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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19711
Tipo: Dissertação
Título: Processos de planejamento didático em educação social: significados e estratégias
Autor(es): Dias, Luciana Silva
Primeiro Orientador: Severo, José Leonardo Rolim de Lima
Resumo: Sabemos que o planejamento é um elemento didático importante para sistematizar os processos de ensino e aprendizagem escolares ou não, porque não se pode apostar em práticas assistemáticas, uma vez que fragilizam a qualidade das ações. A Educação Social ocorre em diferentes espaços educativos e produz aprendizagens de diversos tipos, logo, precisa da Didática para mediar processos educativos críticos e transformadores. Partindo desse pressuposto, é importante conhecer os significados e estratégias que os profissionais que atuam no campo da Educação Social mobilizam no processo de planejamento de suas práticas profissionais, visto ser fundamental para entender as concepções de educação que defendem e por fornecer pistas para a produção de novos conhecimentos na área da Educação Social. Este estudo tem o objetivo de investigar os significados e estratégias de planejamento didático realizado por educadores(as) que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos(SCFV) nas cidades de João Pessoa – PB e Porto Alegre – RS. Analisamos ainda, os significados de Educação Social, objetivos didáticos, recursos e estratégias de planejamento didático utilizado por esses educadores. O referencial epistemológico fundamenta-se em Mead e Blumer (1969), que discutem aspectos metodológicos na perspectiva do Interacionismo Simbólico, um aporte para pesquisas que buscam investigar os significados subjetivos atribuídos pelos indivíduos nas suas atividades cotidianas. O diálogo teórico foi tecido com base nos referencias sobre a Educação Social, partindo de Nuñez (1999), Perez Serrano (2012), Steven Casteleiro (2008), Parcerisa (2002), dentre outros. Acerca do planejamento didático, dialogamos com Padilha (2001), Lück, (2009), Gandin (2001), (2014), Parcerisa (2002), Olivia, (2014), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos: no primeiro, aplicamos um questionário estruturado com todos os participantes da pesquisa. Já no segundo, realizamos um Grupo Focal com alguns(mas) educadores(as) de João Pessoa. Para exame dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo (AC) conforme proposto por Bardin (2011). Os resultados apontam que o planejamento faz parte do cotidiano dos(as) educadores(as) pesquisados(as), baseando-se em documentos e normativas do SCFV, o que indica uma ênfase na dimensão técnica do processo operativo em relação a outras dimensões fundantes do planejamento, tais como as de sentido político, ético e pedagógico. Além disso, percebemos que os educadores, em especial de João Pessoa, não participam ativamente da elaboração das temáticas e propostas a serem trabalhadas com os(as) usuários(as), cabendo a uma instância de gestão a programação anual. Tratam-se de fatores organizacionais que fragilizam o processo de planejamento didático como espaço de concepção das práticas, formulação de objetivos e diretrizes de ação. Igualmente, nota-se uma presença tímida de estratégias de planejamento participativo com a presença de usuários(as), o que contraria o princípio básico do engajamento e do fortalecimento da autonomia dos sujeitos na Educação Social.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação social
Didática e planejamento
Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19711
Data do documento: 5-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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