Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18280
Tipo: Dissertação
Título: Escola do corpo: currículo e implicações de gênero e sexualidades na educação de corpos de bailarinos (as)
Autor(es): Pereira, José Rodolfo do Nascimento
Primeiro Orientador: Silva, Jeane Félix da
Resumo: Esta pesquisa tem como analisar os modos pelos quais o currículo (re)produz, regula e (re)articula as aprendizagens sobre corpo, gênero e sexualidade em uma Escola de Dança da cidade de João Pessoa (PB). Há algumas décadas, temas como corpo, gênero e sexualidade(s) têm ganhado visibilidade na esfera social e nas discussões acadêmicas, tornando-se objeto privilegiado de olhares de educadores/as, cientistas de diversos campos e religiosos/as. Nesse âmbito, travam-se tensões sobre estes temas trazendo-nos, como educadores/as, a necessidade de refletir, dialogar e problematizar sobre tais questões. Esta pesquisa se inscreve na interface dos campos dos Estudos Culturais da Educação, dos estudos de Gênero e de Sexualidades em uma perspectiva pós-crítica. Metodologicamente, inscreve-se como qualitativa, cujo material empírico foi produzido a partir de: pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada e o material empírico foi analisado na perspectiva da Análise Cultural. Estudar as implicações de gênero e sexualidades que se inscrevem nos corpos dos/as bailarinos/as, configurou-se em uma forma de perceber as possibilidades de movimentações pedagógicas que um currículo pode exercer sobre a vida dos sujeitos que decidem desenvolver a prática do balé. A escola pesquisada se apresentou como um lugar que utiliza de diversos mecanismos para disciplinar e educar os corpos de meninos e meninas que praticam balé. Os currículos com dança, adotados pelos/as professores/as da escola do corpo, se aproximam e desaproximam a todo tempo das regras exigidas pela técnica do balé, fazendo em alguns momentos com que eles/as sejam disciplinados segundo as normas dessa técnica e, em outros, se arrisquem transgredi-las. Alguns corpos se rendem aos processos educativos e, outros, teimam, escapam e resistem.
Abstract: This research has to analyze the ways in which the curriculum (re) produces, regulates and (re) articulates the learning about body, gender and sexuality in a Dance School in the city of João Pessoa (PB). For some decades, subjects such as body, gender and sexuality (s) have gained visibility in the social sphere and in academic discussions, becoming a privileged object of the eyes of educators, scientists from different fields and religious. In this context, tensions on these themes are caught, bringing us, as educators, the need to reflect, dialogue and problematize about these issues. This research is part of the interface between the fields of Cultural Studies in Education, Gender and Sexuality studies in a post-critical perspective. Methodologically, it is registered as qualitative, whose empirical material was produced from: documentary research, participant observation and semi-structured interview and the empirical material was analyzed from the perspective of Cultural Analysis. Studying the implications of gender and sexualities that are inscribed in the bodies of the dancers, was configured in a way of perceiving the possibilities of pedagogical movements that a curriculum can exercise on the lives of the subjects who decide to develop the practice of ballet. The researched school presented itself as a place that uses different mechanisms to discipline and educate the bodies of boys and girls who practice ballet. The curricula with dance, adopted by the teachers of the school of the body, approach and disapprove at all times of the rules demanded by the ballet technique, making at times that they are disciplined according to the rules of this technique and, in others, they risk transgressing them. Some bodies surrender to the educational processes, and others persist, escape and resist.
Palavras-chave: Corpo
Gênero
Sexualidade
Currículo
Escola de dança
Body
Genre
Sexuality
Curriculum
Dancing school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18280
Data do documento: 27-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséRodolfoDoNascimentoPereira_Dissert.pdf3,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons