Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18150
Tipo: | Dissertação |
Título: | A interdisciplinaridade no processo de ensino: percepções e práticas de docentes no projeto interdisciplinar do Programa Escola Nota 10 |
Autor(es): | Tomaz, Valdilenilza Virgulino de Sousa |
Primeiro Orientador: | Palhano, Tânia Rodrigues |
Resumo: | A presente dissertação discute a interdicisplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um conceito polissêmico na literatura educacional e sua compreensão persiste como um desafio aos docentes e a prática escolar. A pesquisa foi desenvolvida com cinco docentes de uma Escola Pública Municipal de João Pessoa, Paraíba. Tivemos como objetivo, compreender a percepção docente acerca da interdisciplinaridade no Projeto Interdisciplinar do Programa Escola Nota 10. Adotamos o enfoque fenomenológico para compreendermos a interdicisplinaridade e suas inter-relações com a prática de ensino. Em relação ao método de análise, optamos pela redução fenomenológica com a intenção de descrever e apresentar o fenômeno em sua essência vivenciado pelos sujeitos. Quanto a técnica de análise dos relatos e das informações, utilizamos a entrevista oral semiestruturada. Nas considerações, demonstramos que a interdicisplinaridade perpassa o processo de ensino e aprendizagem com várias interpretações no discurso e na prática pedagógica, nesta relação, as docentes expressam dificuldades conceituais e metodológicas para definir a interdicisplinaridade, ora associam este conceito a multidisciplinaridade, ora ao enfoque globalizador. Mencionamos que a interdicisplinaridade nos Projetos Interdisciplinares não se caracteriza como uma proposta pedagógica, mas como uma rotina de trabalho habitual do currículo que se aproxima de uma política educacional de premiação do desempenho escolar e do trabalho docente. No que tange ao trabalho com (método de projetos) Projetos Interdisciplinares, desenvolvido nas escolas municipais, observamos que esta proposta se vincula à meritocracia educacional e deve ser denominado de projetos de ensino, e não projetos de aprendizagem, uma vez que o projeto é executado pelas professoras em uma ou mais disciplinas. Com isso, enfatizamos a necessidade de subsídio teórico-metodológico para auxiliar a compreensão das docentes sobre a prática interdisciplinar e a flexibilidade no planejamento de ensino, na organização do currículo e na utilização dos recursos didáticos, diante à falta de autonomia dos professores e dos alunos na construção de uma proposta pedagógica, pensada de forma integral. |
Abstract: | This dissertation discusses interdisciplinarity in the teaching and learning process. It is a polysemic concept in educational literature and its understanding remains a challenge to teachers and school practice. The research was carried out with 05 teachers from a Municipal Public School in João Pessoa, Paraiba. We aimed to understand the teaching perception about interdisciplinarity in the Interdisciplinary Project of the Escola Nota 10 Program. We adopted the phenomenological approach to understand interdisciplinarity and its interrelationships with teaching practice. Regarding the analysis method, we opted for the phenomenological reduction with the intention of describing and presenting the phenomenon in its essence experienced by the subjects. Regarding the technique for analyzing the reports and information, we used the semi-structured oral interview. In the considerations, we demonstrate that interdisciplinarity permeates the teaching and learning process with several interpretations in the discourse and pedagogical practice, in this relationship, the teachers express conceptual and methodological difficulties to define interdisciplinarity, sometimes associating this concept with multidisciplinarity, sometimes with the globalizing focus. We mentioned that interdisciplinarity in Interdisciplinary Projects is not characterized as a pedagogical proposal, but as a routine work routine in the curriculum that comes close to an educational policy to reward school performance and teaching work. Regarding the work with (project method) Interdisciplinary Projects, developed in municipal schools, we observed that this proposal is linked to educational meritocracy and should be called teaching projects, and not learning projects, since the project is carried out by teachers in one or more subjects. Thus, we emphasize the need for theoretical and methodological support to help teachers understand the interdisciplinary practice and flexibility in teaching planning, curriculum organization and the use of teaching resources, given the lack of autonomy of teachers and students in the construction of a pedagogical proposal, thought in an integral way. |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Processo de ensino e aprendizagem Projeto interdisciplinar Meritocracia educacional Método de projetos Interdisciplinarity Teaching and learning process Interdisciplinary project Educational meritocracy Project method |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18150 |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ValdilenilzaVirgulinoDeSousaTomaz_Dissert.pdf | 795,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons