Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27272
Tipo: | Dissertação |
Título: | “O bedel do Lyceu desempenha bem o seu lugar” – um olhar sobre os bedéis da Parahyba do Norte (1836-1889) |
Autor(es): | Lira, Vanessa Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Barros, Surya Aaronovich Pombo de |
Resumo: | Trata-se de um trabalho dissertativo que tem por objetivo compreender o cargo de bedel no Lyceo da Parahyba do Norte. Para tanto, nossas fontes são os estatutos do colégio nos anos de 1837, 1846 e 1886, as legislações Oitocentistas sobre instrução pública e documentos burocráticos manuscritos coletados no Arquivo Histórico Waldemar Bispo Duarte – Funesc. O recorte temporal escolhido para este estudo é de 1836 a 1889, sendo o marco inicial o ano no qual se criou o cargo de bedel no colégio de ensino secundário na Parahyba e final, a última menção a tal ocupação na imprensa paraibana. Trabalhamos a organização da instrução pública a partir dos seus empregados e entendemos que existiu uma organização no sistema disciplinar de poder da qual o bedel foi protagonista quanto ao tema disciplina escolar. Vimos a diferença entre cargo, função e sujeito. O cargo é o título do emprego; a função; as obrigações a serem cumpridas; e os sujeitos foram as pessoas que fizeram (ou não) as regras serem seguidas. Concluímos que o cargo de bedel foi pensado para manter a ordem no Lyceo. No entanto, quando tratamos dos sujeitos, encontramos distinções de lugares sociais, a saber: Gervazio Victor da Natividade foi bedel, tenente e jornalista de impresso pernambucano, Laurindo Peregrino Bandeira de Mello, bedel e professor de ensino primário, e Joaquim Pavão de Vasconcellos, bedel e alferes. |
Abstract: | This is a dissertation that aims to understand the position of bedel at the Lyceo da Parahyba do Norte. To this end, our sources are the statutes of the school in the years 1837, 1846 and 1886, the Eighteenth-century legislation on public instruction and handwritten bureaucratic documents collected in the Historical Archive Waldemar Bispo Duarte - Funesc. The time frame chosen for this study is from 1836 to 1889, the initial mark being the year in which the position of bedel was created in the Parahyba secondary school and the final one the last mention of such occupation in the Paraiban press. We have worked on the organization of public education based on its employees and we understand that there was an organization in the disciplinary system of power in which the bedel was the protagonist about school discipline. We have seen the difference between position, function and subject. The position is the title of the job, the function the obligations to be fulfilled and the subjects were the people who made or did not make the rules be followed. We concluded that the position of bedel was intended to maintain order in the Lyceo. However, when we deal with the subjects we find distinctions of social places namely: Gervazio Victor da Natividade was a bedel, lieutenant and Pernambuco print journalist, Laurindo Peregrino Bandeira de Mello, bedel and elementary school teacher and Joaquim Pavão de Vasconcellos, bedel and ensign. |
Palavras-chave: | Educação - História Instrução pública Bedel - Lyceu – Parahyba do Norte Education - History Public education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27272 |
Data do documento: | 15-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VanessaGonçalvesLira_Dissert.pdf | 838,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons