Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20805
Tipo: Dissertação
Título: A ordem do discurso da imagem visual no livro didático de história do ensino médio na rede estadual da Paraíba
Autor(es): Pugliesi, Eduardo Jorges
Primeiro Orientador: Carlos, Erenildo João
Resumo: Esta é uma pesquisa de natureza analítico-arqueológica, situada no âmbito das investigações qualitativas, fundamentada na abordagem teórico-metodológica da Análise Arqueológica do Discurso (AAD), de Michel Foucault (2015), a qual orientou a execução da pesquisa em três etapas, a saber: o mapeamento, que representa o momento do levantamento das fontes e da coleta de informações sobre os elementos constituintes do tema; a análise, na qual o pesquisador se debruça sobre o terreno arqueológico da investigação, tendo em vista analisar as fontes, encontrar os achados e examinar o objeto-enunciado; e a descrição, fase em que se explicita e comunica os achados encontrados (ALCANTARA; CARLOS, 2013). A investigação empreendida sobre o objeto da pesquisa, a ordem do discurso que regula a disposição das imagens visuais no LD de história da rede estadual da PB, encontrou três séries enunciativas: a histórico-cultural, caracterizada por meio de um feixe de ralações que vincula os acontecimentos sociais a seus respectivos tempos, lugares e contextos; a ideopolítica, definida pela especificidade de relações que articulam imagens visuais ao tema do poder de governo, exercido por determinados grupos, segmentos ou classes sociais em determinadas sociedades ou conjunturas políticas, e pelo antagonismo, oposição e o confronto entre as partes envolvidas; e a didático-pedagógica, que constitui a função de relacionar, selecionar e organizar os significantes visuais mais adequados ao ensino e à aprendizagem dos assuntos escolares do ensino médio. A pesquisa concluiu que as formações discursivas encontradas funcionam como princípios enunciativos reguladores da disposição da presença e do uso das imagens visuais nos livros didáticos do ensino de história, investigados na rede estadual da PB.
Abstract: This is a research of an analytical-archaeological nature, situated within the scope of qualitative investigations, based on the theoretical-methodological approach of Archaelogical Discourse Analysis (AAD), by Michel Fou-cault (2015), which guided the execution of the research in three stages, namely: the mapping, which represents the moment of the survey of the sources and the collection of information on the constituent elements of the theme: analysis, in wich the researcher looks at the archaelogical terrain of the investigation, in order to analyze the sour-ces, find the findings and examine the object-statement; and the description, phase in which the findings found are explained and communicated (ALCANTARA; CARLOS, 2013). The investigation undertaken on the object of the research, the order of the discursive that regulates the arrangement of visual images in the LD of history of the state network of PB, found three enunciative series: the historical-cultural one, characterized by means of a bundle of relations social events to their respective times, places and contexts; ideopolitics, defined by the specificity of relationships that articulate visual images to the theme of government power, exercised by certain groups, seg-ments or social classes in certain societies or political situations, and by antagonismo, opposition and confrontation between the parties involved; and didactic-pedagogical, which constitutes the function of relating, selecting and organizing the visual signifiers most appropriate to the teaching and learning of high school subjects. The research concluded, that the discursive formations found function as enunciative principles that regulate the disposition of the presence and use of visual images in history teaching textbooks, investigated in the PB state network.
Palavras-chave: Imagem visual
Livro didático de história
Discurso
Ensino Médio
Visual image
History textbook
Speech
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20805
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoJorgesPugliesi_Dissert.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons