Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23610
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre os becos das memórias e as vielas do silêncio: trajetórias de estudantes negros gays na Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Silva, Jacson de Jesus da |
Primeiro Orientador: | Silva, Jeane Félix da |
Resumo: | Ser homem “e” negro “e” gay “e” acadêmico apresenta marcas sociais distintas daquelas existentes em outros corpos negros; contudo, elas não são capazes de suprimir o racismo, pelo contrário, abrem brechas para articulações com outras formas de violência, dentre elas a homofobia. Com base nisso, esta pesquisa teve como objetivo: compreender as trajetórias de estudantes negros e gays da/na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), articuladas aos seus atravessamentos de raça e sexualidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, situada no campo dos Estudos Culturais da Educação cujo material empírico foi produzido por meio de entrevistas narrativas on-line com quatro estudantes negros e gays vinculados à UFPB, que foram analisadas na perspectiva da análise temática. A escrita é inspirada na escrevivência, conforme proposta por Conceição Evaristo. Os resultados das análises apontam para trajetórias que aproximam, sobretudo, pelas contiguidades estabelecidas a partir do sentimento de solidão e, por meio dela, das experiências de silenciamentos vivenciadas dentro e/ou fora da universidade. Em determinados momentos, o espaço da UFPB se revelou como um ambiente hostil e pouco acolhedor, no qual as marcas do corpo antecipavam a construção das relações, dos afetos, das vivências e da permanência de determinados participantes. Por isso, faz-se necessário construir, no ambiente da universidade, estratégias de enfrentamento a todas as formas de discriminação, valorizando este espaço como um espaço de convivência plural e de valorização das diferenças. |
Abstract: | To be a man "and" black "and" gay "and" academic present social marks different from those existing in other black bodies. However, they cannot suppress racism; on the contrary, they open gaps for articulations with other forms of violence, such as homophobia. Based on this, this research aimed to understand the trajectories of black and gay students from/at the Federal University of Paraíba (UFPB), articulated to their crossings of race and sexualities. This research is qualitative, located in Cultural Studies of Education, whose empirical material was produced through online narrative interviews with four black and gay students linked to UFPB, analyzed from thematic analysis. The writing is inspired by "escrevivência", as proposed by Conceição Evaristo. The analysis results point out trajectories that approach, especially by the contiguities established from the feeling of loneliness and, through it, the experiences of silencing lived inside and/ or outside the university. At certain times, the UFPB space revealed itself as a hostile and unwelcome environment. The body marks anticipated the construction of relationships, affections, experiences, and the permanence of some participants. Therefore, in the university environment, it is necessary to build strategies to face all forms of discrimination, valuing this space as a space for plural coexistence and appreciation of differences. |
Palavras-chave: | Trajetória educacional Ensino superior Raça Homem negro gay Estudos culturais da educação Educational trajectory University education Race Gay black man Cultural studies of education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23610 |
Data do documento: | 28-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JacsonDeJesusDaSilva_Dissert.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons