Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4840
Tipo: Tese
Título: Práxis política no MST: produção de saberes e de sabedoria.
Autor(es): Silva, Rita de Cássia Curvelo da
Primeiro Orientador: Ireland, Timothy Denis
Resumo: Esta tese tem por objeto as lutas sociais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST, enquanto espaços de produção de saberes e de sabedoria pelas pessoas jovens e adultas. O que se procura explicar é a constituição de um processo educativo e a emergência de pedagogias da construção de novos seres sociais, através dos diferentes modos de organização e ação coletiva pensados e concretizados pelos(as) militantes, dirigentes e base social do Movimento. Partiu-se da hipótese de que, nos processos teóricos e práticos de luta, os trabalhadores e as trabalhadoras Sem Terra constroem saberes, tendo a prática social como ponto de partida, mas dialeticamente entrelaçada com as atividades de formação política promovidas pelo MST. A pesquisa decorrente da hipótese formulada propiciou a análise da produção de sabedoria pelos Sem Terra, a partir do pensar, sentir, querer e agir desses sujeitos, em especial na práxis política que desenvolvem. Priorizando uma metodologia qualitativa de pesquisa, optou-se pela diversificação de tipos humanos, com distintas histórias de vida e trajetórias no MST, habitantes de diferentes lugares do País. As fontes orais compuseram o principal recurso da pesquisa pela coleta sistemática de relatos autobiográficos com pessoas de todos os Estados em que o Movimento Sem Terra se encontra territorializado, através da técnica da entrevista semi-estruturada , além da observação participante e consulta a documentos impressos e audiovisuais. Como resultado das interações verbais entre a pesquisadora e as pessoas jovens e adultas pesquisadas, constata-se que estas, em sua práxis política, reforçada pelas outras formas fundamentais de práxis, sedimentam os aprendizados já adquiridos e constroem novos conhecimentos teóricos e práticos; desenvolvem sua afetividade; afirmam suas vontades individuais e formam um querer coletivo; assumem o papel de agentes históricos, protagonizando as lutas proletárias pela transformação da sociedade. Esse aprendizado dos sujeitos, a mudança nas relações sociais que experienciam e as lutas pela alteração das condições existenciais da classe trabalhadora, contudo, são processos permeados por muitas contradições, as quais contribuem tanto para o descenso de movimentos sociais como o MST, quanto para o avanço das lutas de massa.
Abstract: The object of study of this thesis are the social struggles of the Landless Rural Workers Movement MST, conceived as a space for the production and accumulation of knowledge by young people and adults. The study sets out to explain the constitution of an educational process and the emergence of pedagogies seeking to construct new social beings by means of different forms of organization and collective action elaborated and made concrete by militants, leaders and the social base of the Movement. Based on the hypothesis that it is in the theoretical and practical processes of struggle that landless workers construct their own knowledge which whilst taking social practice as the starting point is dialectically interwoven with activities of political formation promoted by the MST. Starting from this premise the research propitiated an analysis of the production of knowledge by the landless workers, based on the thinking, feeling, desires and actions of these subjects and, in particular, on the political praxis which they develop. Whilst prioritising a qualitative research methodology, we made an option for the diversification of human types, with distinct life histories and trajectories in the MST, from different places in the country. Oral sources composed the chief resource for the research, based on the systematic collection of autobiographical narratives of people from all the states in which the MST is active, by means of the technique of semi-structured interviews, in addition to participant observation and the study of printed and audio-visual documents. As a result of the verbal interaction between the researcher and the young people and adults researched, we found evidence that these consolidate the knowledge they acquire in their political praxis, strengthened by other fundamental forms of prais, and construct new theoretical and practical knowledge, develop their affectivity, affirm their individual desires and form a collective desire. They take on the role of historical agents, with a leading part in the proletariat struggles for the transformation of society. The subjects knowledge, the change in the social relations which they experience and the struggles for alterations in the existential conditions of the working class are, however, processes permeated by many contradictions which contribute to the weakening of social movements like the MST and to the advance of mass struggle.
Palavras-chave: MST
Pessoas Jovens e Adultas
Práxis
Saberes
Landless Rural Workers Movement (MST)
Young people and adults
Praxis
Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós Graduação em Educação
Citação: SILVA, Rita de Cássia Curvelo da. Práxis política no MST: produção de saberes e de sabedoria.. 2008. 294 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4840
Data do documento: 31-Out-2008
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf8,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.