Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488
Tipo: | Tese |
Título: | Competências em tecnologias digitais na Educação Superior no Brasil e em Portugal |
Autor(es): | Fernandes, Maria Onilma Moura |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Resumo: | Investiga a construção das competências em Tecnologias Digitais na Educação Superior, efetivada no âmbito de experiências desenvolvidas em Universidades no Brasil e em Portugal, tomando como parâmetros os Relatórios Europeus sobre a aprendizagem e a inovação como um referencial de construção de competências e os construtos teóricos desenvolvidos por Le Bortef. As competências priorizadas no estudo foram a Aprendizagem e Inovação e a Competência Digital, por se tratarem de competências consideradas pela União Europeia como necessárias à inclusão de homens e mulheres no atual contexto sociocultural de convergência tecnológica. Os dados contidos nos Projetos Pedagógicos de Cursos em 09 Universidades brasileiras e 03 Universidades portuguesas foram analisados com o uso do Web Qualitative Data Analysis – WebQDA, software de apoio à análise de dados qualitativos não numéricos e não estruturados e permitiu aglutinar dados em forma de matrizes numéricas, trianguladas, com discursos descritivos. Os dados foram inseridos com a utilização de técnicas de Análise Documental e Análise de Conteúdo para identificar o conceito de competência na literatura e a presencialidade das competências requeridas dos egressos. O resultado da pesquisa apontou para a não integração, combinação e mobilização de recursos responsáveis, segundo Le Boterf para construção de competências, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Esse resultado pode ser constatado quando da incipiência na identificação de Competências de Aprendizagem e Inovação e Competência Digital no rol das competências requeridas dos egressos formuladas nos referidos PPC. |
Abstract: | Investigates the constructions of competences in Digital Technologies in Higher Education, hired within developed experiences in universities of Brazil and Portugal, taking as parameters the European reports about Learning and Innovation as a reference of competences building and theorical constructs developed by Le Borted. The Learning and Innovation and Digital Competences were priorized skills in the study for been considerate competences by European union necessary for men and women inclusion in the cultural and social current context of pedagogical projects courses in 09 brazilian universities and 03 portuguese universities were analyzed with the use of Web Qualitative Data Analysis – WebQDA – software support to the analyze of the qualitative data not numeric and under structured that allowed data agglutination in numerical and triangulated matrices with descriptive speeches. The data were introduced by the utilization of documentary analyze techniques and content of analyze with the purpose to identify the concept of skills in literature and presence of the required competences in graduated. The result of the research pointed to the integration, combination and mobilization from the responsible resources, according to Le Boterd skills constructions in Brazil and also in Portugal. This result can be testified by the incipience in identification of Learning and Innovation, Digital Competences in the required skills of the graduated that was formulated on the refered PPC. |
Palavras-chave: | Tecnologias digitais Digital Technologies Aprendizagem e Inovação Competência Digital Educação Superior Learning and Innovation Digital competence Higher Education |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | FERNANDES, maria Onilma Moura. Competências em tecnologias digitais na Educação Superior no Brasil e em Portugal. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8488 |
Data do documento: | 15-Mai-2015 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | Arquivo Total | 3,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.