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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9901
Tipo: Tese
Título: Formação e profissionalização de professores da educação infantil na rede municipal de João Pessoa-PB
Autor(es): Lira, Rejane Maria de Araújo
Primeiro Orientador: Dias, Adelaide Alves
Resumo: Esta tese teve como objeto de estudo a formação e profissionalização de professores da educação infantil. Para o abarcamento deste, foram investigadas as políticas públicas educacionais nacionais e locais e sua interlocução com a formação, a profissionalização e as condições de trabalho de professores que atuam na educação infantil, tendo por foco dois Centros de Referência em Educação Infantil (CREIs) vinculados à Secretaria de Educação (SEDEC) do Município de João Pessoa-PB (PMJP). A metodologia utilizada insere-se no enfoque da pesquisa básica, de delineamento investigativo e descritivo, com estratégias de campo, tanto em relação à fonte de informação quanto ao local de coleta dos dados, de temporalidade longitudinal e de natureza predominantemente qualitativa, com a opção pela abordagem do método interpretativo. Para o alcance dos dados, foi conjugado o uso de quatro instrumentos de coleta: observação, diário de campo, discussão grupal e entrevistas individuais com 11 (onze) professores; 2 (duas) gestoras; 2 (duas) supervisoras; 8 (oito) monitoras e 5 (cinco) berçaristas. Os dados foram analisados através do conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A partir deles, foi evidenciado que existem várias tensões e complexas relações de confrontos, conflitos, convergências e divergências entre formulação e implementação das políticas públicas educacionais analisadas com a formação, a profissionalização do professor de educação infantil e na qualidade do atendimento educacional prestado nos CREIs. Ficou também demarcada a acentuada desarticulação entre essas políticas e o perfil profissional encontrado nos CREIs; a desvalorização profissional foi evidenciada nos salários precários, na estrutura, às vezes, inadequada para o trabalho, na formação insuficiente e inadequada dos professores e desprestígio social da profissão; e as práticas pedagógicas realizadas nos CREIs têm confundido o sentido e as finalidades educativas da educação infantil, quando são desenvolvidas atividades que não primam pela indissociabilidade do cuidar, educar e brincar, na compreensão de que a integração desses aspectos é fundante para o desenvolvimento integral das crianças.
Abstract: This thesis aimed at studying the training and professionalization of the early childhood education teachers. In order to cover this theme, national and local public educational policies and their interaction with the training, professionalization and working conditions of teachers who work in the early childhood education were investigated, focusing on two Childhood Education Reference Centers (CREIs), linked to the Secretariat of Education (SEDEC) of the Municipality of João Pessoa-PB (PMJP). The used methodology is part of a basic research approach, with investigative and descriptive outline, with field strategies, both in relation to the information source and to the place of data collection, longitudinal temporality and predominantly qualitative nature, opting for the interpretive method. To obtain the data, the use of four collection instruments was gathered: observation, field diary, group discussion and individual interviews with 11 (eleven) teachers; 2 (two) managers; 2 (two) supervisors; 8 (eight) monitors; and five (5) nursery teachers. The data were analyzed through the Content Analysis (CA) techniques. From these data, it was highlighted that there are several tensions and complex relationships of confrontations, conflicts, convergences and divergences between the formulation and implementation of the public educational policies analyzed by the training, the professionalization of the early childhood education teacher and the quality of the educational care provided in the Childhood Education Reference Centers (CREIs). The marked disarticulation among these policies and the professional profile found in the CREIs was also highlighted; the professional devaluation was underlined in the precarious wages, in the structure sometimes inadequate for the work, in the teachers´ insufficient and improper training and in the lack of social prestige related to the profession; and the pedagogical practices carried out in the CREIs have confused the sense and the educative aims of the early childhood education, when activities that neglect the indissociability of caring, educating and playing are fulfilled in the understanding that the integration of these aspects is essential for the children´s whole development.
Palavras-chave: Políticas
Formação de professores
Profissionalização
Educação infantil
Policies
Teachers´ training
Professionalization
Early childhood education
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Rejane Maria de Araújo. Formação e profissionalização de professores da educação infantil na rede municipal de João Pessoa-PB. 2017. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
LIRA, Rejane Maria de Araújo. Formação e profissionalização de professores da educação infantil na rede municipal de João Pessoa-PB. 2017. 258 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9901
Data do documento: 11-Jul-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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