Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24167
Tipo: Dissertação
Título: O conhecimento biológico em livros didáticos de ciências dos anos iniciais: uma análise de parâmetros e indicadores de alfabetização científica
Autor(es): Azevedo, Gioconda Maria Medeiros
Primeiro Orientador: Pereira, Marsílvio Gonçalves
Resumo: O ensino de ciências é responsável por promover a Alfabetização Científica (AC), sendo importante para os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF), pois é o espaço de iniciação das crianças ao conhecimento científico, contribuindo para a formação e o desenvolvimento da cidadania dos estudantes. Conforme os documentos curriculares nacionais (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC), o conhecimento biológico faz parte da composição curricular da disciplina escolar Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental – conhecimento oriundo das várias áreas que compõem a Ciência e a Biologia, devendo, portanto, configurar nos livros didáticos, da disciplina, nesse nível escolar. Esses livros, atendendo ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), devem seguir as orientações curriculares vigentes na área de Educação em Ciências e Ensino de Biologia, mas constata-se que o conhecimento biológico, nesse nível de ensino, ainda é pouco estudado. Este trabalho toma como questões de pesquisa: a forma como os livros didáticos de ciências dos anos iniciais (PNLD/2019-2022) organizam-se na estrutura e na sequenciação dos conteúdos e atividades relacionados ao conhecimento biológico possibilitam aos alunos condições para o desenvolvimento de parâmetros e indicadores de AC? Como o conhecimento biológico está presente nos conteúdos que o envolvem identificados nos livros didáticos de Ciências para os anos iniciais, aprovados pelo PNLD (2019-2022) e como se relacionam com o processo de AC? O conhecimento biológico relaciona-se a ações, como fazer observações, levantar hipóteses e tentar comprová-las. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o conhecimento biológico está presente em livros didáticos de Ciências dos anos iniciais, por meio da análise de parâmetros e indicadores de AC. Já os objetivos específicos são: caracterizar o conhecimento biológico presente em livros didáticos de ciências do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; identificar os parâmetros e indicadores deAC difusos em conteúdos escolares caracterizados como conhecimento biológico e relacionar os indicadores de AC com as habilidades específicas para o ensino de ciências- anos iniciais, conforme a BNCC; destacar possíveis contribuições do conhecimento biológico presente nos livros analisados para o processo de Alfabetização Científica no contexto escolar. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa para localizar indícios de textos, esquemas, problematizações/questões e imagens, no contexto do conhecimento biológico em livros didáticos de ciências – anos iniciais (PNLD/2019-2022), para auxiliar o professor no desenvolvimento da AC e no conhecimento biológico de seus alunos. Foi escolhida, para a análise, uma coleção de livros de Ciências Naturais mais votada e adotada no Município de João Pessoa, Paraíba. A metodologia toma como base a Análise de Conteúdo de Bardin, do tipo categorial, que consiste em uma das modalidades da análise de conteúdo, com a construção de categorias que nos remete à identificação de verbos e termos de ação dentro dasunidades didáticas analisadas e relacionadas ao conhecimento biológico. A análise dos dados pautou-se na orientação teórica fornecida pelos três parâmetros de AC descritos por Shen (1975), considerando apenas a parte textual dos livros e alguns dos indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2008). A análise do material, inicialmente, identificou e caracterizou como o conhecimento biológico se faz presente nessas coleções e como definem esse conhecimento de forma bem estruturada em toda a coleção.
Abstract: Science teaching is responsible for promoting Scientific Literacy (SL), being important for the early years of Primary Education (EF), because it is the space of initiation of children to scientific knowledge, contributing to the formation and development of citizenship of students. According to national curriculum documents (National Curriculum Parameters – NCP and Common National Curriculum Base – CNCB), biological knowledge is part of the curriculum composition of the school subject Sciences for the early years of Elementary Education – knowledge from the various areas that make up the science of Biology, and should therefore be included in textbooks of the subject at this school level. These textbooks, according to the National Textbook Program (NTP), must follow the curricular guidelines in force in the area of Science Education and Biology Teaching, but it is observed that biologicalknowledge, at this level of education, is still little studied. This paper takes as research questions: does the way science textbooks for the early years (NTP/2019-2022) are organized in the structure and sequencing of the contents and activities related to biological knowledge enable students to develop SL parameters and indicators? How is biological knowledgepresent in the contents that involve it identified in science textbooks for the initial years, approved by the NTP (2019- 2022) and how do they relate to the SL process? Biological knowledge relates to actions, such as making observations, raising hypotheses and trying to prove them. The general objective of this research is to analyze how biological knowledge is present in early years science textbooks, through an analysis of parameters and indicators of SL and in what refers to biological knowledge. The specific objectives are: to characterize the biological knowledge present in science teaching in the early years in textbooks from 1st to5th grade and to characterize possible contributions of the biological knowledge present in theanalyzed textbooks for the Scientific Literacy process in the school context. Thus, a qualitative research was conducted to locate evidence of texts, schemes,problematizations/questions and images, in the context of biological knowledge in science textbooks - early years (NTP/2019-2022), to assist the teacher in the development of SL and biological knowledge of their students. It was chosen, for the analysis, a collection of Natural Sciences textbooks most voted and adopted in the Municipality of João Pessoa, Paraíba. The methodology is based on Bardin's Content Analysis, of the thematic type, which consists of one of the modalities of content analysis, with the construction of categories that lead us to theidentification of verbs and action terms within the analyzed didactic units and related to biological knowledge. The data analysis was based on the theoretical orientation provided by the three SL parameters described by Shen (1975), considering only the textual part of the books, some of the SL indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2008). The analysis of the material initially identified and characterized how biological knowledge is present in thesecollections and how they define this knowledge.
Palavras-chave: Conhecimento biológico
Alfabetização científica
Livro didático de ciências
Ensino fundamental
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Biological knowledge
Scientific literacy
Science textbook
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/24167
Data do documento: 31-Mar-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiocondaMariaMedeirosAzevedo_Dissert.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons