Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837
Tipo: Tese
Título: Universidade aberta do Brasil: percursos e discursos na institucionalização de um sistema público de educação a distância
Autor(es): Pimentel, Marijane Alves Andrade
Primeiro Orientador: Aragão, Wilson Honorato
Resumo: O estudo investigou a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e sua institucionalização enquanto um Sistema Público de Educação a Distância. A tese aponta que a UAB se configura enquanto uma rede de sistemas complexos organizados, uma vez que cada sistema que compõe essa rede dispõe de elementos que se relacionam, paradoxalmente, de modo autônomo e interdependente. Assim, na constituição de um sistema não se pode prescindir do pressuposto da totalidade e da organização de modo que os elementos que o compõem sejam considerados a partir de suas inter-relações. Pautou-se numa pesquisa de natureza qualitativa, adotando a perspectiva sistêmica, tendo como instrumentos a análise bibliográfica, a análise documental e um formulário online, além de um estudo de campo, através das páginas virtuais das instituições de ensino vinculadas ao Sistema UAB. Fundamentou-se nas concepções sobre Sistemas a partir das contribuições de Ludwing von Bertalanffy (2010); Maturana e Varela (1995); Luhmann ( 2009); Edgar Morin (1977) e Frijot Capra (2010). Buscou-se nas teorias e concepções sistêmicas, elementos indicadores e característicos de um sistema, para à luz destes analisar o Sistema UAB em sua organização e estrutura.
Abstract: The study investigated the Open University of Brazil (UAB) and its institutionalization as a Public System of Distance Education. The thesis points out that UAB is configured as a network of organized complex systems, since each system that makes up this network has elements that are interrelated paradoxically, of autonomous and interdependent, from their differences. Thus, the constitution of a system can not do without the assumption of wholeness and organization so that the elements that compose it are considered from their interrelations. Guided in a qualitative research, adopting the systemic perspective, with the instruments to literature review, document analysis and an online form, and a field of study, through the virtual pages of educational institutions linked to the UAB System. It was based on the concepts of systems based on the contributions of Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana and Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) and Frijot Capra (2010). Sought on the theories and systemic concepts, indicators and characteristic elements of a system, to the light of those analyze the UAB system in their organization and structure.
RESUMEN. El estudio investigó la Universidad Abierta de Brasil (UAB) y su institucionalización como un Sistema Público de Educación a Distancia. La tesis señala que UAB está configurado como una red de sistemas complejos organizados, ya que cada sistema que hace que esta red tiene elementos que se interrelacionan paradójicamente, de autónoma y interdependiente, de sus diferencias. Por lo tanto, la constitución de un sistema no puede prescindir de la asunción de la totalidad y la organización para que los elementos que la componen son considerados de sus interrelaciones. Guiado en una investigación cualitativa, adoptando la perspectiva sistémica, con los instrumentos de revisión de la literatura, análisis de documentos y un formulario en línea, y un campo de estudio, a través de las páginas virtuales de instituciones educativas vinculadas al Sistema de la UAB. Se basa en los conceptos de los sistemas basados en las contribuciones de Ludwig von Bertalanffy (2010); Maturana y Varela (1995); Luhmann (2009); Edgar Morin (1977) y Frijot Capra (2010). Buscamos en las teorías y conceptos sistémicos, indicadores y elementos característicos de un sistema, a la luz de los análisis del sistema de la UAB, en su organización y estructura.
Palavras-chave: Sistema
Educação a distância
Ensino superior
Política educacional
System
Distance education
Higher education
Educational policy
Educación a distancia
Educación superior
Política educativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18837
Data do documento: 27-Fev-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarijaneAlvesAndradePimentel_Tese.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons