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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22667
Tipo: Dissertação
Título: Cursos presenciais de pedagogia na Paraíba: investigando referenciais sobre educação especial inclusiva e comunicação alternativa
Autor(es): Neves Júnior, Pedro Carlos das
Primeiro Orientador: Massaro, Munique
Resumo: Esta pesquisa de mestrado da linha Processos de Ensino-Aprendizagem possui um diálogo teórico com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, cujo paradigma foi garantido por meio de lutas e movimentos sociais que, aos poucos, foi se materializando em leis, declarações e nos saberes necessários para a formação de professores. Considera-se que, para além de um conhecimento distante e vago sobre inclusão, é necessário que os professores tenham competências para construírem espaços significativos de aprendizagem para os estudantes público-alvo da Educação Especial, com recorte nos com necessidades complexas de comunicação. Desse modo, a Comunicação Suplementar e Alternativa se mostra como um relevante conteúdo para os cursos de formação de professores. O objetivo geral foi: analisar referenciais acerca da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa nos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia das universidades públicas paraibanas. Os objetivos específicos foram: caracterizar nos cursos investigados referenciais nos projetos pedagógicos de curso e nos componentes curriculares que versam sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa e identificar, por meio de docentes, conhecimentos e estratégias sobre a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Suplementar e Alternativa em suas práticas pedagógicas. O método utilizado para a pesquisa foi o estudo de casos múltiplos, por sua investigação se dar em sete cursos de Pedagogia. Para a coleta de dados foram selecionados os projetos pedagógicos dos cursos e aplicado um questionário com 22 docentes das instituições públicas de Ensino Superior investigadas. Para a análise dos dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram, sobre a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que os cursos investigados tratam essa temática em seus Projetos Pedagógicos de Curso e práticas pedagógicas. Contudo, os cursos que evidenciaram mais referenciais sobre o tema foram o curso da Universidade Federal de Campina Grande e o da Universidade Estadual da Paraíba, ambos localizados em Campina Grande. Sobre a Comunicação Suplementar e Alternativa, nenhum dos cursos investigados contemplaram nos Projetos Pedagógicos de Curso essa área de estudo, porém, por meio do questionário, foi identificado que há docentes que trabalham essa temática em componentes específicos da área da Educação Especial, mostrando, portanto, que a Comunicação Suplementar e Alternativa tem, ainda que minimamente, aparecido em cursos de Pedagogia na Paraíba, nas práticas em sala de aula. Sobre a Comunicação Suplementar e Alternativa os cursos que se destacaram foram o da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, em Mamanguape e a Universidade Estadual da Paraíba em Campina Grande. Desse modo, conclui-se que os cursos investigados precisam oferecer mais componentes curriculares específicos da área da Educação Especial que ofereçam um estudo aprofundado sobre como trabalhar com pessoas com deficiência, como utilizar recursos de Comunicação Suplementar e Alternativa e tratarem a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de forma interdisciplinar em mais componentes básicos do currículo. Essas considerações precisam estar explícitas no Projeto Pedagógico do Curso, por ele materializar e indicar os rumos formativos que o curso trilhará, explicitando, sobretudo, o olhar humanizador e inclusivo que os docentes precisam traduzir em práticas pedagógicas.
Abstract: This Master's research in the Teaching-Learning Processes line has a theoretical dialogue with Special Education from the perspective of Inclusive Education, whose paradigm was guaranteed through struggles and social movements that, little by little, materialized in laws, declarations and in the knowledge necessary for the training of teachers. It is considered that, in addition to a distant and vague knowledge about inclusion, it is necessary for teachers to have the skills to build meaningful learning spaces for students who are the target audience of Special Education, focusing on those with complex communication needs. In this way, Augmentative and Alternative Communication is shown as a relevant content for teacher training courses. The general objective was: to analyze references about Special Education from the perspective of Inclusive Education and Augmentative and Alternative Communication, in the degree courses in Pedagogy of public universities in Paraíba. The specific objectives were: to characterize the courses investigated as references in the pedagogical course projects and in the curricular components that deal with Special Education from the perspective of Inclusive Education and Augmentative and Alternative Communication and to identify, through teachers, knowledge and strategies about Special Education from the perspective of Inclusive Education and Augmentative and Alternative Communication in their pedagogical practices. The method used for the research was the study of multiple cases, as its investigation took place in seven Pedagogy courses. For data collection, the pedagogical projects of the courses were selected and a questionnaire was applied with 22 professors from the investigated public higher education institutions. For data analysis, Content Analysis was used. The results showed, on Special Education in the Perspective of Inclusive Education, that the investigated courses deal with this theme in their Pedagogical Course Projects and pedagogical practices. However, the courses that showed the most references on the subject were the courses at the Federal University of Campina Grande and the State University of Paraíba, both located in Campina Grande. Regarding Augmentative and Alternative Communication, none of the investigated courses included this area of study in the Pedagogical Course Projects, however, through the questionnaire, it was identified that there are teachers who work on this theme in specific components of the Special Education area, thus showing, that Augmentative and Alternative Communication has, albeit minimally, appeared in Pedagogy courses in Paraíba, in classroom practices. Regarding Augmentative and Alternative Communication, the courses that stand out were the Federal University of Paraíba in João Pessoa, in Mamanguape and the State University of Paraíba in Campina Grande. Thus, it is concluded that the investigated courses need to offer more specific curriculum components in the area of Special Education that offer a specific and in-depth study in the technical dimension on how to work with people with disabilities, such as the Augmentative and Alternative Communication resources, and also treat Special Education from the perspective of Inclusive Education in an interdisciplinary way in more basic components of the curriculum. These considerations need to be explicit in the Course's Pedagogical Project, as it materializes and indicates the formative paths that the course will follow, explaining, above all, the humanizing and inclusive look that teachers need to translate into pedagogical practices.
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Pedagogia e Educação
Curso e currículo
Sistemas de comunicação alternativos e aumentativos
Special education
Inclusive education
Pedagogy and Education
Course and curriculum
Augmentative and alternative communication systems
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22667
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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