Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21085
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre educação escolar e ação cultural e política em Sapé/PB através de um olhar para a história do líder camponês João Pedro Teixeira |
Autor(es): | Santana, Maria Selma Santos de |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luiz Gonzaga |
Resumo: | Neste estudo investigou-se a relação entre educação e ação cultural e política presentes nos espaços educativos da rede municipal de ensino de Sapé, Paraíba, com destaque para a Semana das Ligas Camponesas como parte das atividades docentes do mês de julho. O objetivo é o de ver os resultados de tirar do esquecimento a história de liderança do camponês João Pedro Teixeira, atuante no movimento das Ligas Camponesas, nas décadas de 1950 e 1960, nesse território vasto de disputas culturais e políticas. A pesquisa se ancorou em fundamentos teórico-metodológicos da Educação Popular, por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, de acordo com os pressupostos do Paradigma Indiciário. Foram utilizadas práticas docentes, observações, pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, realizados com professores de duas escolas municipais, uma urbana, outra rural. Os elementos empíricos trouxeram alguns resultados supostos, como também indagações propondo investigações futuras, o que reafirma a complexidade do fenômeno pesquisado. Identificou-se que a experiência vivida por João Pedro Teixeira na Liga Camponesa de Sapé compõe ações culturais, políticas e educativas importantes para o currículo e práticas pedagógicas da rede municipal de ensino. Há a permanência de intenso debate gerado entre professores e destes com os alunos do sistema escolar, a partir dessa memória pautada em conflitos e disputa de narrativas, presentes na história local. A Semana das Ligas Camponesas rompe as ondas do “silêncio” mantidas por uma cultura que se afirma na negação desses e de outros saberes e conflitos históricos e culturais da população de Sapé. Os alunos demonstram interesse pelo tema, interagindo nos debates com os professores, construindo e reconstruindo conhecimentos e indagações da oralidade, com perspectivas de ampliação da compreensão desse tema. Percebe-se uma diferença em relação aos sentidos atribuídos à Semana das Ligas Camponesas entre as escolas do campo e as escolas urbanas. |
Abstract: | En este estudio, se investigó la relación que ocurre entre la educación, la acción cultural y la política, presentes en los espacios educativos de la red municipal de enseñanza de la ciudad de Sapé en la provincia de Paraíba. Con énfasis en la Semana de las Ligas Camponesas como parte de las actividades docentes del mes de julio. El objetivo es de utilizarse el resultado para sacar del olvido la historia del liderazgo de del campesino João Teixeira, persona actuante del movimiento campesino de las Ligas Camponesas en la década de 1950 y 1960, en este vasto campo de disputas culturales y políticas. La pesquisa se basó en fundamentos teórico-metodológicos de la educación popular, por medio de un enfoque cualitativo de carácter exploratorio, de acuerdo con los paradigmas de índices. Fueron utilizadas prácticas docentes, observaciones, pesquisas bibliográficas, entrevistas semiestructuradas y grupos focales realizados con los profesores de las escuelas municipales, una del área urbana y otra del área rural, los elementos empíricos trajeron algunos presuntos resultados, como también indagaciones, proponiendo futuras investigaciones, lo que reafirma la complejidad del fenómeno pesquisado. Se identificó que la experiencia vivida por João Teixeira en la Liga Camponesa de Sapé, compone acciones culturales, políticas y educativas importantes para el currículo y las practicas pedagógicas de la red de enseñanza municipal. Hay la permanencia de intensos debates generados entre los profesores y los alumnos del sistema escolar, desde esa memoria basada en conflictos y disputas de narrativas presentes en la historia local, la Semana de las Ligas Camponesas rompe con las olas de silencio, mantenidas por una cultura que se asevera en la negación de estos y de otros conocimientos y de los conflictos históricos y culturales de la población de Sapé. Los alumnos demuestran interés por el tema interactuando en debates y construyendo conocimiento e indagaciones de la oralidad, con perspectivas de ampliación de este tema. Se percibe una diferencia en relación con los sentidos atribuidos a la Semana de las Ligas Camponesas entre las escuelas campesinas y las de las áreas urbanas. |
Palavras-chave: | Educação popular Liga Camponesa Espaços educativos Ação cultural e política Educación popular Liga Camponesa Espacios educativos Acción cultural y política |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21085 |
Data do documento: | 28-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaSelmaSantosDeSantana_Dissert.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons