Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19896
Tipo: Dissertação
Título: A escola de aprendizes artífices de Alagoas: ensino profissional primário público (1909-1930)
Autor(es): Lima, Marcondes dos Santos
Primeiro Orientador: Ananias, Mauricéia
Resumo: A dissertação de mestrado em apreço, situada no campo da História da Educação, tem como proposta construir e interpretar historicamente uma narrativa da história da Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas, mais especificamente, o seu processo de organização na Primeira República. O marco temporal, delimitado entre 1909 a 1930, refere-se ao ano de sua criação, por Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, até ao ano em que passou para a jurisdição do Ministério da Educação e Saúde Pública em 1930. A instituição, conforme a legislação, foi criada a fim de profissionalizar meninos pobres que eram filhos de trabalhadores. O discurso que respaldou a sua fundação consistia na ideia de que a educação associada ao trabalho poderia ser um antídoto contra a ociosidade e crime que seduziam os menores da época. Diante do dado de que a Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas foi criada concomitante a outras escolas em 19 estados da federação, o problema da pesquisa parte do pressuposto de que a instituição alagoana integrou um sistema nacional de ensino profissional primário público. Para responder o referido problema procedeu-se na análise da documentação, quais sejam: matérias de jornais; iconografia; relatórios oficiais de diretores e ministros; legislação; dados estatísticos; programas de ensino e outros. O objeto situa-se no subcampo da História das Instituições Escolares (H.I.E) e da História das Políticas Educacionais (H.P.E). O primeiro subcampo justifica-se por ser o objeto de estudo uma instituição de ensino profissional localizada num tempo e espaço histórico específico, isto é, no Estado de Alagoas durante a Primeira República e, portanto, ter como proposta investigar a sua criação, instalação e organização. Em seguida, o segundo justifica-se por entender que ela foi a expressão de uma política educacional destinada à profissionalização elementar de meninos pobres a fim de torná-los trabalhadores úteis à nação. Ante a isto, os resultados aos quais cheguei foi o de que a EAA-AL integrou um sistema nacional de ensino profissional primário. Nisto, é preciso considerar que tal sistema não esteve longe dos impasses ao qual teve de enfrentar para continuar existindo. Pois, muitas das determinações prescritas para este sistema foram executadas na instituição com certos limites.
Abstract: This master's dissertation, situated in the field of the History of Education, aims to construct and interpret historically a narrative of the history of the Alagoas Artisan School of Apprentices, more specifically, its process of organization in the First Republic. The timeframe, delimited from 1909 to 1930, refers to the year of its creation, by Decree No. 7.566, of September 23, 1909, until the year it passed to the jurisdiction of the Ministry of Education and Public Health in 1930. The institution, according to the legislation, was created in order to professionalize poor boys who were children of workers. The discourse behind its foundation was the idea that work-related education could be an antidote to the idleness and crime that seduced minors at the time. Given the fact that the Alagoas Artisan School of Apprentices was created concurrently with other schools in 19 states of the federation, my research problem starts from the assumption that the Alagoas institution has integrated a national system of public primary vocational education. To answer the problem I proceeded to analyze the documentation, namely: newspaper articles; iconography; official reports of directors and ministers; legislation; statistic data; budgets; teaching and other programs. The object lies in the subfield of the History of School Institutions (H.I.E) and the History of Educational Policies (H.P.E). The first subfield is justified by the fact that my object of study is a vocational education institution located in a specific historical time and space, that is, the First Republic and, therefore, to investigate its creation, installation and organization. Next, the second is justified by understanding that it was the expression of an educational policy aimed at the elementary professionalization of poor boys in order to make them useful workers for the nation. In view of this, the results I reached was that EAA-AL integrated a national system of primary vocational education. In this, it is necessary to consider that such a system was not far from the impasses that it had to face in order to continue existing. For, many of the determinations prescribed for this system were carried out in the institution with certain limits. Key-words: Alagoas Artisan Apprentices School; National System of Public Primary Professional Education; Poor boys.
RESUMEN: Esta disertación de maestría, situada en el campo de la Historia de la Educación, tiene como objetivo construir e interpretar históricamente la narrativa de la historia de la Escuela de Aprendices Artesanos de Alagoas, más específicamente, su proceso de organización en la Primera República. El plazo, delimitado de 1909 a 1930, se refiere al año de su creación, mediante el Decreto Nº 7.566, del 23 de septiembre de 1909, hasta el año en que pasó a la jurisdicción del Ministerio de Educación y Salud Pública en 1930. La institución , de acuerdo con la legislación, se creó para profesionalizar a los niños pobres que eran hijos de trabajadores. El discurso detrás de su fundación fue la idea de que la educación relacionada con el trabajo podría ser un antídoto contra la ociosidad y el crimen que sedujo a los menores en ese momento. Dado el hecho de que la Escuela de Aprendices Artesanos de Alagoas se creó simultáneamente con otras escuelas en 19 estados de la federación, mi problema de investigación parte de la suposición de que la institución de Alagoas ha integrado un sistema nacional de educación vocacional primaria pública. Para responder al problema, procedí a analizar la documentación, a saber: artículos periodísticos; iconografía informes oficiales de directores y ministros; legislación; datos estadísticos; presupuestos; enseñanza y otros programas. El objeto se encuentra en el subcampo de la Historia de las instituciones escolares (H.I.E) y la Historia de las políticas educativas (H.P.E). El primer subcampo se justifica por el hecho de que mi objeto de estudio es una institución de educación vocacional ubicada en un tiempo y espacio histórico específico, es decir, la Primera República y, por lo tanto, investigar su creación, instalación y organización. Luego, el segundo se justifica al entender que era la expresión de una política educativa dirigida a la profesionalización primaria de los niños pobres para hacerlos trabajadores útiles para la nación. En vista de esto, los resultados que obtuve fue que EAA-AL integró un sistema nacional de educación vocacional primaria. En esto, es necesario tener en cuenta que dicho sistema no estaba lejos de los impases que tuvo que enfrentar para continuar existiendo. Pues, muchas de las determinaciones prescritas para este sistema se llevaron a cabo en la institución con ciertos límites. Palabras-clave: Escuela de Aprendices Artesanos de Alagoas; Sistema Nacional de Educación Pública Primaria Profesional; Pobres muchachos.
Palavras-chave: Escola de Aprendizes Artífices de Alagoas
Sistema Nacional de Ensino Profissional Primário Público
Meninos Pobres
Alagoas Artisan Apprentices School
National System of Public Primary Professional Education
Poor boys
Escuela de Aprendices Artesanos de Alagoas
Sistema Nacional de Educación Pública Primaria Profesional
Pobres muchachos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19896
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcondesDosSantosLima_Dissert.pdf32,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons