Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23326
Tipo: | Dissertação |
Título: | Escola cidadã integral técnica: atores, sujeitos, influências e a atuação da política em uma escola localizada no brejo paraibano |
Autor(es): | Silva, Thamyres Ribeiro da |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa consiste em compreender como a política de educação integral e de tempo integral em uma Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Paraibana tem atuado, considerando as categorias neoliberais que são introduzidos a partir da parceria público-privada. Tal pesquisa, vinculada à linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPB, encontra justificativa por dedicar-se a estudar um programa que atua em mais de 100 escolas no estado, alterando significativamente aspectos como gestão, currículo e a cultura organizacional das instituições educativas, com participação direta e indireta do setor privado. A partir de uma análise de documentos que tratam do tema Educação Integral, ressaltar os aspectos históricos, políticos e sociais de cada período, discutindo a reforma do Ensino Médio e como esta mudança embasou o modelo de Educação Integral Paraibana, apontando também as modificações específicas realizadas dentro das ECIT, já que estas se direcionam, além da Educação Integral, ao Ensino Técnico. Apresenta abordagem qualitativa, descritiva quanto aos objetivos traçados e faz uso do método de análise do Ciclo de Políticas de Stephen Ball e Richard Bowe. Através das dimensões contextuais da política de Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun e por meio das vozes dos sujeitos entrevistados foi possível compreender como a política está sendo interpretada e atuada dentro da instituição, tendo em vista que docentes, estudantes e gestor estão negando e modificando ideias como protagonismo, avaliações, áreas de conhecimento e relações de convivência, que sofrem interferência pela falta de infraestrutura e outras demandas que são apresentadas. |
Abstract: | The general objective of the research is to understand how the policy of full education's and full-time education's in a Technical Integral Citizen School (TICS) of Paraiba/Brazil has acted, considering the neoliberal categories that are introduced from the public-private partnership. This research, linked to the line of Educational Policies of the Master’s in Education of the Federal University of Paraíba, finds justification by to study a program that operates in more than 100 schools in the state, significantly altering aspects such as management, curriculum, and organizational culture of educational institutions, with direct and indirect participation of the private sector. From an analysis of documents dealing of the theme of Integral Education, it highlights the historical, political, and social aspects of each period, discussing the reform of High School and how this change underpinned the model of Integral Education in Paraíba, also pointing out the specific changes into the TICS, since they are directed to Integral Education and to Technical Education. Thus, it presents a qualitative approach, of descriptive kind in relation to the objectives outlined and makes use of the method of analysis of the Policy Cycle of Stephen Ball and Richard Bowe. Through the contextual dimensions of the politics of Stephen Ball, Meg Maguire, and Annette Braun as by voices of the subjects interviewed it was possible to understand how politics is being interpreted and acted into the institution, considering that teachers, students, and managers are denying and modifying ideas such as protagonist, evaluations, knowledge areas and relationships of coexistence, changed by the lack of infrastructure and others demands that are presented. RESUMEN. El objetivo general de la investigación es comprender cómo ha actuado la política de educación integral y de tiempo completo en una Escuela Ciudadana Integral Técnica (ECIT) de Paraíba/Brasil, considerando las categorías neoliberales que se introducen desde la asociación público-privada. Esta investigación, vinculada a la línea de Políticas Educativas de la Maestría en Educación de la Universidad Federal de Paraíba, encuentra justificación al estudiar un programa que actúa en más de 100 escuelas del estado, alterando significativamente aspectos como la gestión, el currículo y la cultura organizacional de las instituciones educativas, con participación directa e indirecta del sector privado. A partir del análisis de documentos que tratan el tema de la Educación Integral, destaca los aspectos históricos, políticos y sociales de cada período, discutiendo la reforma de la Enseñanza Media y cómo ese cambio sustentó el modelo de Educación Integral en Paraíba, señalando también los cambios específicos en las ECIT, ya que están dirigidas a la Educación Integral ya la Educación Técnica. Así, presenta un abordaje cualitativo, de tipo descriptivo con relación a los objetivos trazados y hace uso del método de análisis del Ciclo de Políticas de Stephen Ball y Richard Bowe. A través de las dimensiones contextuales de la política de Stephen Ball, Meg Maguire y Annette Braun, así como de las voces de los sujetos entrevistados, fue posible comprender cómo la política está siendo interpretada y actuada en la institución, considerando que docentes, estudiantes y directivos están negando y modificando ideas como protagonismo, evaluaciones, áreas de conocimiento y relaciones de convivencia, cambiadas por la falta de infraestructura y otras demandas que se presentan. |
Palavras-chave: | Educação integral Escolas cidadãs integrais técnicas Parceria público- privada Neoliberalismo Integral education Technical integral citizen schools Public-private Partnership Neoliberalism Educación integral Escuelas ciudadanas integrales técnicas Asociación público-privada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23326 |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ThamyresRibeiroDaSilva_Dissert.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons