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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12636
Tipo: Tese
Título: Estudantes em movimento: a casa do estudante da Paraíba como espaço de formação de sujeitos (1963-1980)
Autor(es): Bezerra, Francisco Chaves
Primeiro Orientador: Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Resumo: Desde a década de 1960, jovens estudantes de Santana dos Garrotes – PB começaram a vislumbrar a Casa do Estudante da Paraíba como espaço de moradia na Capital. A partir daí, a Instituição vem ganhando notoriedade como importante instrumento que exerce uma função significativa na condução desses sujeitos que precisam dar continuidade aos estudos em João Pessoa. Aos poucos, foi nascendo uma trama que envolve as memórias do lugar de origem, o sinuoso movimento da convivência na Casa e as experiências educativas vivenciadas nos diferentes espaços transitados por esses indivíduos ao longo desse percurso. O desafio dessa pesquisa é identificar os elementos formativos que influenciaram a trajetória dos sujeitos que ali residiram, tendo como foco central apontar as feições dessa formação e como elas acontecem no âmbito de uma instituição educativa promotora de educação informal, no período compreendido entre 1963-1980. Trata-se de uma narrativa construída a partir das considerações conceituais de lugar social, cultural e institucional (CERTEAU) e das narrativas de memórias entendidas como ato pessoal de recordação, inserido numa dimensão coletiva (RICOEUR). Como instrumentos metodológicos, nos apropriamos da História Oral que proporciona a reconstituição dessa história por meio das memórias desses sujeitos ordinários que usam de táticas para contornar o discurso dominante e aparecer na arena das operações, terreno controlado pelas estratégias do próprio. Além das entrevistas, foram problematizadas como fontes, os livros de memórias sobre a CEP e um conjunto de artigos de jornais sobre a CEP (A UNIÃO, CORREIO DA PARAÍBA E O NORTE). A partir desse conjunto de fontes, foi possível identificar os elementos da formação forjados no interior da CEP e que ardilosamente aparece na construção, disseminação, na apropriação da narrativa dominante e na compreensão dos procedimentos legais (e os não oficiais) que permitiam o acesso à Instituição; nas negociações dos processos eleitorais que exigiam astúcias ainda não dominadas pelo sujeito principiante e, especialmente, nas diferentes formas de estudar e aprender. Um espaço de educação informal, portanto, que aparece como a matriz fundamental das experiências educativas e como o lado não visível de um conjunto de práticas educativas em que a educação escolar ocupa um lugar mais restrito (CANÁRIO).
Abstract: Since the 1960s, young students from Santana dos Garrotes - PB began to gleam the Student House of Paraiba as a living space in the Capital. Thenceforward, the Institution has been acquiring notoriety as an important instrument that plays a significant role in driving the men who are in a load of studies in João Pessoa. Gradually, a plot was born that involves the memories of the place of origin, the sinuous movement of coexistence in the House and the educational experiences experienced in the different spaces carried by these individuals along this route. The challenge of this research is to identify the formative elements that influenced the trajectory of the men that lived there, having as a main focus to aim the features of this formation and how they happen is not a category of an educational institution that promotes informal education, between the period of 1963 to 1980. It is a narrative constructed from conceptual considerations of social, cultural and institutional place (CERTEAU) and narratives of memories as an act of registration, inserted in a collective dimension (RICOEUR). As instruments for the reconstitution of history through memories, ordinary men who use tactics to contour, conversion and appearance in the arena of operations, the ground controlled by the structure of one's own. In addition to the interviews, they were problematized as sources, memories about a CEP and a set of newspaper articles about a CEP (THE UNION, CORRÍIO DA PARAÍBA E NORTE). From this set of sources, it was possible to identify the elements of the formation forged inside the CEP and that cunningly appears in the construction, dissemination, in the appropriation of the dominant narrative and in the understanding of legal procedures (unofficial) that allows the access to the Institution; in the negotiations of electoral processes that demanded wiles not yet dominated by the beginner subject and especially in the different forms of study and learning. An informal education place, for example, as a fundamental matrix of educational experiences and as the non-visible side of a set of educational practices in which school education occupies a more restricted place (CANÁRIO).
Palavras-chave: Casa do estudante da Paraíba
Memória de estudantes
Instituição educativa
Educação informal
Student house of Paraiba
Student memory
Educational institution
Informal education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12636
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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