Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4842
Tipo: | Tese |
Título: | Educação e Saúde: A Ação do Professor e as Posturas Corporais Viciosas em Sala de Aula numa Visão Interdisciplinar |
Título(s) alternativo(s): | Education and Health: The Teacher s Action and the Vicious Body Postures in the Classroom in an Interdisciplinary Vision |
Autor(es): | Oliveira, Rosângela Guimarães de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | A postura corporal mantém o equilíbrio estático e dinâmico do ser humano, sendo desenvolvida gradativamente ao crescimento. Os problemas posturais das crianças em fase escolar, principalmente na fase do ensino fundamental, têm sido uma preocupação constante de pais, professores e terapeutas, pela antiga e difícil tarefa de educar para os bons hábitos posturais. Os vícios posturais adquiridos no dia a dia por essas crianças, principalmente em sala de aula, podem ser os responsáveis por patologias futuras, assim professores informados e uma boa orientação nesta fase escolar, sobre a postura corporal serão certamente os melhores instrumentos de prevenção e correção permanentes. O presente estudo envolveu professores e alunos do Ensino Fundamental II objetivando detectar quais os vícios posturais mais presentes em sala de aula, e partindo disso, conscientizar os discentes através de material educativo e facilitador, contribuindo na prevenção dos desvios de postura corporal. A pesquisa foi de caráter descritivo, exploratório e analítico dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com argumentos na fenomenologia e subjetividade. A nossa amostra constou de 24 professores e 240 alunos de duas escolas públicas estaduais. Todos os alunos participaram da observação investigativa durante as aulas, sendo apenas considerados os que apresentaram os maiores agravos quanto aos tipos de posturas corporais adotadas em sala de aula. Os resultados qualitativos foram analisados e discutidos a partir das respostas dos professores após as entrevistas, utilizando a metodologia de Bardin, além da análise dos vícios posturais detectados pelas imagens com os alunos, de acordo com cada variável elencada. Os dados quantitativos foram tratados segundo a estatística descritiva, utilizando o Excel e o Statistical Package for Social Sciences - SPSS. Observamos que os professores participantes, em sua maioria, nas duas escolas, não tiveram nenhuma formação em sua vida acadêmica sobre a temática abordada. Quanto aos alunos, observamos que todos por algum momento realizam posturas inadequadas, sendo mais freqüentes as posturas de flexão anterior do tronco com flexão exagerada do pescoço, com o aluno se debruçando sobre a mesa, ou os mesmos sentam quase deitados nas cadeiras. Devemos enfatizar que o uso de material educativo que trabalhe o tema em sala de aula, envolvendo Educação e Saúde numa visão interdisciplinar, é necessário. Tal entendimento conduz os profissionais e estudantes da área de saúde e da educação a trabalharem sobre os mais diversos temas em saúde, dentre eles postura corporal. Nesse sentido, a interdisciplinaridade foi e tem sido inspiradora de propostas de trabalho integrado com participação direta de profissionais de diversas áreas no ambiente escolar. Educar para a saúde numa perspectiva popular é trazer para uma reflexão a nossa prática enquanto participantes diretos da promoção da saúde do ser humano; é fazer pensar, sentir e criar situações para vencer os obstáculos de prevenção em nossa realidade. |
Abstract: | The body posture maintains the static and dynamic balance of the human, being gradually developed during growth. The postural problems of children in school phase, especially in primary school, have been a constant worry for the parents, teachers and therapists, for the ancient and difficult task of educating for good posture habits. The vicious postures acquired in a day to day basis by these children, especially in the classroom, may be responsible for future pathologies, this way informed teachers and good orientation in this school phase, about body posture will most certainly be the best instruments of prevention and permanent correction. The present study involved the teachers and students from Primary School II with the objective of detecting which vicious postures are most present in the classroom, and from this, bring awareness to the students through educative and facilitative material, contributing for the prevention of body posture deviation. The research was of descriptive, exploratory and analytical character, in a qualitative and quantitative approach, with arguments in phenomenology and subjectivity. Our sample consisted of the participation of 24 teachers and 240 students of two public state schools. All of the students participated in the investigative observation during lessons, only being considered the ones that presented the biggest damage as to the types of body postures adopted in the classroom. The qualitative results were analyzed and discussed from the answers of the teachers after the interviews, using the Bardin methodology, besides the analysis of the vicious postures detected by images with the students, in accordance with each listed variable. The quantitative data were treated in accordance to the descriptive statistic using Excel and Statistical Package for Social Sciences - SPSS. We observed that the participant teachers, in their majority, in both schools, did not have any formation in their academic lives about the approached thematic. As for the students, we observed that all of them in some moment had inadequate postures, being more common the postures of anterior flexion of the trunk with exaggerated flexion of the neck, with the student leaning over the table, or the students sit almost lying down on the chairs. We should emphasize that the use of educative material to work with the theme in the classroom, involving Education and Health in an interdisciplinary vision, is necessary. This understanding leads some professionals and students of the health and education area to work on diverse themes in health, among them body posture. In this sense, the interdisciplinarity was and has been the inspiration of propositions integrated work vision with direct participation of the professionals of diverse areas in the school environment. Educating for health in a popular perspective is to bring to reflection our practice while direct participants of the health promotion of the human being; it is to make think, feel and create situations to overcome barriers of prevention in our reality. |
Palavras-chave: | Educação Saúde Visão Interdisciplinar Education Health Interdisciplinary Vision |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Educação |
Citação: | OLIVEIRA, Rosângela Guimarães de. Education and Health: The Teacher s Action and the Vicious Body Postures in the Classroom in an Interdisciplinary Vision. 2010. 135 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4842 |
Data do documento: | 1-Dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 4,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.