Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18258
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação escolar quilombola na mesorregião do litoral sul do estado da Paraíba: um estudo da sua trajetória a partir do Ciclo de Políticas (CP) |
Autor(es): | Malaquias, Vilma Helena |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Resumo: | A presente dissertação é o resultado de uma pesquisa que objetivou investigar a compreensão dos atores da política (docentes, supervisoras e gestoras), sobre a Educação Escolar Quilombola (EEQ). Para o desfecho do estudo, o movimento ciclíco (CP) foi utilizado para a condução dos desdobramentos do presente objeto, qualificada na política educacional como uma ação afirmativa indutora para o reconhecimento e pertencimento para as populações negras quilombolas, tomando a lei 10.639/2003 como suporte legal de efetivação de direitos à diversidade étnica e racial na escolarização destas populações. Este estudo emergiu de um contexto histórico de avanços, entraves e retrocessos, que aponta para as dificuldades de institucionalização das políticas de promoção de igualdade étnico e racial no âmbito escolar. Para desenvolver a pesquisa, utilizou-se os autores e autoras nacionais do campo de emancipação da política investigada, e como aporte teórico-metodológico, os ciclos de políticas do sociólogo Stephen J. Ball e colaboradores, desde o Contexto de Influências ao Contexto de Prática, investigando a trajetória da EEQ, desde a sua formulação até a sua atuação no âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, na qual se estuda os documentos normativos e explora-se o campo empírico, para dar conta da análise do seu objeto. A pesquisa no campo de estudos (escolas) realizou-se em três unidades de ensino situadas em Comunidades Remanescentes de Quilombo (CRQ), pertencentes à rede da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Conde/Paraíba (SEMECE), envolvendo docentes, supervisoras e gestoras que atuam nas diversas etapas do ensino fundamental nas referidas unidades. Um questionário semiestruturado foi o instrumento que serviu para coletarmos os dados. Foram utilizados também fotografias e artefatos para a composição da coleta. Para análise dos dados utilizamos o aporte teórico-metodológico em Ball (2016) e Bardin (2011). A pesquisa teve como resultado contradições e tensões no trato da atuação da política (EEQ) na visão de seus atores nas instituições. A constatação nos permitiu considerar que a compreensão dos textos legais assume diferentes interpretações para os atores da política in loco, e implicações para o contexto da prática, cuja afirmação epistemológica afro-brasileira na escola encontra-se em dificuldades diante de um contexto político e pedagógico, que abriga restrições às questões da diversidade cultural nas políticas educacionais que, ao se negligenciar as questões inerentes à diversidade, fortalece-se a sua invisibilidade nos espaços formativos da escola e no currículo. Nesse sentido, o estudo revelou também que outros espaços micropolíticos são constituídos para a atuação da política, outras negociações se estabelecem nesses espaços educativos, contudo, não garante na experiência pedagógica a inclusão da Lei 10639/2003, como indutora de afirmação para a educação escolar quilombola. |
Abstract: | The present dissertation is the resulted of a research that aimed to instigate the undrstanding of the actors of the policy (teachers; supervisors and managers), about Quilombolla Scholl Education (EEQ). For the outcome of the study, the cyclical moviment (CP) was used to conduct the unfolding of this object, qualified in educational policy, an affirmative action that induces the recognition and the feeling of belonging to a black population quilombola, using the law 10.639/2003 as a legal indicative to ensure the implementation of rights, as ethnic and racial diversity providing schooling for the population. This study emerged from a historic context characterized by advancements, obstacles and regressions, which points out to institutionalization difficulties of promoting racial and ethnic polices in the school context. To carry out this research, we based on the theoretical background of some national authors that work with emancipation of the investigated policy and on the theoretical-methodological policy cycle of the sociologist Stephen J. Ball and other collaborators, taking from the influencing context to a practical context, investigating the trajectory of EEQ, its formulation and performance in a school context. It is a qualitative and exploratory research, in which the normative documents are studied and the empirical field is explored in order to reach the goals of the study. The research was carried out in three fields of the study (schools), situated in the Former Quilombo Communities belonging to the Municipal Department of Education, Culture and Sports of Conde, Paraiba. It involved the participation of teachers, supervisors and managers that work in the aforementioned elementary/middle schools. A semi-structured survey was used to collect data, as well as some pictures and artifacts. To analyze the data, we based on the theoretical-methodological background pointed by Ball (2016) and Bardin (2011). The research resulted in contradictions and stress regarding the policies application (EEQ) in the view of actors in the institutions. The finding enabled us to consider that the comprehension of the legal texts assumes different interpretations for the policy actors (in loco), and the implications for the practical context, since the Afro-Brazilian epistemological affirmation presents some difficulties in the school in the face of the political and pedagogical context that limits the cultural diversity in the educational policies. Thus, when it neglects issues dealing with diversity, it reinforces its invisibility in the formative spaces in the schools and into the curriculum. In this way, the research also showed that other micro political spaces are built for policy and other negotiations are established in the education contexts, however, it does not ensure the implementations of the law 10639/2003 as a guarantee of a Quilombola School Education. |
Palavras-chave: | Escolarização quilombola Política educacional Ciclo de políticas Quilombola education Educational policy Cycle of policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18258 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VilmaHelenaMalaquias_Dissert.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons