Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9882
Tipo: Tese
Título: A relação das categorias pluralismo e ecletismo Epistemológico com a produção do conhecimento na história da educação
Autor(es): Silva, Maria das Graças Miranda Ferreira da
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: A presente tese, intitulada A Relação das Categorias Pluralismo e Ecletismo Epistemológico com a Produção do Conhecimento na História da Educação, teve como objetivo geral de estudo analisar a produção do conhecimento na área de educação Pós-Graduada – Stricto Sensu – na Universidade Federal da Paraíba, especificamente na linha de pesquisa em História da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, à luz das categorias Pluralismo e Ecletismo em suas dimensões epistemológicas. Tudo isso considerando os impasses contemporâneos presentes no saber social e na educação, fruto das crises que perpassaram as sociedades e as ciências humanas e sociais. O tipo de pesquisa configurou-se de tipo dialético e plural, de caráter teórico e com uma abordagem predominantemente qualitativa de análise, através da utilização das pesquisas bibliográfica e documental, como processos investigativos em torno da produção do conhecimento no campo da história da educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB. Nesse sentido, a fonte de pesquisa documental foram as teses e dissertações da mencionada linha de pesquisa e do referido Programa de Pós- Graduação. Foram encontradas 10 teses e 43 dissertações no acervo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB e na Biblioteca Setorial de Educação do Centro de Educação da UFPB, durante o período de 2009 a 2014. Período este em que foi possível ter acesso as primeiras teses defendidas no Doutorado do citado Programa, já que este Curso de Doutorado só iniciou-se no ano de 2003 na UFPB. Autores como Carlos Nelson Coutinho, Dermeval Saviani, François Dosse, Luciano Mendes de Faria Filho, Diana Gonçalves Vidal e outros, foram trabalhados nesta Tese. Dentre os resultados da pesquisa constatamos que o paradigma da subjetividade tem predominado na linha de pesquisa em História da Educação, bem como, as bases epistemológicas idealistas. Isto se confirma pela altíssima presença nesta linha de pesquisa, da matriz interpretativa da Nova História Cultural, que é permeada pelas características defendidas no mencionado paradigma social. Contudo, outras correntes interpretativas também convivem na referida linha de pesquisa, e também constatamos que apesar da predominância desta matriz da Nova História Cultural, há uma abertura ao Pluralismo Epistemológico que defendemos nesta tese. Concluímos que este Pluralismo defendido neste trabalho não se confunde com fragmentação do conhecimento, pois não é mera diversidade, mas, sim, uma diversidade que contém um fio condutor que a torna coesa e articulada. Este fio condutor diz respeito a busca pela aproximação com a perspectiva de totalidade, e isto se dá com análises contextualizadas, análises que interrelacionam micro e macro realidades, dialeticamente, análises que enfatizam a interação entre aspectos subjetivos e objetivos. Portanto, dessa forma, o pluralismo consegue vivenciar a unidade na diversidade, atingindo uma síntese dialética. PALAVRAS-CHAVE: Pluralismo Epistemológico. Ecletismo Epistemológico. História da Educação. Produção do Conhecimento.
Abstract: This thesis, entitled The Relationship of the Categories Pluralism and Eclecticism Epistemological with the Production of Knowledge in the History of Education, aimed to analyze the study’s overall production of knowledge in the area of postgraduate education – Stricto Sensu – in the Federal University of Paraíba, specifically in the line of research in History of Education, Postgraduate Program in Education, in the light of the Pluralism and Eclecticism categories in their epistemological dimensions. All this considering the dilemmas present in social knowledge and in education as the result of the crises that permeated the societies and the humanities and social sciences. The kind of research set up of dialectical and plural types, of theoretical character and with a predominantly qualitative analysis approach, through the use of bibliographic and documentary research, as investigative processes around the production of knowledge in the field of history of education of the Postgraduate Program in Education of UFPB. Accordingly, the source of documentary research were the theses and dissertations in the line of research in History of Education on the said Postgraduate Program. Ten theses and forty-three dissertations were found on the collection of Digital Library of Theses and Dissertations of UFPB and on Education Sector Library of the Center of Education of UFPB, during the period of 2009 to 2014. Period in which was possible have access to the firsts theses defended on the Doctorate of the said Program since this Doctoral Course only began in the year of 2003 on UFPB. Authors like Carlos Nelson Coutinho, Dermeval Saviani, François Dosse, Luciano Mendes de Faria Filho, Diana Gonçalves Vidal and others have been worked on this Thesis. Among the results of the research we found that the paradigm of subjectivity has prevailed in the line of research in History of Education as well as the epistemological idealists bases. This is confirmed by the very high presence, in this line of research, of the interpretative array of the New Cultural History that is permeated by the defended characteristics in the said social paradigm. However, others interpretative currents also live in the said line of research, and we also found that although the predominance of this matrix of the New Cultural History, there is an opening to the Epistemological Pluralism that we defend in this thesis. We conclude that this Pluralism defended in this work is not confused with fragmentation of knowledge, since it is not mere diversity, but rather a diversity containing a conducting yarn that makes it cohesive and articulate. This conducting yarn concerns the search for the approximation to reality perspective, and this is true of analysis contextualized, analysis that interrelate micro and macro realities, dialectically, analysis that emphasize the interaction between subjective and objective aspects. Therefore, in this way, the pluralism can experience the unity in the diversity, reaching a dialectical synthesis. Keywords: Epistemological Pluralism. Eclecticism Epistemological. History of Education. Production of knowledge.
Palavras-chave: Pluralismo Epistemológico
Ecletismo Epistemológico
História da Educação
Produção do Conhecimento
Epistemological Pluralism
Eclecticism Epistemological
History of Education
Production of knowledge
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Maria das Graças Miranda Ferreira da. A relação das categorias pluralismo e ecletismo Epistemológico com a produção do conhecimento na história da educação. 2015. 393 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9882
Data do documento: 1-Jul-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdf2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.