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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18856
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação profissionalizante no Brasil (PROEJA): análise da construção das políticas públicas através do Curso Técnico em Eventos no IFPB |
Autor(es): | Tavares, Juliana Maia |
Primeiro Orientador: | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
Resumo: | O presente estudo tem como objeto de pesquisa as políticas curriculares do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), e sua relação com o Curso Técnico em Eventos do IFPB. Para tanto, fez-se um recorte no período de 2010 a 2018, das políticas públicas aplicadas à formação do currículo do curso. O objetivo geral deste estudo é analisar a prática das políticas públicas no chão da escola, buscando-se compreender seus elementos de interpretação e suas influências no processo de formulação dos currículos do referido curso. Para o desenvolvimento teórico deste estudo, é importante ter um olhar criterioso sobre os conceitos de categorias como currículo, avaliação, pedagogia e organização, considerando o primeiro destes como um processo contínuo que se encontra inserido em arenas públicas nas quais as políticas se inter-relacionam com a política atual e as em uso. Desse modo, quanto à metodologia, este trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa qualitativa com o apoio da ferramenta do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, o qual se constitui em um referencial analítico, dinâmico e flexível, que auxilia na verificação de programas e políticas educacionais de forma crítica desde a sua formulação até a implementação. A partir dos resultados obtidos percebemos que 37% dos professores entrevistados não conhecem o programa de forma detalhada. Além disso, 77,7% afirmam ter pouco tempo para dialogar sobre as dificuldades do programa e 100% do corpo docente reconhece que há contradição, ambiguidade e inconsistência na construção deste. Nossa investigação é o primeiro passo para fomentar importantes reflexões e maiores investimentos para difundir as políticas do PROEJA nos contextos de influência e de prática |
Abstract: | This study proposesto research the curricular policies of the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education, in the Youth and Adult Education Modality (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA), and its relationship with the IFPB Technical Course in Events. To this end, it covers the period from 2010 to 2018, of public policies applied to the development of the course curriculum. The goal of this study is to analyze the application of public policies in the school, to understand the elements of interpretation and its influences in the process of developing the curriculum of that course. For the theoretical development of this study, the concepts of categories such as curriculum, assessment, pedagogy and organization are important, considering the first of these as a continuous process inserted in public arenas in which policies are interrelated with current policy and those in use. As for the methodology, this work was developed through a qualitative research with the support of Stephen Ball's Policy Cycle tool, which constitutes an analytical, dynamic and flexible framework, which assists in the verification of educational programs and policies carefully since its formulation until implementation. From the results obtained, it can be concluded that 37% of the interviewed teachers do not know the program in detail. In addition, 77.7% say they have insufficient time to talk about the program's difficulties and 100% of the faculty recognizes that there is contradiction, ambiguity or inconsistency in its construction. Research is the first step to foster important reflections and greater investments to spread PROEJA policies in the context of influence and practice |
Palavras-chave: | PROEJA IFPB Categorias Ciclo de Políticas de Ball Categories Ball Policy Cycle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18856 |
Data do documento: | 6-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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