Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15209
Tipo: | Tese |
Título: | Saberes populares e identidade na Comunidade Cigana de Mamanguape - PB |
Autor(es): | Rodrigues, Silvestre Coelho |
Primeiro Orientador: | Araújo, Edineide Jezine Mesquita |
Resumo: | Movidos pela relevância sociohistórica e científica dos estudos sobre educação e produção e transmissão de saberes, desenvolvemos um estudo sociológico e antropológico sobre a relação dos saberes populares representados pela cultura da comunidade cigana de Mamanguape–Pb com os saberes científicos/formais representados pelos currículos escolares e pelas práticas pedagógicas das escolas que atendem a esta comunidade. Partimos dos métodos de análise e da crítica construída no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFPB, especificamente, oriundos da linha de pesquisa Educação Popular, oportunizando-nos dar continuidade a estudos anteriores sobre a formação docente frente à diversidade. Para isto, concordamos em dar a nossa contribuição a esta crítica e estudos acadêmicos, adotando a postura e a abordagem de pesquisa em educação de alguns teóricos que pensamos estarem apontando para a direção mais assertiva e racional, sendo eles, Paulo Freire, Bourdieu, Boaventura, Maffesoli, Scocuglia, entre outros. Além da argumentação teórica, procuramos neste trabalho realizar um estudo empírico, recorrendo aos métodos e à abordagem antropológica e sociológica, a partir das quais realizamos uma pesquisa de campo em que, para além da produção de conhecimentos científicos e de um discurso acadêmico em torno do tema pesquisado, procuramos, à medida do possível, oportunizar um diálogo racional e transcultural entre os saberes que pretendíamos produzir e os saberes que nos chegavam através dos participantes e colaboradores desta pesquisa. Nosso objeto de estudo, - a relação de saberes e a introdução da educação popular multicultural como instrumento pedagógico das escolas, mostrou-se um campo rico e desafiador, reforçando nossas convicções sobre a necessidade de uma escola cientifica, disciplinada, porém democrática e capaz de dialogar com as diversas culturas. Concluímos, portanto, destacando que as escolas pesquisadas, a pesar do discurso em favor de uma educação inclusiva, não cumprem o papel que deveriam, qual seja, o de promover o diálogo entre os saberes escolares e a cultura popular cigana. |
Abstract: | Moved by the sociohistorical and scientific relevance of the studies on education and production and transmission of knowledge, we developed a sociological and anthropological study on the relation of the popular knowledge represented by the culture of the gypsy community of Mamanguape - Pb with the scientific / formal knowledge represented by the school curricula and pedagogical practices of the schools that serve this community. We started with the methods of analysis and criticism built in the Postgraduate Program in Education - PPGE / UFPB, specifically from the Popular Education research line, giving us the opportunity to continue previous studies on teacher education in the face of diversity. For this, we agreed to contribute to this criticism and academic studies, adopting the posture and approach of research in education of some theorists that we think are pointing in the most assertive and rational direction, being Paulo Freire, Bourdieu, Boaventura, Maffesoli, Scocuglia, among others. In addition to the theoretical arguments, we seek to carry out an empirical study using methods and anthropological and sociological approaches, from which we carry out field research in which, in addition to the production of scientific knowledge and an academic discourse around the theme we sought, as far as possible, a rational and transcultural dialogue between the knowledge we intended to produce and the knowledge that came to us through the participants and collaborators of this research. Our object of study, the relation of knowledge and the introduction of multicultural popular education as a pedagogical instrument of schools, has proved to be a rich and challenging field, reinforcing our convictions about the need for a disciplined but democratic scientific school capable of dialogue with different cultures. Finally, we conclude that the schools surveyed, despite the discourse in favor of an inclusive education, do not fulfill the role they should play in promoting dialogue between school knowledge and Gypsy popular culture. Movidos por la relevancia sociohistórica y científica de los estudios sobre educación y producción y transmisión de saberes, desarrollamos un estudio sociológico y antropológico sobre la relación de los saberes populares representados por la cultura de la comunidad gitana de Mamanguape - Pb con los saberes científicos / formales representados por los currículos escolares y por las prácticas pedagógicas de las escuelas que atienden a dicha comunidad. En el marco de los métodos de análisis y de la crítica construida en el Programa de Postgrado en Educación - PPGE / UFPB, específicamente oriundos de la línea de investigación Educación Popular, oportunizamos dar continuidad a estudios anteriores sobre la formación docente frente a la diversidad. Para ello, acordamos dar nuestra contribución a esta crítica y estudios académicos, adoptando la postura y el enfoque de investigación en educación de algunos teóricos que pensamos apuntar hacia la dirección más asertiva y racional, saber, Paulo Freire, Bourdieu, Boaventura, Maffesoli, Scocuglia, entre otros. Además de la argumentación teórica, buscamos en este trabajo realizar un estudio empírico, recurriendo a los métodos y el abordaje antropológico y sociológico, a partir de los cuales realizamos una investigación de campo en que más allá de la producción de conocimientos científicos y de un discurso académico respecto al tema investigado, buscamos, la medida de lo posible, oportunizar un diálogo racional y transcultural entre los saberes que pretendíamos producir y los que nos llegaban a través de los participantes y colaboradores de esta investigación. Nuestro objeto de estudio, la relación de saberes y la introducción de la educación popular multicultural como instrumento pedagógico de las escuelas, se mostró un campo rico y desafiante, reforzando nuestras convicciones sobre la necesidad de una escuela científica, disciplinada, pero democrática y capaz de dialogar con las diversas culturas. Concluimos que las escuelas investigadas, a pesar del discurso en favor de una educación inclusiva, no cumplen el papel que deberían en promover el diálogo entre los saberes escolares y la cultura popular gitana. |
Palavras-chave: | Educação popular Relação de saberes Diversidade Escola Cultura Currículo Tradições Direitos Reconhecimento Democracia Popular education Relation of knowledge Diversity School Culture Curriculum Traditions Rights Recognition Democracy Educación popular Relación de saberes La diversidad La escuela La cultura Plan de estudios Tradiciones Derechos El reconocimiento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15209 |
Data do documento: | 17-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Arquivototal.pdf | 11,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons