Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8484
Tipo: Tese
Título: O neoliberalismo na educação pública alagoana durante o governo Teotonio Vilela (2007 a 2015)
Autor(es): Lira, Jailton de Souza
Primeiro Orientador: Aveiro, Jorge Fernando Hermida
Resumo: Esta tese analisa as consequências da gestão neoliberal do governo Teotonio Vilela (2007-2011; 2011-2015) para a educação pública estadual em Alagoas no contexto da conjuntura política, econômica e social resultante do processo de reformulação do sistema capitalista em meio à sua crise estrutural iniciada nas últimas décadas. Na educação pública alagoana, investiga especificamente as consequências do neoliberalismo na qualidade do ensino, no modelo de gestão e financiamento implementados, na formação e valorização dos profissionais da educação, além de refletir sobre as efetivas condições de trabalho destes profissionais. Portanto, esta tese centra-se sobretudo na avaliação de uma das principais políticas públicas brasileiras. É uma pesquisa de natureza qualitativa e metodologicamente utiliza as contribuições do materialismo histórico-dialético. A discussão sobre as consequências da implantação do neoliberalismo na educação em Alagoas articula-se ao debate mais amplo das reformulações políticas e econômicas verificadas no Brasil a partir do fortalecimento dos ideais neoliberais ao longo dos anos 1990 e 2000, no qual ficou evidenciado tanto o caráter neoliberal da gestão Vilela Filho quanto os prejuízos à qualidade da educação pública estadual.
Abstract: This thesis analyzes the consequences of the neoliberal management of government Teotonio Vilela (2007-2011; 2011-2015) for the state public education in Alagoas in the context of political, economic and social situation resulting from the capitalist system reshaping process in the midst of their crisis structural started in the last decades. In Alagoas public education, specifically investigates the consequences of neoliberalism in the quality of teaching, the management model and implemented financing, training and development of professionals in education, and reflect on the actual working conditions of these professionals. So this thesis focuses mainly on the assessment of one of the main Brazilian public policy. It is a qualitative research and methodologically uses the contributions of historical and dialectical materialism. The discussion on the consequences of the implementation of neoliberalism in education in Alagoas articulates the broader debate of political and economic reformulations observed in Brazil from the strengthening of neoliberal ideals over the years 1990 and 2000, which was evidenced both character neoliberal of Vilela Filho management as the damage to the quality of state public education
Palavras-chave: Educação pública
Public education
Financiamento
Gestão
Política Pública
Materialismo histórico
Dialético
Neoliberalismo
Financing
Management
Public Policy
Historical and dialectical materialism
Neoliberalism
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIRA, Jailton de Souza. O neoliberalismo na educação pública alagoana durante o governo Teotonio Vilela (2007 a 2015). 2016. 344 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8484
Data do documento: 4-Abr-2016
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.