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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27256
Tipo: Dissertação
Título: Memórias da docência: o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel na educação popular (1960-1970)
Autor(es): Silva, Luziel Augusto da
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: Esta pesquisa analisou o percurso formativo da professora Maria Salete Van Der Poel, considerando sua trajetória docente e as memórias de suas experiências na Educação Popular nos anos de 1960-1970, buscando compreender a história da docência e da Educação Popular na Paraíba na década de 1960, um período marcado por mudanças socioeconômicas, problemas sociais – altas taxas de analfabetismo e a falta de participação popular nas decisões do país – e emergência dos movimentos sociais e culturais impulsionados pelos segmentos intelectuais do nordeste, principalmente de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Metodologicamente, esta é uma pesquisa biográfica que foi realizada a partir das fontes bibliográficas (relatos autobiográficos contidos na produção intelectual da professora e livros que mencionam a biografada), orais (lembranças e memórias dos momentos de sua vida) e documentais (Lei nº 4.024/61, Lei nº 5.540/68, diploma de graduação, livro de memória de autoria da mãe da biografada). E para análise desses materiais utilizamos a análise documental, realizando uma interpretação dos dados à luz do referencial teórico, no qual contemplou autores como: NÓVOA, 2013; NÓVOA, 2014; VILLELA, 2016; CATANI, 2016; CATANI, 2017; JOSSO, 2010; PINEAU, 2006; DOMINICÉ, 2008; BRANDÃO, 20008; GOHN, 2013; SCOCUGLIA, 2016; PORTO E LAGE, 1994; BURKE, 1992; BENJAMIM, 1989; GHIRALDELLI JUNIOR., 2015; LOPES, 2001; DELORY-MOMBERGER, 2008; MACHADO E NUNES, 2017; BORGES, 2019; PASSEGGI, 2010; PERES, 2010; BUENO, 2002; LEVI, 2017; LE GOFF, 1994; THOMSON, 1997; BENJAMIM, 1989; JOSSO, 2010; LARROSA, 2017A; 2017B e BOURDIEU, 2006). Os resultados possibilitaram perceber que o percurso de formação da professora se constituiu atravessada de vários confrontos sociopolíticos (governo autoritário/Regime Militar e Movimentos sociais/ideias progressistas), embates ideológicos educacionais (política educacional alinhada ao capital, concepção de educação pautada no capitalismo e no governo militar e a emergência do pensamento de Paulo Freire e sua concepção de educação libertadora) e afirmações profissionais (afirmação como professora, militante e educadora popular). Bem como, contribuiu para compreensão da docência em espaços de Educação Popular.
Abstract: This research analyzed the formative path of teacher Maria Salete Van Der Poel, considering her teaching trajectory and the memories of her experiences in Popular Education in the years 1960-1969, seeking to understand the history of teaching and Popular Education in Paraíba in the 1960s. , a period marked by socioeconomic changes, social problems - high rates of illiteracy and the lack of popular participation in the country's decisions - and the emergence of social and cultural movements driven by the intellectual segments of the northeast, mainly from Pernambuco, Paraíba and Rio Grande do Norte . Methodologically, this is a biographical research that was carried out from bibliographic, oral and documentary sources. And for the analysis of these materials, we used document analysis, performing an interpretation of the data in the light of the theoretical framework. The results made it possible to perceive that the teacher's training course was constituted by several sociopolitical confrontations (authoritarian government/Military Regime and social movements/progressive ideas), educational ideological clashes (educational policy aligned with capital, a conception of education based on capitalism and military government and the emergence of Paulo Freire's thought and his conception of liberating education) and professional statements (affirmation as a teacher, activist and popular educator). As well, it contributed to the understanding of teaching in spaces of Popular Education.
Palavras-chave: Docência
Educação popular
Memória - Trajetória docente
Salete Van Der Poel
Memory
Teaching
Popular Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27256
Data do documento: 14-Nov-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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