Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22815
Tipo: Dissertação
Título: A profissionalização na atuação docente da educação infantil
Autor(es): Correia, Lindinalva de Alcântara
Primeiro Orientador: Palhano, Tânia Rodrigues
Resumo: A presente dissertação insere-se nas discussões do universo da formação de professores e trata de investigar a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil, que tem influenciado pesquisas e debates nesse campo educacional. Este tema emerge da trajetória percorrida pelas próprias experiências profissionais. A pesquisa está orientada no enfoque fenomenológico para compreendermos a percepção docente acerca da profissionalização e suas inter-relações com a atuação. Foi, precisamente, por valorizar o pensamento do sujeito de maneira singular nas vivências de mundo que fomos levados a trabalhar com um grupo de oito docentes da Educação Infantil do município de João Pessoa, Paraíba, buscando analisar o sentido que emerge da descrição das experiências vivenciadas pelos docentes no contexto da construção da profissionalização. Este estudo tem por objetivo geral compreender a profissionalização na atuação docente da Educação Infantil. Já no que concerne aos objetivos específicos, optamos por analisar como se constitui a profissionalização de professores na Educação Infantil; destacar os elementos construtores da profissionalização docente na Educação Infantil; apontar em que medida a experiência de professores na Educação Infantil é considerada, por eles, um elemento construtor da profissionalização. Adotamos a abordagem qualitativa de cunho exploratório, pois permite maior envolvimento com o objeto de estudo. Quanto à pesquisa empírica, foi realizada com cinco docentes de um CREI e três de uma escola pública municipal de João Pessoa, Paraíba. Para a obtenção das informações, utilizamos como instrumento de pesquisa: a observação não participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Em relação ao método de análise, optamos pela análise de conteúdo, como forma de apreender a realidade, considerando, principalmente, a prática social dos sujeitos. Os dados colhidos por esses instrumentos foram analisados e interpretados pela análise categorial, que consiste em uma das técnicas da análise de conteúdo, e funciona por desmembramento do texto em categorias, objetivando desvendar o que está por trás das palavras sobre as quais se debruça. Evidenciou-se que a construção da profissionalização na atuação docente da Educação Infantil apresenta desafios, que possivelmente incide na ausência de elementos importantes para a questão de tornar-se professor(a).
Abstract: This dissertation is inserted in the discussion of the universe of the teachers’ background and tries to investigate the professionalization in the teaching performance of Early Childhood Education, which has influenced researches and debates in the educational field. This subject appears from the path taken by own professional experiences. The research is based in the phenomenological approach to we understand the teaching perception about the professionalization and its interrelations with the performance. It was precisely for valuing the subject thinking from a unique way in the world experiences that made us to work with a group of eight teachers of Early Childhood Education from the municipality of João Pessoa – PB, trying to analyse the sense that appears from the descriptions of lived experiences by the teachers in the context of the building of the professionalization. This study has as a main purpose to understand the professionalization in the teaching performance in the Early Childhood Education. About the specific purposes, we opted for analysing how happens the professionalization of teachers in the Early Childhood Education; highlight the constuctor elements of the teaching professionalization in the Early Childhood Education; point out to what extent the teachers’ experience is considered by them, constuctor element of the professionalization. We worked with the exploratory qualitative approach, because it allows a better involvement with the object of study. About the empirical research, it was done with five teachers from a CREI and three teachers from a public school from João Pessoa- PB. To acquisition of information we used as research instruments: The observation not participant, the field diary and semistructured interview. About the method of analysis, we opted for the content analysis, as a way of understanding reality, considering, mainly, the social practice of the subjects. Data achieved by these instuments were analyzed and interpreted by categorical analysis, that consists in one of the technics of the analysis of content, and functions by dismemberment of the text into categories aiming to discover what is behind of the words on which you dwell. It was showed that the building of the professionalization in the teaching performance shows challenges, that probably falls upon the absence of important elements for the question of becoming a teacher.
RESUMEN. La presente disertación está inserida en las discusiones del universo de la formación de profesores y busca investigar la profesionalización en la actuación docente de la Educación Infantil, que ha influenciado pesquisas y discusiones en este campo educacional. Este tema surge de la trayectoria desarrollada por sus propias experiencias profesionales. La pesquisa está direccionada en el enfoque fenomenológico para comprendernos la percepción docente sobre la profesionalización y sus inter-relaciones con la actuación. Fue precisamente por valorar el pensamiento del sujeto de modo singular en las vivencias del mundo que fuimos conducidos a trabajar con un grupo de ocho profesores de la Educación Infantil de la ciudad de João Pessoa – PB, buscando analizar el sentido que surge de la descripción de las experiencias vividas por ellos, en el contexto de la construcción de la profesionalización. Este estudio tiene el objetivo general comprender la profesionalización en la actuación docente de la Educación Infantil. En los objetivos específicos, elegimos analizar cómo se compone la profesionalización de profesores en la Educación Infantil; resaltar los elementos constructores de la profesionalización docente en la Educación Infantil; presentar en cual medida la experiencia de maestros en la Educación Infantil é considerada, por ellos, un elemento constructor de la profesionalización. Adoptamos el abordaje cualitativo de forma exploratoria, una vez que, permite mayor interacción con el objeto de estudio. Ya la pesquisa empírica fue realizada con cinco maestros de un CREI e tres de una escuela pública de la ciudad de João Pessoa-PB. Para obtención de las informaciones utilizamos como instrumento de pesquisa: la observación no participante, el diario de campo y la entrevista semiestructurada. En relación al modo de hacer el análisis, elegimos por el análisis de contenido como manera de aprender la realidad, considerando, principalmente, la práctica social de los sujetos. Los dados de esos instrumentos fueron analizados e interpretados por el análisis categorial, que consiste en una de las técnicas de análisis de contenido, y funciona por desmembramiento del texto en divisiones, con el objetivo de descubrir lo que está detrás de las palabras cuyas se analiza. Fue visto que la construcción de la profesionalización en la actuación docente de la Educación Infantil presenta desafíos que posiblemente sobreviene en la falta de elementos importantes para la cuestión de hacerse profesor/a.
Palavras-chave: Educação infantil
Profissionalização
Atuação docente
Early childhood education
Professionalization
Teaching performance
Educación infantil
Profesionalización
Actuación docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22815
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LindinalvaDeAlcântaraCorreia_Dissert.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons