Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20668
Tipo: | Dissertação |
Título: | Implementação da educação em tempo integral nas escolas socioeducativas paraibanas: desafios e perspectivas |
Autor(es): | Brito, Vanessa Araújo Toscano de |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | A Paraíba iniciou, há cerca de cinco anos, um processo de implantação de escolas em tempo integral na sua rede estadual de ensino. No ano de 2017, as escolas do sistema socioeducativo também passaram por essa reformulação. Tendo-se em vista as mudanças ocorridas, trabalhamos com a análise do processo de implementação da proposta de educação integral em contexto de privação da liberdade, bem como as adaptações necessárias, levando em consideração as especificidades do ambiente. A rotatividade em espaços de privação de liberdade é alta, havendo, assim, jovens que ficarão entre três meses e até três anos nesses espaços. Logo, urge entender sobre como a nova estrutura pedagógica e de gestão educacional está funcionando nas instituições escolares socioeducativas e compreender se de fato está proporcionando uma abertura dos adolescentes à projeção de um futuro diferente. No que diz respeito à relevância teórica do tema, há escassez de estudos na área, visto que a Paraíba é o primeiro Estado do país a adotar em todo seu sistema socioeducativo uma política educacional que crie parâmetros para educação em tempo integral. Diante do exposto, este trabalho teve por objetivo geral analisar como está sendo implementada a política educacional em tempo integral nas escolas socioeducativas paraibanas e como objetivos específicos: investigar o que diz a literatura sobre adolescência e delinquência juvenil, frente aos dispositivos legais nacionais e internacionais acerca da infância e adolescência; compreender a estrutura e funcionamento das unidades socioeducativas paraibanas, caracterizando a estrutura da escola em tempo integral no Estado da Paraíba; e apontar considerações sobre o processo de implantação a partir da fala dos gestores. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, sob a forma de um estudo de caso, cujo instrumento utilizado para coletar os dados foi uma entrevista semiestruturada contendo seis perguntas, realizada com dez membros que fizeram ou fazem parte da equipe responsável pela implementação da política de educação integral a nível de Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (FUNDAC) e de Secretaria de Estado da Educação, da Ciência e Tecnologia (SEECT) na Paraíba. Os dados obtidos durante a coleta foram analisados à luz do referencial de Bardin acerca da Análise de Conteúdo. Como resultados, percebemos que a escola trouxe diversos benefícios para a educação, em sua integralidade, na vida dos adolescentes privados de liberdade, contudo ainda há desafios a serem vencidos para que a escola funcione de forma a promover uma práxis diferente na vida destes. |
Abstract: | It started, five years ago, in Paraíba a process of implementing full-time schools in its state education network. In 2017, a reformulation of Paraíba social and educational system was carried out and the same educational proposal was implemented in the schools of this system. In view of the changes that have occurred, we work with the analysis of the implementation process of the proposal for full-time education in the context of deprivation of liberty, as well as the adaptations that are necessary, considering the specificities of the environment. The turnover in deprivation of liberty spaces is high, so there are young people who will stay between three months and up to three years in these spaces. Therefore, there is an urgent need to understand how the new pedagogical and educational management structure is working in socio-educational school institutions and to understand whether it is in fact providing an opening for adolescents to project a different future. With regard to the theoretical relevance of the theme, there is a scarcity of studies in the area, since Paraíba is the first state in the country to adopt an educational policy throughout its socio-educational system that creates parameters for full-time education. In view of the above, this work had the general objective of analyzing how full-time educational policy is being implemented in socio-educational schools in Paraíba, and as specific objectives: to investigate what the literature on adolescence and juvenile delinquency says, in face of national and international legal provisions about childhood and adolescence; comprehend the structure and functioning of Paraiba's Socio-Educational Units, characterizing the structure of the full-time school in the State of Paraíba; and to point out considerations about the implementation process based on the managers' speech. This is an exploratory field study with a qualitative approach, in the form of a case study, whose instrument used to collect the data was a semi-structured interview containing six questions, conducted with ten members who were or currently are part of the team that was responsible for implementing the full-time education policy at the “Alice de Almeida” Child and Adolescent Development Foundation (FUNDAC) and the State Department for Education, Science and Technology (SEECT) in Paraíba. The data obtained during the collection were analyzed in the light of Bardin's reference about Content Analysis. As a result, we realize that the school has brought several benefits to education, in its entirety, in the lives of adolescents deprived of their liberty, however there are still challenges to be overcome for the school to function in a way that promotes a different praxis in their lives. |
Palavras-chave: | Socioeducação Educação integral Adolescência Políticas educacionais Resocialization Full-time Education Adolescence Educational policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20668 |
Data do documento: | 5-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VanessaAraujoToscanoDeBrito_Dissert.pdf | 57,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons