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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23004
Tipo: Dissertação
Título: Práticas educativas do Movimento de Educação de Base – MEB: a alfabetização/conscientização de jovens e adultos pelas ondas do rádio (1961-1964)
Autor(es): Guedes, Kilma Cristeane Ferreira
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar as práticas educativas e as estratégias alfabetizadoras desenvolvidas pelo Movimento de Educação de Base - MEB, que promoveram a conscientização e a politização de jovens e adultos pertencentes à classe popular, no recorte de 1961 a 1964. O MEB emergiu em um cenário de efervescência política e ideológica no Brasil e no mundo, tendo sido criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, com o apoio do Governo Federal, oficializado pelo Decreto nº 50.370/1961. Suas atividades foram implementadas por meio de escolas radiofônicas, utilizando “as ondas do rádio” para promover o processo educativo, nas quais professor locutor, monitor e alunos se esforçavam para superar as barreiras do ensino remoto à época. Em 1963, a cartilha Viver é lutar foi adotada como suporte pedagógico. A história, a memória e o legado do MEB se entrecruzam nas representações de suas práticas educativas, entretanto, percebe-se que, conforme o cenário histórico se modificava, eles foram postos ora em transbordamento, ora em esvaziamento. Para compreender essa dinamicidade e os meandros dessas práticas educativas, esse estudo se debruçou sobre fontes escritas e iconográficas e, especialmente, as produzidas pelo MEB e seus participantes. Utilizou-se como aporte teórico metodológico os estudos da Teoria da Memória em Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Nora (1993) e da Teoria das Representações à luz de Chartier (1988, 1991), em diálogo com a História da Educação de Jovens e Adultos e os estudos de Paiva (2003), Freire (1967, 1987), Fávero (2004, 2006), entre outros. As análises apontaram contribuições, contradições e desdobramentos dessas práticas educativas, configuradas como estratégias de conscientização/politização das massas populares, que colaboram até o momento presente, com a promoção da educação de jovens e adultos, ratificando a importância do MEB para a História da Educação Brasileira.
Abstract: The present study aims to analyze the educational practices and literacy strategies developed by Movimento de Educação de Base - MEB, that have promoted awareness and politicization of youth and adults belonging to the popular class, from 1961 to 1964. MEB emerged in a scenario of political and ideological effervescence in Brazil and in the world, having been created by Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, with Federal Government support, made official by Decree nº 50.370/1961. Its activities were implemented by the radio schools, using “radio waves” to promote the educational process, that teacher-speaker, monitor and students struggled to overcome the barriers of remote learning at this time. In 1963, Viver é Lutar booklet was adopted as a pedagogical support. MEB history, memory and legacy intertwine in the representations of its educational practices, however, it is pointed that, as long as the historical scenario had changed, they were sometimes overflowing, sometimes emptying. To understand this dynamism and the intricacies of these educational practices, this study focused on written and iconographic sources and, especially, those produced by MEB and its participants. The theoretical-methodological support was the study of Le Goff (1990), Halbwachs (1990), Nora´s (1993) Theory of Memory and the Theory of Representations by Chartier´s (1988, 1991) light, in dialogue with History of Youth and Adult Education and the studies of Paiva (2003), Freire (1967, 1987), Fávero (2004, 2006), among others. The analyzes pointed out contributions, contradictions and developments of these educational practices, configured as awareness/politicization strategies of the popular masses, that have collaborated until this time with the promotion of youth and adult education, confirming the importance of the MEB for Brazilian History of Education.
Palavras-chave: História da educação
MEB
Práticas educativas
Memória
Representações
History of education
Educational practices
Memory
Representation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/23004
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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