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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12644
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação gerencial e avaliação de desempenho: um estudo sobre a política educacional do modelo de gestão todos por Pernambuco (2007-2016) |
Autor(es): | Moura, Sérgio Andrade de |
Primeiro Orientador: | Fernandes, Angela Maria Dias |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar a política educacional pernambucana, focando especialmente no Programa de Educação Integral e na política de avaliação de desempenho educacional, no contexto político, gerencial e neoliberal do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. O estudo desenvolveu-se mediante uma proposta metodológica fundamentada em uma pesquisa bibliográfica e documental. Esta investigação fundamentou-se no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992), com a utilização dos dois primeiros contextos do referencial original, ou seja, o contexto de influência e o contexto da produção de texto. Além disso, utilizou-se como ferramentas para subsidiar a contextualização das políticas educacionais o gerencialismo e a peformatividade (BALL, 2001; 2004; 2005). A partir desse estudo verificou-se, em relação as políticas educacionais do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, novas formas de gestão educacional norteadas pelos pressupostos gerenciais e neoliberais. Especificamente, em relação ao Programa de Educação Integral, instituído pelo Modelo de Gestão Todos por Pernambuco, identificou-se que este programa adota um modelo gerencial de educação focado em resultados, sobretudo, no que concerne as metas do IDEB e IDEPE. As evidências, ainda, apontaram que ele é atravessado pelos pressupostos presentes na Teoria do Capital Humano, ou seja, de formação de um trabalhador adequado para promover o desenvolvimento econômico e satisfazer os imperativos de acumulação do capital. Com relação à política de avaliação de desempenho educacional, averiguou-se a “implementação” de modelos de avaliação verticalizados, focados no desempenho e atravessados pela responsabilização, meritocracia e performatividade, onde apenas o crescimento das notas das avaliações estandardizadas em larga escala (SAEPE/SAEB/PISA) e o alcance das metas (IDEPE/IDEB) garantem uma educação de “qualidade”. |
Abstract: | This research aims to investigate the education policy of Pernambuco, focusing especially on the Integral Education Program and the educational performance evaluation policy, within the political, managerial and neoliberal context of the management model All for Pernambuco. The study was developed through a methodological proposal based on a bibliographical and documentary research. This research was based on the theoretical-methodological framework of the Policy Cycle Approach (BALL, GOLD, 1992), with the use of the first two contexts of the original framework, i.e the context of influence and the context of the production of text. In addition, it was used as tools to subsidize the contextualization of educational policies, managerialism and peformativity (BALL, 2001; 2004; 2005). Based on this study, in relation to the educational policies of the Management Model All in Pernambuco, new forms of educational management guided by the managerial and neoliberal assumptions were verified. Specifically, in relation to the Integral Education Program, instituted by the All Management Model by Pernambuco, it was identified that this program adopts a managerial model of education focused on results, above all, regarding the goals of the IDEB and IDEPE. The evidence also pointed out that it is crossed by the presuppositions present in the Theory of Human Capital, that is, the formation of a suitable worker to promote economic development and satisfy the imperatives of capital accumulation. Regarding the policy of evaluation of educational performance, we verified the “implementation” of vertical evaluation models, focused on performance and crossed by accountability, meritocracy and performativity, where only the growth of the standardized large scale SAEPE/SAEB/PISA) and the achievement of the goals (IDEPE / IDEB) guarantee a “quality” education. |
Palavras-chave: | Reforma neoliberal e gerencial Modelo de gestão todos por Pernambuco Políticas educacionais Políticas de avaliação educacional Programa de educação integral Neoliberal and managerial reform Management model all by Pernambuco Educational policies Educational evaluation policies Integral education program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12644 |
Data do documento: | 21-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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