Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19939
Tipo: | Dissertação |
Título: | Processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade: um estudo com educandos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública em São José de Solonópole/CE |
Autor(es): | Silva, João Djane Assunção da |
Primeiro Orientador: | Silva, Nilvania dos Santos |
Resumo: | Nesta investigação, analisamos como a produção de um audiodocumentário pode contribuir de maneira efetiva com a qualidade dos processos pedagógicos da sociedade contemporânea. Compreendendo a educação como um fenômeno dinâmico e que se desenvolve mediante relações sócio-históricas, propusemos uma prática inovadora de ensino direcionada às necessidades dos adolescentes imersos nas tramas sociais de uma cultura midiática, norteada pelas interações constantes entre sujeitos e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Com um trabalho investigativo direcionado ao debate sobre comunicação e práticas pedagógicas, com enfoque no ensino, analisamos o processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade de educandos do oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Mundoca Moreira (EEIEFMM), instituição pública localizada no distrito de São José de Solonópole, município de Solonópole, estado do Ceará. Para tanto, construímos uma sequência de produção educativa com audiodocumentário, ao mesmo tempo em que investigamos quais elementos do processo proporcionaram aspectos educativos favoráveis ao diálogo. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e teve como procedimento a Pesquisa de Aplicação, cuja prática interventiva com os sujeitos se deu por intermédio de uma oficina guiada pela concepção teórico-prática de Educação pela Comunicação, tendo sido estruturada em oito encontros presenciais e atividades extensivas correlacionadas. Usamos duas técnicas para coleta de dados: a observação sistemática e a entrevista por pautas. Como método de análise e interpretação dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo, especificamente a técnica de análise categorial temática. Dentre os principais resultados, a pesquisa conseguiu mostrar que o processo de produção de um audiodocumentário, enquanto ação educativa estruturada, criou condições para a aprendizagem dialógica, onde educador e educando se reconheceram como sujeitos ativos da educação, favorecendo a expressão comunicativa e a sensorialidade e ampliando seu repertório simbólico para a construção de uma comunicação cidadã. |
Abstract: | No abstract RESUMEN En esta investigación, analizamos cómo la producción de un documental sonoro puede contribuir efectivamente a la calidad de los procesos pedagógicos de la sociedad contemporánea. Entendiendo la educación como un fenómeno dinámico que se desarrolla a través de relaciones sociohistóricas, propusimos una práctica docente innovadora dirigida a las necesidades de los adolescentes inmersos en el tejido social de una cultura mediática, orientado por las constantes interacciones entre las personas y las Tecnologías Digital de la Información y Comunicación (TDICs). Con un trabajo de investigación dirigido al debate sobre la comunicación y las prácticas pedagógicas, con un enfoque en la enseñanza, analizamos el proceso de producción de un documental sonoro como estrategia de enseñanza para favorecer la expresión comunicativa y la sensorialidad de los estudiantes de octavo grado de la escuela de enseñanza infantil, primaria y secundaria Mundoca Moreira (EEIEFMM), institución pública ubicada en el distrito de São José de Solonópole, municipio de Solonópole, estado de Ceará. Para eso, construimos una secuencia de producción educativa con documental sonoro, al mismo tiempo, en la que investigamos qué elementos del proceso proporcionaron aspectos educativos favorables para el diálogo. La investigación fue de naturaleza cualitativa y exploratoria, utilizando el procedimiento de Investigación de Aplicaciones, cuya práctica intervencionista con las personas participantes se llevó a cabo a través de un taller guiado por el concepto teórico-práctico de Educación a través de la Comunicación, estructurado en ocho reuniones presenciales y actividades extensas correlacionadas. Utilizamos dos técnicas para la recopilación de datos: observación sistemática y entrevista por pautas. Como método de análisis e interpretación de datos, utilizamos el análisis de contenido, específicamente la técnica de análisis categórico temático. Entre los principales resultados, la investigación pudo demostrar que el proceso de producción de un documental sonoro, como una acción educativa estructurada, creó las condiciones para el aprendizaje dialógico, donde el educador y el alumno se reconocieron como sujetos activos de la educación, favoreciendo la expresión comunicativa y la sensorialidad y ampliando su repertorio simbólico para la construcción de la comunicación ciudadana. |
Palavras-chave: | Audiodocumentário Estratégia de ensino Expressão comunicativa Sensorialidade Diálogo Documental Sonoro Estrategia de enseñanza Expresión comunicativa Sensorialidad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19939 |
Data do documento: | 17-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoãoDjaneAssunçãoDaSilva_Dissert.pdf | 7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons