Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22564
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processo de juvenilização da educação de jovens e adultos entre os anos de 2000 e 2019: um estudo na Escola Joaquim Braz Pereira - município de Sobrado/PB |
Autor(es): | Luna, Edno Paulino de |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Resumo: | O presente estudo está voltado para o diálogo sobre o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas décadas iniciais do milênio (2000 a 2019), tendo como panorama o sistema escolar público do município de Sobrado, na Zona da Mata paraibana e os respectivos alunos do Ensino Fundamental II da modalidade EJA como sujeitos da pesquisa. Para tal, traçamos como objetivos: delinear uma análise crítica da história da EJA no contexto brasileiro; elencar os dados colhidos nas atas da Escola Joaquim Braz Pereira (EJBP), Ensino Fundamental II nos últimos 20 anos (2000-2019) e, por fim, tecer considerações acerca das ações da gestão municipal da EJA. Tomando como referencial para realizar e analisar este estudo as contribuições teórico-metodológicas da educação popular no Brasil Nesse rumo, apresentamos um estudo de caso inserido no marco referencial da teoria crítica marxiana, com abordagem documental a partir da leitura das atas da escola referenciada como amostra essencial de um contexto, também direcionada pelos objetivos. Mesmo enfrentando as dificuldades ocasionadas pela pandemia do COVID 19, esta pesquisa veio demonstrar que todo o processo de juvenilização ocorrido na EJA compreende um fenômeno que perpassa momentos históricos, conjunturais, com fortes influências do que podemos chamar de condições sociais locais das quais podemos salientar: demanda, moradia, renda e trabalho. |
Abstract: | This study is focused on the dialogue on the process of youthization of Youth and Adult Education (EJA) in the early decades of the millennium (2000 to 2019), with the public school system of the municipality of Sobrado, in the Zona da Mata paraibana and the respective students of elementary school II of the EJA modality as subjects of the research. To this end, we set the following objectives: to outline a critical analysis of the history of the EJA in the Brazilian context; to list the data collected in the minutes of the Joaquim Braz Pereira School (EJBP), Elementary School II in the last 20 years (2000-2019) and, finally, to make considerations about the actions of the municipal management of the EJA. Taking as a reference to perform and analyze this study the theoretical- and comprehensive contributions of popular education in Brazil In this direction, we present a case study inserted in the frame of reference of Marxian critical theory, with documentary approach from the reading of the minutes of the school referenced as an essential sample of a context, also directed by the objectives. Even facing the difficulties caused by the COVID-19 pandemic, this research demonstrated that the whole process of juvenilization that occurred in the EJA comprises a phenomenon that permeates historical moments, conjunctures, with strong influences of what we can call local social conditions that we can highlight: demand, housing, income and work. |
Palavras-chave: | Juvenilização EJA Educação popular Sobrado/PB Juvenilization Popular education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22564 |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EdnoPaulinoDeLuna_Dissert.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons