Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23005
Tipo: Dissertação
Título: O discurso sobre a função epistêmica da imagem visual no Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Autor(es): Farias, Micarla Lopes de
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: A imagem visual é um artefato cultural, cuja produção acontece pela ação humana. A sociedade contemporânea tornou-se altamente imagética, considerando os variados gêneros de imagem, os diversos lugares e dispositivos no qual ela se faz presente em nosso cotidiano. Além disso, as imagens visuais possuem variadas funções: ilustrativa, mnemônica, decorativa, simbólica e epistêmica. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) tem sido responsável pela distribuição de livros de forma gratuita e sistematizada. Nos Guias de Livros Didáticos do PNLD, podemos encontrar não somente a resenha dos exemplares, como também os aspectos exigidos pelo programa para a seleção das coleções que serão utilizadas em toda a Educação Básica Pública. Considerando a hipótese de que há imagens com função epistêmica presente no programa nacional de livros, o objeto desta pesquisa é o discurso sobre a função epistêmica da imagem visual no PNLD e a abordagem teórico metodológica empregada é a Análise Arqueológica do Discurso (Foucault, 2008). Ao mapear os Guias do PNLD, escavar os fragmentos enunciativos que tratam da imagem com função epistêmica, analisamos as suas regularidades e identificamos uma série de correlações que possibilitam conhecer as condições de possibilidade do discurso investigado, assentadas em três séries discursivas: I) a imagem concebida enquanto texto; II) a imagem empregada com finalidades metodológicas; e III) a imagem cumprindo funções epistemológicas, as quais confirmam a hipótese verificada.
Abstract: The visual image is a cultural artifact, whose production takes place through human action. Contemporary society has become highly imagetic, considering the various genres of image, the different places and devices in which it is present in our daily lives. Furthermore, visual images have different functions: illustrative, mnemonic, decorative, symbolic and epistemic. The National Book and Didactic Material Program (PNLD) has been responsible for the systematic and free distribution of books. In the PNLD Textbook Guides, we can find not only the review of the copies, but also the aspects required by the program for the selection of collections that will be used throughout Basic Public Education. Considering the hypothesis that there are images with an epistemic function present in the national book program, the object of this research is the discourse on the epistemic function of the visual image in the PNLD and the theoretical-methodological approach used is the Archaeological Discourse Analysis (Foucault, 2008). When mapping the PNLD Guides, analyzing the enunciative fragments that deal with the image with an epistemic function, we analyzed their regularities and identified a series of correlations that make it possible to know the conditions of possibility of the investigated discourse, based on three discursive series: I) the image as text; II) the image used for methodological purposes; and III) the image fulfilling epistemological functions, which confirm the verified hypothesis.
Palavras-chave: Discurso
Imagem visual
Função epistêmica
PNLD
Speech
Visual image
Epistemic function
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23005
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MicarlaLopesDeFarias_Dissert.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons