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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18312
Tipo: | Dissertação |
Título: | Gênero e representações sociais sobre identidade profissional de estudantes de Pedagogia |
Autor(es): | Ferreira, Rafaela Maria e Silva |
Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | O processo histórico de feminização do magistério reflete-se na constituição da Pedagogia como um curso feminizado, o que se traduz em representações sociais que o associam qualitativamente ao gênero feminino. Ancorada nos Estudos Culturais da Educação, nas Teorias Feministas e de Gênero e na Teoria das Representações Sociais, esta pesquisa objetiva responder como gênero perpassa as representações sociais da identidade profissional de 47 estudantes pré-concluintes de Pedagogia dos turnos da manhã, tarde e noite. Desenvolvida no curso de Pedagogia do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que fez uso da técnica de survey (levantamento) em formato de questionário aberto proposto por Ioannis Tsoukalas (2006). Ao fazer uso associado da abordagem estrutural das representações sociais para perceber seu processo de construção e de análises quanti-qualitativas sobre seus produtos, percebeu-se que gênero atua como elemento constituído e constituinte de representações sociais organizadas em torno do núcleo central docente relacionado ao ensino. Contudo, ao se ampliar esta concepção de docência para incluir outros campos de atuação do/a pedagogo/a, as mulheres representam a docência associada à gestão, enquanto que os homens demonstram preferência pela pesquisa. Além disso, a associação entre dimensões afetivas e características de desvalorização da profissão é percebida melhor por elas, ocasionada pela própria condição feminina. Assim, evidencia-se que homens e mulheres, apesar de construírem suas representações sociais em torno da palavra docente, as organizam por meio de elementos periféricos distintos. Como contribuição, a pesquisa destaca permanências e transformações nas representações sociais da identidade do/a pedagogo/a quanto ao gênero, o que potencializa estratégias de mudança nestas representações e no próprio currículo da formação. |
Abstract: | The historical process of feminizing the teaching profession is reflected in the shaping of Education as a feminized major, which leads to social representations that qualitatively associate it to the female gender. Grounded in Cultural Studies in Education, Feminist and Gender Theories, and Social Representations Theory, this quanti-qualitative study aims to assess how gender pervades social representations of the professional identities of 47 graduating Education majors from morning, afternoon, and evening programs at Federal University of Paraíba (João Pessoa Campus). It consisted of a survey in open questionnaire format, as proposed by Ioannis Tsoukalas (2006). The use of the structural approach of social representations, to assess its formation process, combined with the quanti-qualitative analysis of its products shows that gender acts as a constitutive and constituent element of social representations organized around teaching as its core. However, by expanding the concept of teaching to include other areas of occupation for educators, women represent teaching as it relates to management, whereas men show preference towards research. Moreover, the link between affection and devaluating characteristics of the profession is better perceived by women, stemming from the female condition itself. Thus, it has been demonstrated that men and women, despite their construction of social representations around teaching, arrange them through distinct peripheral elements. As a contribution, the study underscores permanence and transformation in the social representations of the educator’s identity as it relates to gender, aiming to promote strategies for change in these representations and in the teacher training curriculum itself. |
Palavras-chave: | Gênero Pedagogia Representações sociais Identidade profissional Estudos culturais da educação Gender Education Social representations Professional identity Cultural studies of education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18312 |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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