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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21250
Tipo: Tese
Título: Práticas educativas de normalistas no Cariri cearense (1923 – 1971): cadernos escolares - escritas femininas
Autor(es): Noronha, Isabelle de Luna Alencar
Primeiro Orientador: Cury, Cláudia Engler
Resumo: Este estudo tem como objetivo defender, à luz da história cultural, o argumento de que a disseminação de um ideário promovido pelas normalistas mestras, na região do Cariri cearense, é oriundo, dentre outras experiências, de seu processo formativo efetivado em meio a um projeto maior de desenvolvimento de um sentimento patriótico, moral e cívico para o Brasil, sob a tutela e o apoio incondicional da Igreja Católica. Assim, considerou-se que, na região do Cariri cearense, a primeira experiência de implantação do curso Normal deu-se sob os auspícios da Igreja Católica, especificamente a partir da ação do primeiro Bispo da Diocese do Crato (1914), D. Quintino de Oliveira e Silva, que fundou a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus (CFSTJ), que se tornaram as responsáveis pelo Colégio Santa Teresa de Jesus (CSTJ), também criado por ele, no mesmo dia de criação da Congregação, com o objetivo primeiro de dotar a região do Cariri cearense, especificamente a cidade do Crato, com uma Instituição de ensino dedicada à educação feminina. A presente pesquisa toma por fonte e objeto cadernos institucionais e escolares e está dividida em duas partes: na primeira, por meio, principalmente, da análise de cadernos institucionais da referida escola, discute-se a história do CSTJ, a implantação do curso normal na região do Cariri cearense e as práticas educativas a que as normalistas, ao tempo em que as receberam, ajudaram a disseminar. Na segunda parte, analisa as representações de práticas educativas por meio de cadernos escolares que fugiram ao destino que lhes seria próprio: o desaparecimento. Por meio desses cadernos, perceberam-se conteúdos e formas de organização de ensino, procedimentos e práticas educativas em que o ideal patriótico, cívico e religioso estava presente no desenvolvimento de um ensino pautado na “pedagogia nova católica”.
Abstract: This research aims to endorse, regarding to cultural history, the argument that the dissemination of ideas by normalistas masters in Cariri from Ceará state was originated, among other experiences, from their education process that happened during a bigger patriotic-feeling development project, which had also moral and civic aspects for Brazil, under the guardianship and unlimited support of Catholic Church. Thus, it was considered the fact that in Cariri from Ceará state, the first settlement of Normal Course happened under the auspices of Catholic Church. The person behind it was the first bishop from Crato’s diocese (1914), Dom Quintino de Oliveira e Silva, who founded the St. Terese of Jesus Daughters Congregation - S.T.J.D.C (Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus – C.F.S.T.J.). These people became in charge of St. Terese of Jesus School – S.T.J.S (Colégio Santa Teresa de Jesus – C.S.T.J.), also founded by the bishop in the same day as the Congregation, with the goal to give Cariri from Ceará, focusing on Crato city, an educational institution dedicated to women education. This research is divided in two parts. The first one analyses institutional notebooks from that school, discusses both the history of S.T.J.S. and the settlement of Normal Course in Cariri from Ceará, regarding to the educational procedures that Normalistas masters disseminated. The second section of this research analyses the representation of educational procedures through school notebooks that escaped from their natural destination: disappearance. From those notebooks, it was noticed some contents and teaching organization schemes, procedures and educational practices in which the patriotic, civic and religious ideas were present in developing a new teaching based in “new catholic pedagogy”.
Palavras-chave: Curso Normal
Cadernos escolares
Escritas femininas
Normal course
School notebooks
Women writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21250
Data do documento: 25-Mai-2015
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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