Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18460
Tipo: | Dissertação |
Título: | História do curso de Pedagogia do Centro de Educação da UFPB: fontes documentais e memórias de professores (1984-1996) |
Autor(es): | Ferrer, Rossana Farias Queiroz |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
Resumo: | Esse trabalho buscou analisar o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, considerando documentos e as memórias dos professores que vivenciaram a história de reestruturação curricular (1984-1996) do curso. Desde a institucionalização no sistema de ensino superior, em 1939, o curso de Pedagogia no Brasil é permeado por polêmicas sobre sua especificidade e características, sendo que essas discussões se refletiram nas legislações que ao longo de décadas regulamentaram os objetivos do curso e o escopo da sua matriz curricular. Nesse contexto, começam a surgir no país mobilizações nacionais compostas por educadores com intuito de reformular o curso, motivados pelo entendimento da ação docente como fundamento do trabalho pedagógico, contestando a fragmentação em habilitações decorrente da política educacional da ditadura militar até então vigente. Nesse espaço, desponta o intento desse trabalho, focado na periodização de 1984 a 1996, mediante a justificativa de representar um período em que houve intensas mobilizações por parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba, em consonância aos movimentos educacionais que ocorriam no país, resultando na criação de uma Comissão Interna de Reformulação do curso de Pedagogia composta por professores do Centro de Educação, em 1984. O período estende-se até o ano de 1996, quando, de fato, ocorreu a reestruturação curricular por meio da Resolução nº 13/96 do CONSEPE. Nesse caminho, as memórias dos professores que participaram desse contexto foram convidadas para um retorno ao passado, manifestando-se em forma de lembranças, de esquecimentos ou silêncios. Para contemplar esse enlace produtivo entre memória e história, esse trabalho revela o viés político-educacional que envolveu essa periodização e as implicações para a matriz curricular do curso de Pedagogia. |
Abstract: | This work sought to analyze the Pedagogy Course of the Federal University of Paraíba, considering documents and the memories of teachers who experienced the history of curriculum restructuring (1984-1996) of the Course. Since the institutionalization in the higher education system in 1939, the Pedagogy Course in Brazil is permeated by controversies about its specificity and characteristics, and these discussions were reflected in the legislation that over the decades regulated the course objectives and the scope of its curriculum. In this context, national mobilizations composed by educators to reformulate the course, motivated by the understanding of the teaching action as the foundation of the pedagogical work, are beginning to emerge in the country, contesting the fragmentation in qualifications resulting from the educational policy of the military dictatorship until then. In this space, the intention of this work, focused on the period from 1984 to 1996, through the justification of representing a period in which there were intense mobilizations by the academic community of the Federal University of Paraíba, in line with the educational movements that took place in the country, resulting in the creation of an Internal Commission for Reformulation of the Pedagogy Course composed by teachers of the Education Center in 1984. The period extends until 1996, when, in fact, the curricular restructuring occurred through CONSEPE Resolution 13/96. In this way, the memories of the teachers who participated in this context were invited to return to the past, manifesting themselves in the form of memories, forgetfulness or silence. To contemplate this productive link between memory and history, this work reveals the political-educational bias that involved this periodization and the implications for the curricular matrix of the Pedagogy Course. |
Palavras-chave: | História Memória Reestruturação curricular Curso de Pedagogia History Memory Curricular restructuring Pedagogy course |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18460 |
Data do documento: | 20-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RossanaFariasQueirozFerrer_Dissert.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons