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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18663
Tipo: Dissertação
Título: Educação compensatória na EJA: a concepção docente sobre o projeto Filhos da EJA em escolas municipais de João Pessoa-PB
Autor(es): Silva, Kallyne Lygia Ferreira da
Primeiro Orientador: Baptista, Maria das Graças de Almeida
Resumo: O presente estudo refere-se à Educação compensatória e ao Projeto Filhos da EJA em escolas públicas e municipais de João pessoa-PB, bem como objetiva compreender a concepção dos professores da modalidade EJA a respeito do Projeto Filhos da EJA em escolas públicas do município de João Pessoa-PB. Este trabalho foi desenvolvido no período de 2018 a 2019 sob a perspectiva da abordagem qualitativa, fundamentando-se teoricamente no Materialismo Histórico e Dialético. O Materialismo Dialético, enquanto método, possibilita investigar o fenômeno em sua interação com o mundo e com o contexto em que está inserido, identificando causa e efeito, bem como as contradições aí existentes. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas públicas e municipais de João Pessoa- PB, com oito (8) professores que atuam na modalidade de ensino EJA. Dessa forma, utilizamos, como instrumento de coleta de informações, a entrevista semiestruturada, com a finalidade de elucidar as questões pertinentes à pesquisa. O estudo sobre a Educação compensatória e o Projeto Filhos da EJA em escolas públicas e municipais de João pessoa-PB expôs não só a trajetória histórica de negação ao acesso à educação, como também a reprodução de projetos paliativos para a modalidade EJA, a contradição na relação teoria e prática na educação básica e a relação quantidade e qualidade na oferta e no desenvolvimento dessa modalidade de ensino. Historicamente, apontamos avanços e retrocessos que reproduzem uma educação assistencial, compensatória e pontual. A pesquisa versou sobre as categorias empíricas acesso, permanência e evasão. Em relação ao acesso, observamos que se faz essencial no campo educacional, mas não é condição suficiente para a manutenção do estudante na escola, uma vez que a permanência é um processo difuso que se encontra relacionado a fatores internos e externos à escola, entre eles a condição socioeconômica do estudante, o que acaba por acarretar a evasão escolar. Logo, tais categorias possibilitaram a apreensão do fenômeno empírico e o desenvolvimento da pesquisa. Nas considerações finais, constatamos que os docentes evidenciam que o Projeto Filhos da EJA proporciona segurança e acolhimento. No entanto, consideram que este não é um fator determinante para que o aluno permaneça na escola. Por outro lado, os projetos assistenciais e compensatórios em EJA, a exemplo do Projeto Filhos da EJA, sofrem um processo de naturalização pelos docentes, sendo incorporados aos projetos da escola. Contudo, verificamos que o desenvolvimento do projeto na rede municipal de ensino amplia a oferta de acesso e acentua o processo de permanência como fator condicionante na modalidade EJA
Abstract: The present study refers to Compensatory Education and to the Filhos da EJA Project in public and municipal schools in João Pessoa - PB, and aims to understand the perception that teachers of the EJA (Youth and Adult Education) modality have regarding the project Filhos da EJA in public schools of João Pessoa-PB. This study was conducted in the period of 2018-2019, from the perspective of qualitative approach and based theoretically in the Historical and Dialectical Materialism. Dialectical Materialism, as a method, enables the investigation of a phenomenon in its interaction with the world and the context it is inserted in, identifying cause and effect, as well as the existing contradictions. The empirical research was performed in three public municipal schools in João Pessoa-PB, with eight (08) teachers that work in adult education. Thus, we used the semi structured interview, as an information gathering instrument, in order to elucidate the questions relevant to the research. The study on compensatory education and the Filhos da EJA project in public and municipal schools in João Pessoa-PB exposed not only the historical trajectory of denial of access to education, but also the reproduction of palliative projects for the EJA modality, the contradiction between theory and practice in basic education, and the relationship between quantity and quality in the offer of this teaching modality. Historically, we have pointed out advances and setbacks that reproduce an education that is aid-based, compensatory and does not addresses the full-picture. The research dealt with the empirical categories of access, permanence, and evasion. Regarding the access, we observed that it is essential in the educational field, but is not enough to keep the student in the school by itself, since permanence is a diffuse process that is related to factors both internal and external to the school, such as the socioeconomic condition of the student, which ends up leading to school dropout. Therefore, these categories allowed the assimilation of the empiric phenomenon and the research’s development. In the final remarks, we verified that the teachers point that the Filhos da EJA Project provides security and acceptance. However, they consider that this is not a determinant factor for the student’s permanence in school. On the other hand, aid-based and compensatory projects in EJA, like the Filhos da EJA Project, undergo a process of naturalization by teachers, being incorporated into school projects. However, we found that the development of the Project in the municipal education system increases the offer of access and accentuates the permanence process as a conditioning factor in the EJA modality
Palavras-chave: EJA
Educação compensatória
Projeto Filhos da EJA
Adult education
Compensatory education
Filhos da EJA project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18663
Data do documento: 19-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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