daily life of
Centres of Reference in Child Education (CREI) and outweigh the archaic
conceptions that still underpin their pedagogical practices. We understand that
teachers are in constant formation and to provoke in these professionals a process of
continuous reflection on the relevance of the debate on the insertion of gender and
sexuality categories in the field of children's education can mean a commitment in
making the society less discriminatory and violent and more just and plural. RESUMEN Este estudiose desarrolló a través del Programa de Posgrado en Educación, del Centro de Educación de la Universidad Federal de Paraíba, enlazándose con la línea de investigación de Políticas Educacionales y con el Núcleo de Investigación y Estudios sobre la Niñez. El trabajo, de carácter cualitativo, buscó analizar las representaciones sociales docentessobre Género y Sexualidad en la Educación Infantil. Se realizó entre 2018 y 2019 y se denominaron sujetos las 23 profesoras actuantes en los cuatro Centros de Referencia en Educación Infantil (CREI), que se ubicanen los barrios periféricos de João Pessoa/PB. La tesis elaborada presupone que la escuela constituye un espacio que refuerza el silencio y/o la negación ante las cuestiones de género ysexualidad, asegurando la vigilancia y el controle de esos fenómenos en la Educación Infantil. Para tal, se aplicaron tres Cuestionarios (Cuestionario de Perfil, Cuestionario de Evocación de Palabras y Cuestionario de Actuación Docente) para obtener los datos, además de la utilización del Diario de Campo. El análisis y la interpretación de toda la información recogida se hizo por medio del Análisis de Contenido, ysegúnlos Análisis Categorial Semántico e Interpretativo. Los resultados demuestran que las representaciones sociales docentes sobre género y sexualidad, en el ámbito de la Educación Infantil, aún se influencian por estereotipos que fundan las concepciones docentes y que la escuela, como institución, todavía fortalece la negación de la sexualidad e influencia negativamente las relaciones de género entre los niños en la Educación Infantil. Se comprende que se trata de un tema históricamente apuntado por tabús y prejuicios, lo que culmina acciones y actitudes que pueden encarcelar niños e infancias. Se apura la necesidad de cambiar esos paradigmas a partir de la creación y manutención de espacios discursivos y de reflexión para que los profesores puedan enfrentar los desafíos existentes en el cotidiano de los Centros de Referencia en Educación Infantil (CREI) y, por lo tanto, sustituir las viejas concepciones que aún fundamentan sus prácticas pedagógicas. Entendemos que profesoras y profesores son eternos aprendices, por ello se hace importante quereflexionen continuamente acerca de la relevancia del debate para la inserción de las categorías género y sexualidad, en el ámbito de la educación para niños, ya que se puede configurar como el camino para una sociedad menos discriminatoria y violenta, y más justa y plural. |
Palavras-chave: | Representação social Gênero Sexualidade Educação infantil Infância Social representation Gender Sexuality Child education Childhood Representación social Género Sexualidad Educación infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19995 |
Data do documento: | 29-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaLúciaDeSousa_Tese.pdf | 13,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons