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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18161
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas e práticas sociais no processo formativo do trabalhador da educação de jovens e adultos: o presente, o vivido |
Autor(es): | Grisi, Eloide Teles Silva |
Primeiro Orientador: | Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira |
Primeiro Coorientador: | Rodrigues, Janine Marta Coelho |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o processo formativo de trabalhadores e trabalhadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, que envolvam esta modalidade educacional. A pesquisa procurou identificar os aspectos positivos e/ou negativos apresentados pelos estudantes da EJA, e identificar o perfil destes e destas, em uma instituição de ensino no Estado da Paraíba. A análise desta pesquisa referente ao processo formativo dos trabalhadores estudantes da EJA, com vistas a políticas e práticas sociais no Estado da Paraíba, concomitante às legislações educacionais a esta modalidade, se apresentou em prospecção. Portanto, a hipótese levantada evidencia um potencial de negligências governamentais nos aspectos de práticas sociais na formação destes trabalhadores estudantes da EJA. A pesquisa, de característica qualitativa, foi realizada com o método de grupo focal e para análise dos resultados foi utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Analisando as falas dos participantes concomitante aos documentos estudados, com foco no Estado da Paraíba, percebeu-se fatores relevantes a políticas e práticas sociais em aspectos positivos e negativos. Os resuldados da pesquisa apresentaram uma riqueza de informações, pois ao dar voz aos estudantes da EJA, os quais trazem uma bagagem de experiências nos contextos fora das salas de aula, em seus trabalhos, e com suas famílias, tivemos uma riqueza de contribuições apresentadas com informações sinceras de suas trajetórias sendo criadas no contexto da educação pela EJA, no presente ao vivido. A pesquisa evidenciou resultados importantes no contexto atual, pois mesmo nas falas positivas e conformistas prevaleceram gritos de socorro em prol de uma sociedade mais justa, com condições básicas e acessos a Educação para todos, conforme direito garantido por lei. Esta pesquisa desperta ainda mais provocações com vistas ao aperfeiçoamento contínuo quando a temática é a formação de trabalhadores estudantes da EJA. As políticas educacionais versus governanças tem sido pauta de demandas intermitentes entre encontros e desencontros, dilemas e possibilidades, pois em nossa sociedade capitalista, os interesse de alguns são diferentes dos interesses de todos. |
Abstract: | This dissertation have as its general objective to analyze the training process of young and adult education workers (EJA), with a view to social policies and practices in the State of Paraíba, which involve this educational modality. The research sought to identify the positive and / or negative aspects presented by the students of EJA, and to identify the profile of these and these, in an educational institution in the State of Paraíba. The analysis of this research regarding the training process of EJA student workers, with a view to social policies and practices in the State of Paraíba, concomitant with the educational legislation to this modality, was presented in prospecting. Therefore, the hypothesis raised shows a potential for governmental negligence in the aspects of social practices in the training of these EJA student workers. The research, of qualitative characteristic, was carried out with the method of focus group and for analysis of the results the technique of the Discourse of the Collective Subject-DSC was used. Analyzing the speeches of the participants concomitant with the documents studied, focusing on the State of Paraíba, it was noticed factors relevant to social policies and practices in positive and negative aspects. The results of the research presented a wealth of information, because when giving voice to EJA students, who bring a wealth of experiences in contexts outside the classrooms, in their work, and with their families, we had a wealth of contributions presented with sincere information of their trajectories being created in the context of education by EJA, in the present to the lived. The research showed important results in the current context, because even in positive and conformist speeches, calls for help prevail in favor of a more just society, with basic conditions and access to Education for all, according to the right guaranteed by law. This research arouses even more provocations with a view to continuous improvement when the theme is the training of EJA student workers. Educational policies versus governance have been the subject of intermittent demands between encounters and mismatches, dilemmas and possibilities, because in our capitalist society, the interests of some are different from the interests of everyone. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Trabalhador/a da EJA Políticas educacionais da EJA Youth and adult education Youth and adult education worker Educational policies of youth and adult education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/18161 |
Data do documento: | 12-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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