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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22371
Tipo: Dissertação
Título: O Centro de Educação da Polícia Militar: história e memória do ensino militar na Paraíba (1990-2016)
Autor(es): Andrade, Vânia Cecília de Lima
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Elizete Guimarães de
Resumo: O presente trabalho busca dar visibilidade ao Ensino Militar na Paraíba por meio da reconstrução da história do Centro de Educação da Polícia Militar – CEPM no período compreendido entre 1990 e 2016. Utilizamos a metodologia da história oral para realizarmos a reconstituição de memórias individuais e coletivas das pessoas entrevistadas, permitindo o diálogo entre essas fontes orais, considerando o lócus da fala dos entrevistados. Meihy e Holanda (2017) são utilizados para explicar como a história oral foi valiosa para a reconstrução dos fatos históricos, uma vez que permitiu analisar as falas dos sujeitos, enxergando não apenas os diferentes lugares dos quais falaram, mas oportunizando confrontá las com as fontes escritas e iconográficas encontradas. As ideias de Le Goff (2003), Pollak (1992) e Halwbachs (2006), por procurarem elucidar como a memória de um indivíduo pode, como construção social, estar imbricada de componentes que denotam um “pertencimento” à determinada coletividade, forjando um aparato identitário, também mereceram destaque nas discussões sobre as falas dos entrevistados. O que percebemos foi que oferecer visibilidade à história do CEPM trouxe à tona a cultura organizacional da PMPB, que norteia as ações educativas do CEPM, revelando-se, além de práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro, o fortalecimento do vínculo institucional dos militares em formação, através de um conjunto de signos e representações simbólicas próprios àquela coletividade.
Abstract: The present project seeks to give visibility to Military Teaching at Paraíba by the history rebuilding of the Centro de Educação da Polícia Militar – CEPM at the comprehended period between 1990 and 2010. We used the oral history methodology to do the reconstitution of the individual and collective memories of the interviewed people, letting the dialog between these oral sources, considering the locus of the respondent speech. Meihy and Holanda (2017) are used to explain how the oral history was precious to the rebuilding of these historical facts, because let us to analyze the subject speeches, seeing not only the different places where they spoken, but opportuning us to confront them with the found written and iconographic sources. Le Goff (2003), Pollak (1992) and Halwbachs (2006) ideas, for seek to elucidate how the memory of an individual can be, as social building, imbricate of components that denote a “belonging” to a certain collectivity, forging an identify apparatus, deserved highlight at the discussion about the speech respondent also. We realized that giving visibility to CEPM history brought up the PMPB organizational culture, that directs CEPM educative actions, showing, beyond pedagogical practices developed at the Center, the fortification of the institutional link of the militaries at graduation, by a set of signs and symbolic representations of that collectivity.
Palavras-chave: História
Memória
Identidade
Ensino militar
História oral
History
Memory
Identify
Military teaching
Oral history
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22371
Data do documento: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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