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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21298
Tipo: Dissertação
Título: Um olhar de gênero para os processos educativos de empoderamento de mulheres no exercício da presidência de assentamentos rurais de Bananeiras- PB
Autor(es): Silva, Josilene Rodrigues da
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Esta dissertação lança olhares para as mulheres camponesas líderes de assentamentos rurais e tem por finalidade: analisar os processos educativos de empoderamento de mulheres presidentas de assentamentos rurais de Bananeiras, na Paraíba. Este estudo, de cunho qualitativo, parte da premissa de que os processos de empoderamento de mulheres camponesas são processos educativos, atravessados por relações de gênero, nos quais os elementos fundantes do sistema patriarcal ainda se fazem presentes. O material empírico foi produzido a partir de seis entrevistas semiestruturadas com mulheres que ocuparam a presidência de assentamentos rurais no município de Bananeiras/PB, sendo duas expresidentas e quatro presidentas em exercício. As entrevistas foram analisadas a partir de quatro eixos, sendo: a) Chegada à presidência; b) Processos educativos na liderança do assentamento; c) Sentidos atribuídos à educação; d) Aprendizagens de gênero. Apesar destas mulheres ocuparem cargos de exercício de poder, o processo de empoderamento nessa função se constitui como um desafio na medida em que: as mulheres estão ocupando os espaços porque os homens não tem mais interesse em ocupá-los; consequentemente, há um processo de desvalorização do cargo; as mulheres assumem a presidência, em geral, de uma associação precarizada e sem recursos, acarretando em uma presidência mais representativa do que efetiva; sobressai uma perspectiva “materna”, do amor e cuidado com os assentados. De todo modo, conclui-se que, mesmo com esses desafios, a ocupação do cargo tem um peso significativo para estas mulheres que se tornam lideranças em seus assentamentos. A ocupação da presidência de assentamentos se constitui para elas como processos educativos, dentre eles, em relação às aprendizagens de gênero. Tais aprendizagens modificam a percepção dessas mulheres sobre elas mesmas fato que, consequentemente, ocasiona transformação nas suas formas de se constituírem como mulheres. Pode-se afirmar, a partir disso, que o empoderamento de mulheres é um exercício árduo, gradativo e inconstante, experienciado de diferentes formas.
Abstract: This dissertation takes a look at peasant women leaders of rural settlements and aims to: analyze the educational processes of empowerment of women presidents of rural settlements in Bananeiras, Paraíba. This qualitative study is based on the premise that the empowerment processes of peasant women are educational processes, traversed by gender relations, in which the founding elements of the patriarchal system are still present. The empirical material was produced from six semi-structured interviews with women who held the presidency of rural settlements in the municipality of Bananeiras / PB, two former and four acting presidents. The interviews were analyzed from four axes, as follows: a) Arriving at the presidency; b) Educational processes in the settlement's leadership; c) Meanings attributed to education; d) Gender learning. Despite these women occupying positions of exercise of power, the process of empowerment in this function constitutes a challenge insofar as: women are occupying spaces because men are no longer interested in occupying them; consequently, there is a process of devaluation of the position; women assume the presidency, in general, of a precarious association and without resources, resulting in a presidency that is more representative than effective; a “maternal” perspective of love and care for the settlers stands out. In any case, it is concluded that, even with these challenges, the occupation of the position has a significant weight for these women who become leaders in their settlements. The occupation of the presidency of settlements constitutes for them as educational processes, among them, in relation to gender learning. Such learning changes the perception of these women about themselves, a fact that, consequently, causes transformation in their ways of constituting themselves as women. It can be said, from this, that the empowerment of women is an arduous, gradual and fickle exercise, experienced in different ways.
Palavras-chave: Gênero
Empoderamento
Educação
Mulheres camponesas
Gender
Empowerment
Education
Peasant women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/21298
Data do documento: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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