Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8573
Tipo: Tese
Título: Agir crítico em nutrição: uma construção pela educação popular
Autor(es): Cruz, Pedro José Santos Carneiro
Primeiro Orientador: Melo Neto, José Francisco de
Resumo: O movimento de reorientação da nutrição como prática social e profissional vem crescendo e se consolidando nas últimas décadas, impulsionado principalmente pela persistência da exclusão social e da insegurança alimentar em nível global. Neste processo, as ações educativas em alimentação e nutrição ainda se situam, predominantemente, em modelos tradicionais baseados no tecnicismo e na transmissão de informações. Ainda que sejam feitas alusões a autores como Paulo Freire e na perspectiva da Educação Popular (EP), persiste uma distância entre o que é dito e o que é feito na prática cotidiana para uma ação transformadora da nutrição em contextos de insegurança alimentar. A partir de uma experiência no campo da Nutrição à luz da EP, por meio do Programa de Extensão “Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB”, o presente estudo tem como objetivo analisar como a EP fundamenta um agir crítico em Nutrição. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa com perspectiva dialética, construída por meio da pesquisa-ação. Como resultado, identificamos categorias que apontam para um agir crítico em Nutrição, sendo elas: o engajamento e compromisso com a realidade social ; participação, vínculo e construção compartilhada; construção em meio ao conflito e ao enfrentamento do capitalismo; educação em grupos comunitários; a superação do assistencialismo e reorientação do fazer clássico da nutrição nas ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) ; práxis ; e a interdisciplinaridade. Foi possível, ainda, apontar algumas reflexões para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na ótica da EP, dentre elas destacou-se a percepção da EAN como construção compartilhada, mediatizada pelo diálogo e pela participação popular, que requer mais do que ideias de intelectuais; exige o protagonismo do saber popular. Concluímos que a Educação Popular possui princípios, intencionalidades e abordagens capazes de trazer elementos para a superação da distância entre o debate crítico em torno da nutrição (principalmente no campo da SAN) e suas realizações no campo prático, particularmente as educacionais. Mesmo com limites, a experiência do PINAB aponta provocações e caminhos suficientes para enunciarmos a tese de que, efetivamente, a Educação Popular fundamenta uma teoria e uma prática de um agir crítico em Nutrição.
Abstract: The movement of reorientation of nutrition as social and professional practice has been growing and consolidating in recent decades, mainly driven by the persistence of social exclusion and food insecurity globally. In this process, the educational activities in food and nutrition also are located predominantly in traditional models based on technicality and transmission of information. Although allusions are made to authors such as Paulo Freire and the perspective of Popular Education (EP), there remains a gap between what is said and what is done in everyday practice for a transforming action of nutrition food insecure contexts. From an experience in the field of nutrition in the light of EP through the Extension Program "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica – PINAB ", this study aims to analyze how the EP founded a critical act in nutrition. So, we used a qualitative approach with dialectical perspective, built through action research. As a result, we identified categories that point to a critical act in nutrition, namely: engagement and commitment to social reality; share, bond and shared construction; building in the midst of conflict and confrontation of capitalism; education in community groups; overcoming the welfare and reorientation of classic making Nutrition in Food Security and Nutrition Actions (SAN); praxis; and interdisciplinarity. It was also possible to point out some reflections for Food and Nutrition Education (EAN) in the view of the EP, among them, stood out the perception of EAN as a shared construction, mediated through dialogue and popular participation, which requires more than ideas of intellectuals; but the role of popular knowledge. We conclude that the Popular Education has principles, intentions and approaches able to bring elements to overcome the distance between critical debate on nutrition (especially in the field of SAN) and his achievements in the practical field, particularly the educational ones. Even with limits, PINAB experience points sufficient provocations and ways to enunciate the thesis that, effectively, the Popular Education founded a theory and practice of a critical act in nutrition.
Palavras-chave: Nutrição
Nutrition
Educação Popular
Segurança Alimentar e Nutricional
Popular Education
Food Security and Nutrition
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CRUZ, Pedro José Santos Carneiro. Agir crítico em nutrição: uma construção pela educação popular. 2015. 397 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8573
Data do documento: 25-Mar-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivo Total6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.