Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18398
Tipo: | Dissertação |
Título: | Pensamento algébrico: um estudo exploratório com estudantes de Pedagogia |
Autor(es): | Nascimento, Rosilda Santos do |
Primeiro Orientador: | Azerêdo, Maria Alves de |
Resumo: | Os profissionais formados no curso de Pedagogia, caracterizados como "professores polivalentes" são responsáveis por ensinar todos os componentes curriculares do ensino fundamental – anos iniciais, incluindo a disciplina de Matemática. A partir das orientações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), para essa área, uma das Unidades Temáticas corresponde ao ensino da Álgebra do 1° ao 9° ano, com objetivos e habilidades definidos. Com base em Tardif (2002), Pimenta (1999), Curi (2004) e Serrazina (2002), apresentamos os saberes necessários na formação docente, juntamente com a trajetória e conceituações do pensamento algébrico através das ideias de Lins e Gimenez (1998), PCN (1998), Van de Walle (2009), Kaput (2008), Ponte, Branco e Matos (2009), dentre outros autores, que afirmam que o pensar algebricamente nada mais é do que produzir significados para as situações em termos de números e operações aritméticas com as igualdades, desigualdades, generalizar e perceber regularidades. Nessa circunstância, a presente pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos estudantes de um curso de Pedagogia acerca de situações-problema que envolvam o Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo tem uma abordagem qualitativa, pois busca interpretar o fenômeno da compreensão do pensamento algébrico por estudantes de Pedagogia. Além disso, esta pesquisa tem um caráter exploratório, pois teve como finalidade familiarizar-se com um assunto ainda pouco investigado. As informações foram obtidas através de um questionário aplicado a 29 estudantes em duas turmas de um curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba com perfis diferentes. O questionário foi composto de questões contemplando os aspectos sociais, acadêmicos e profissionais dos participantes, além de questões didáticas correspondendo aos anos iniciais do Ensino Fundamental relacionadas à Álgebra. As informações coletadas foram categorizadas a partir da análise de conteúdo de Bardin (1979) e analisadas à luz do referencial teórico sobre formação docente e Pensamento Algébrico. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes utilizou representações aritméticas para as resoluções das situações-problema abrangendo o Pensamento Algébrico. Outro ponto foi o índice significativo de erros para as soluções das questões, embora todas pudessem ser resolvidas com conceitos aritméticos. Assim concluímos destacando a necessidade do aprimoramento de conhecimentos básicos de aritmética para o ensino de Matemática junto aos estudantes de Pedagogia, os quais serão a base para a construção de conceitos algébricos. |
Abstract: | The professionals trained in the Pedagogy course, characterized as "multipurpose teachers" are responsible for teaching all the curricular components of elementary school - early years, including the subject of Mathematics. Based on the guidelines present in the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017), for this area, one of the Thematic Units corresponds to the teaching of Algebra from the 1st to the 9th year, with defined objectives and skills. Based on Tardif (2002), Pimenta (1999), Curi (2004) and Serrazina (2002), we present the necessary knowledge in teacher education, along with the trajectory and conceptualizations of algebraic thinking through the ideas of Lins and Gimenez (1998) , PCN (1998), Van de Walle (2009), Kaput (2008), Ponte, Branco and Matos (2009), among other authors, who state that thinking algebraically is nothing more than producing meanings for situations in terms of numbers and arithmetic operations with the equalities, inequalities, generalize and perceive regularities. In this circumstance, the present research aimed to analyze the knowledge of students of a Pedagogy course about problem situations involving Algebraic Thinking in the early years of Elementary School. The study has a qualitative approach, as it seeks to interpret the phenomenon of the understanding of algebraic thinking by students of Pedagogy. In addition, this research has an exploratory character, as it aimed to become familiar with a subject that has not been investigated yet. The information was obtained through a questionnaire applied to 29 students in two classes of a Pedagogy course at the Federal University of Paraíba with different profiles. The questionnaire was made up of questions covering the social, academic and professional aspects of the participants, in addition to didactic questions corresponding to the early years of elementary school related to algebra. The information collected was categorized based on the content analysis of Bardin (1979) and analyzed in the light of the theoretical framework on teacher education and Algebraic Thinking. The results indicated that the majority of the participants used arithmetic representations to solve the problem situations covering Algebraic Thinking. Another point was the significant error rate for the solutions to the questions, although all could be solved with arithmetic concepts. Thus, we conclude by highlighting the need to improve basic knowledge of arithmetic for teaching mathematics to students of Pedagogy, which will be the basis for the construction of algebraic concepts. |
Palavras-chave: | Pensamento algébrico Formação de professores Ensino de matemática nos anos iniciais Resolução de problemas Algebraic thinking Teacher training Teaching mathematics in the early years Problem solving |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18398 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RosildaSantosDoNascimento_Dissert.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons