Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30924
Tipo: Dissertação
Título: Indicadores de alfabetização científica como prática da transformação social e da dimensão socioemocional em livros didáticos de ciências da natureza: uma análise de atividades e conteúdo de ecologia
Autor(es): Santos, Geam Felipe Lima
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Resumo: Nas duas últimas décadas do século XXI, acompanhamos uma série de problemas relacionados a crise ambiental, política e sanitária da COVID-19, violação dos direitos humanos, circulação em massa de desinformação. Diante disso, muito tem se pensado acerca do Ensino das ciências/Biologia neste século, sua função no currículo escolar e na sociedade, sobretudo de que modo ele pode contribuir para uma formação científica na qual o sujeito se compreenda enquanto agente transformador da sociedade em que vive. A presente pesquisa visa analisar indicadores da alfabetização científica como prática da transformação social e a dimensão socioemocional nas atividades relacionadas ao conhecimento ecológico propostas em Livros Didáticos do PNLD 2021, de ciências da Natureza e suas Tecnologias. A metodologia adotada foi baseada na Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011), a partir das três etapas: pré-análise, análise e interpretação. Salienta-se, que o nosso corpus de análise foi a coleção aprovada pelo PNLD 2021 para o Ensino Médio, especificamente os volumes 3 e 4 da “Moderna Plus: Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. A análise dos dados, por sua vez, toma como base a perspectiva teórica de Duschl (2008), Stroupe (2015), Silva e Sasseron (2021), Pizarro (2014), Oliveira (2019), que discutem em seus trabalhos sobre os elementos fundamentais para implementação de uma AC comprometida com a transformação social. E também Bento, Junior e Rossi (2022) com suas contribuições acerca das dimensões socioemocionais. A partir do procedimento analítico, identificou-se que os indicadores dos domínios do conhecimento científico, de Alfabetização Científica comprometida com a transformação social e das dimensões afetivas não se apresentam nas atividades dos volumes e capítulos de maneira integrada e equilibrada, sendo esse um dos requisitos para alcançar a AC no nosso tempo, sobretudo que seja alinhada aos desafios e problemas do século XXI. Diante das constatações inferidas, revela a premente necessidade de mobilização integrada e equilibrada dos domínios do conhecimento científico, pois se trabalhados de forma isolada e desarticulada pouco ou quase nada contribuem para o tipo de AC que forme sujeitos que se compreenda agentes transformadores de sua realidade; dos indicadores de Alfabetização Científica voltados para a transformação social, sobretudo os que se referem a criar e atuar, uma vez que foram pouco verificados nas atividades propostas nos volumes de livros didáticos analisados; e, por fim, das dimensões socioemocionais, que foram pouco mobilizadas e, em alguns capítulos, não apareceram nas atividades propostas. Os resultados revelam, que as propostas de coleções didáticas para atender os objetivos do Novo Ensino Médio, no recorte das atividades e conteúdo de Ecologia, que analisamos, pouco contribuem no processo de Alfabetização Científica, que vá além das dimensões conceituais, teóricas, de mobilização do conhecimento científico na tomada de decisão, mas que também promova um processo de transformação do sujeito em meio à sociedade em que vive mais especificamente na ação coletiva de cidadania, numa espécie de ativismo político, social e cultural.
Abstract: In the last two decades of the 21st century, we have witnessed a series of issues related to environmental, political, and the COVID-19 health crisis, human rights violations, and the widespread circulation of misinformation. Faced with this, much thought has been given to the teaching of science/biology in this century, its role in the school curriculum and in society, especially in how it can contribute to a scientific education in which the individual understands themselves as a transformative agent in society. This research aims to analyze indicators of scientific literacy as a practice of social transformation and the socio-emotional dimension in activities related to ecological knowledge proposed in the 2021 PNLD (National Textbook Program) textbooks for Natural Sciences and their Technologies. The methodology adopted was based on Content Analysis from Bardin's perspective (2011), involving three stages: pre-analysis, analysis, and interpretation.It should be noted that our corpus of analysis was the collection approved by the PNLD 2021 for High School, specifically volumes 3 and 4 of "Moderna Plus: Natural Sciences and their Technologies." The data analysis is based on the theoretical perspective of Duschl (2008), Stroupe (2015), Silva and Sasseron (2021), Pizarro (2014), Oliveira (2019), which discuss the fundamental elements for implementing scientific literacy committed to social transformation. Also, Bento, Junior, and Rossi (2022) and their contributions to socio-emotional dimensions.Through the analytical procedure, it was identified that the indicators of the domains of scientific knowledge, scientific literacy committed to social transformation, and affective dimensions are not presented in the activities of the volumes and chapters in an integrated and balanced manner. This integration and balance are crucial requirements for achieving scientific literacy in our time, especially aligned with the challenges and issues of the 21st century.In light of the findings, it reveals the pressing need for an integrated and balanced mobilization of the domains of scientific knowledge because if they are worked on in isolation and disconnected, they contribute little or almost nothing to the kind of scientific literacy that shapes individuals as agents of transformation in their reality. This applies not only to the indicators of scientific literacy aimed at social transformation, especially those related to creating and acting, as they were rarely seen in the activities proposed in the analyzed textbooks but also to socio-emotional dimensions, which were rarely engaged and, in some chapters, did not appear in the proposed activities.The results indicate that the proposals of educational collections to meet the objectives of the New High School, in the context of the activities and contents of Ecology that we analyzed, contribute little to the process of scientific literacy that goes beyond conceptual and theoretical dimensions. It should also promote a process of transformation of the individual within society, specifically in collective civic action, a form of political, social, and cultural activism.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Alfabetização científica
Conhecimento ecológico
Transformação social
Afetividade no ensino
Livros didáticos - Ciências da natureza
Scientific literacy
Biology teaching
Ecological knowledge
Social transformation
Affection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30924
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeamFelipeLimaSantos_Dissert.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons